moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Farmacia Santa Maria Novella

A entrada! Uma instituição!

A entrada! Uma instituição!

The Farmacia Santa Maria Novella is one of those unique places one must absolutely go to when in Florence.  Opened to the public in 1612, it has a myriad of products from the famous pot-pourri, to soaps, colognes, jams and even products for cats and dogs. In their website, shipment around the world is offered.

————————————

A loja mais linda do mundo!  É assim que gosto de chamar a Farmácia de Santa Maria Novella.  Não vende remédio mas sim tônicos, pomadas, colônias, sabonetes, entre outras coisas, com o cheirinho mais inebriante possível!  A sua história começa em 1221 em um palácio secular no centro de Florença.  E quando vai-se à cidade, visitá-la, é um must! Ao abrir as portas, imediatamente sente-se o perfume do famoso pot-pourri e de sabões naturais.  A visão seguinte é a do chão de mármore branco e preto gasto com passos de monges, duques, príncipes e estrangeiros nos último 800 anos.  Começa aí a trilha que leva à sala principal, com seu balcão em madeira antiga, afrescos, bronzes e vitrines.

O chão de mármore antigo e a boiserie na entrada.

Entrada do que antigamente era uma capela e em 1600 se transformou na sala de vendas da Farmácia.

O lindo balcão de vendas na sala principal

Detalhe da estátua na sala principal.

O afresco nesta sala.

O empreendimento começou com produtos medicinais, pomadas e bálsamos feitos por freis dominicanos para uso deles mesmos em 1221.  Em 1612, a fama dos produtos naturais criados pelos religiosos já havia ultrapassado as paredes do monastério e a produção em questão passou finalmente a ser vendida ao público.  Entre os produtos mais famosos estão o pot-pourri de flores-do-campo ao redor de Florença (em saquinhos de tafetá de seda do Antico Setifício Fiorentino (hmmmm, boa ideia para outro post), ou em vasinhos de terracota), os sabonetes feitos à mão (os de leite, amêndoas, rosa e menta são os meus favoritos), a água de colônia, os extratos para perfumar ambientes, entre outros.

Os instrumentos e receitas usados inicialmente para a produção.

Estas peças antigas estão no museu dentro da loja.

Livro das receitas.

As embalagens antigas expostas.

Ainda hoje, os sabonetes são embalados a mão.

Sempre achei as caixas onde pode-se misturar os vários produtos disponíveis, inclusive velas perfumadas, o presente ideal para a pessoa que tem tudo, para anfitriãs, para a vovó ou a mamãe.

As embalagens para presente.

As caixas com os vários produtos, inclusive geléias.

Também existem produtos para gatos e cachorros!

Não sei se ainda oferecem este produto aqui…

Existem outras salas lindas dentro da loja:

Uma das salas internas. Nas vitrines são expostas as embalagens antigas.

A capelinha de 1300 no estilo de Giotto mostra aos pés das figuras a mancha das águas que em 1966 alagaram uma grande parte da cidade no que se chama “L’alluvione”.  Hoje esta capela é uma livraria.

O papel de parede desta sala também estragou com a enchente. Mas decidiram deixar deste jeito, seguindo o conceito pontualizado pelo arquiteto contemporâneo Rem Koolhaas na sua palestra.

Fiz um post sobre isto. Se quiser vê-lo, clique AQUI.

Detalhe do papel de parede.

O estema que os Medicis deram como presente em 1600 aos padres. O símbolo dos Medicis, são as 6 bolas.  As cerámicas de Monte Lupo são antigas e muito preciosas.

Os retratos no alto que circulam a sala, são dos administradores. Todos da família Stefani, hoje proprietária da Farmácia.

Tudo é produzido em Florença.  Hoje existem lojas em Roma, Milão, Veneza, Paris, Londres e até São Paulo na Rua da Consolação 3354 e no Shopping Iguatemi.  Através do site www.santamarianovella.com.br, também pode-se encomendar pela internet.  Eles entregam em todo o Brasil.

A loja dá na antiga corte interna do monastério que hoje é a sede dos Carabinieri, soldados.

Gostaram do tour? Eu sempre adoro quando venho aqui, e nunca saio de mãos vazias…

Exit mobile version