moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Expo em Londres: Savage Beauty Alexander McQueen

UnknownA delícia de viver é a bagagem que se acumula.  Faz 28 anos que trabalho na moda.  E 15 que acompanho desfiles.  Sempre ouvi minha mãe e avó darem entrevistas e contar a história da moda em primeira pessoa… Assistia a isto com orgulho e vontade… No sábado estava em Londres e fui visitar a retrospectiva do grande designer Alexander McQueen chamada Savage Beauty no Victoria & Albert Museum.  Foi uma emoção!  E foi o momento onde entendi o quanto eu também tenho vivido a história da moda.

O delicioso pátio do Victoria and Albert museum.

O grande Alexander McQueen! O seu logo carrega uma caveira e na abertura da expo o seu rosto se transforma em um…

Lee Alexander McQueen foi um grande designer inglês.  Nasceu em 69 e aos 15 anos abandonou a escola para trabalhar na Saville Row, rua onde existe a melhor alfaiataria sob medida provavelmente do mundo, desafiando suas origens onde seu padre era taxista.  Aos 23 anos vai estudar na prestigiosa, e ótima, Saint Martin’s School of Art.  É famoso o fato que a grande Isabella Blow (personalidade da moda inglesa) comprou toda a sua coleção de formatura. Logo após, em contemporânea ao desenvolvimento da sua marca, foi trabalhar para a Givenchy (do grupo LVMH) onde ganhou notoriedade.  Mas em 2001 o rival grupo Gucci o seduziu comprando a sua marca e dando o necessário impulso econômico para que esta crescesse.

Mas um artista nunca está tranquilo, e em 2010, após o suicídio de Isabella Blow no ano anterior, a morte de sua querida mãe, e sentindo a pressão do mundo sobre si, McQueen se matou deixando um enorme legado o qual vemos nesta incrível exposição.

Ele construía peças como ninguém!!  De materiais impossíveis!

O vestido leque…

Ele também chocava… muito!!

Ele tinha orgulho de suas origens escoceses.

Sua silhueta alongada mudou a estética da moda.  E seus shows eram espetáculos inesquecíveis de uma força que deixavam a marca na tua alma, e posso dizê-lo pois estava lá, e fui tocada!!…

Esta exposição em Londres (até o dia 2 de Agosto, 2015), mostra como desde a sua primeira coleção, McQueen já havia o seu estilo bem definido.  Passa-se de uma sala à próxima explorando cada coleção.

Peças da sua primeira coleção

É maravilhoso como se pode ver as peças bem de perto!  Desta forma se vê a maestria da construção!

No centro do percurso para-se em uma enorme sala com estantes e vídeos que mostram algumas das cenas e peças icônicas da marca.

Pude rever o desfile onde as modelos entravam e ficavam paradas em filas na passarela quadrada e só no final luzes sobre elas criavam uma tábua de xadrez onde à chamada elas se moviam como num jogo… me lembro como me arrepiei!!

Também cheguei perto de um vestido feito de flores de seda e me lembrei do desfile onde esta peça, junto com outras de flores de verdade que caiam ao chão enquanto as modelos andavam, distribuíam um perfume por toda a sala…

Em outra sala escura, revi o maravilhoso holograma de Kate Moss suspensa em uma pirâmide gigantesca que terminou mais um desfile incrível e emocionante…  Na época, ficamos todos silenciosos no choque da beleza deste filme…

E finalmente, o último desfile de McQueen, onde a colaboração de velha data com Nick Knight do ShowStudio possibilitou, pela primeira vez, a visão de um desfile live online em streaming.  Foi filmado por braços mecânicos que mais pareciam seres extraterrestres e acompanhavam as modelos que pareciam mutantes aquáticos… Uma cena que nunca esqueci.

A emoção destes momentos é indiscritível, e sem dúvida um privilégio que carrego como um enorme pacote lindo dentro da minha bagagem…

Thank you Mr. McQueen!

Como os bilhetes online já estão esgotados, ESTE artigo dá dicas de como conseguir ir ver a exposição.

Exit mobile version