moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Ensaio fotográfico e filosofando sobre blogs

Camila Coutinho do blog Garotas Estúpidas

Lalá Noleto do blog Style por Lalá Noleto

Junto com Camila (blog Garotas Estúpidas) e Lalá (blog Style por Lalá Noleto), filosofamos sobre o blog de cada uma e o futuro do fenômeno.  Fiz cinco perguntas e cada uma respondeu à sua maneira.

1) O que você mais gosta do teu blog?

Camila Coutinho disse adorar o jeito que no blog pode falar de moda com uma linguagem sem frescura aonde simplifica o papo.  É fácil ver como ela tem um olho experto e enorme seriedade pelo seu trabalho.  Dividir com seus leitores arremata o processo da pesquisa e da experiência em si.  Diz até que guarda lápis e papel na cabeceira da cama para anotar idéias de posts que lhe vem durante a noite.

Lalá acredita que através do seu trabalho no blog ajuda as pessoas e que ganham com o que ela é capaz de passar.  Jornalista de moda há anos, encontrou seu espaço e voz única com seu blog hospedado no site da Contigo.  Lalá é muito focada e séria sobre o seu trabalho, e como leonina, não brinca em serviço.

Eu gosto como para criar posts diários, tenho que olhar o mundo ao meu redor de forma focada para poder passar o conceito claramente. E de igual importância, ADORO o feedback dos leitores.

2) O que você menos gosta do teu blog?

Camila acha que a rapidez com a qual deve-se trazer informações, atrapalha o processo criativo de cada post.

Lalá acha que a falta de tempo entre um post e outro impede recarregar as forças para voltar com uma mente mais fresca e criativa.

Eu já acho que o compromisso cotidiano do post algumas vezes se transforma em uma escravidão.  Mesmo que AMO fazer o blog, quase só pense nele e em seus posts (até mentalizo as frases a escrever na minha cabeça), tem dias que gostaria ficar de molho e que o post se materializasse sozinho…  Na verdade, acho que gostaria de mais horas no dia…

3) Como o blog mudou a tua vida?

Camila e Lalá concordam que viraram menos consumistas.  Antes de comprar algo  fazem uma pesquisa muito maior, são mais exigentes e conscientes do que querem e de onde gastar o seu dinheiro.  Adicionam que o blog também faz com que acreditem no seu potencial e na sua idéia.  Sem negar que devem fazer dele algo de rentável e útil.  No meu caso, o blog virou uma deliciosa obsessão.  Grande parte do dia passo estudando, pensando, postando, fotografando, respondendo e editando o blog.

4) O que você quer passar ao leitor?

Camila gosta de passar algo de fresco, divertido simples de ler.  Fica feliz se seu leitor sente como se estivesse no recreio enquanto lê e aprende algo de útil.  Como se estivesse entre amigos.  Vê o blog como o seu bauzinho e arquivo que contém tudo o que pensa.

Lalá fica feliz quando é capaz de inserir qualquer pessoa no universo feminino.  Explicá-lo até para quem deste é distante.

Eu gosto quando consigo passar o que está dentro da minha cabeça…que não é tarefa fácil, acreditem!!!!

5)  Na tua opinião, qual o futuro do fenômeno blog?

Camila tem certeza que as portas estão abertas para esse tipo de comunicação.  Agregado a outros meios de comunicação, como twitter, pode-se trabalhar refinando conteúdo para comunicar do que está-se falando.  Tudo sem perder o ar descontraído.

Lalá afirma que a “cultura” do blog no Brasil está só no início.  A cada dia vão aprender mais.  E joga uma bomba na discussão dizendo que não acredita que este fenômeno eliminará revistas.  Esta vai ter que aprender uma nova linguagem para se manter.  Vai ter que refinar o conteúdo, “ser mais cabeça.”

Eu acredito que o blog é, primeiro, incensurável, ou seja não tem um editor ou publicidade que possa ditar o conteúdo ou a opinião do blogueiro.  Mesmo quando vendem-se banners, é difícil que o post não seja sincero.  Blogs não são caros de produzir e pode-se viver sem a publicidade.  Uma liberdade invejável.  Segundo, a informação é imediata.  Pensou, escreveu, postou.  Terceiro, é universal!  Só o meu pequeno blog tem 15% de leitores fora do Brasil…de Angola ao Japão!  Talvez sejam brasileiros no exterior…mas lá estão, e é lá que vão distribuir as minhas idéias.

Não tenho nenhuma dúvida que o blog está aqui para ficar.  Ele passa a informação mais diretamente.  O consumidor acredita na opinião de um blogger que respeita mais do que em uma publicidade.  Porém o conteúdo tem a responsabilidade de ser válido, original, sério e de qualidade.  Mais próximo chega a este objetivo, maior a chance de sucesso e sobrevivência.

Obrigada Camila e Lalá pela sua perspicácia!

E depois dizem que blog não é coisa séria… Estas são mulheres de 23, 27 e 47 (quem será?) anos.  Duas tão jovens e uma quase velha demais para entender este mundo da nova mídia.  Ao meu ver, é uma nova fronteira…sem regras, objetivos ou impedimentos.  Uma aventura maravilhosa!  Querem nos acompanhar nela?

!!!!!Todas as fotos são do nosso private paparazzi, Roberto Leone!!!!!

Exit mobile version