moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Costumes de Natal na Itália!

12356340_1090533850986726_334593881_n

Olá pessoal!!! Como vão por aí?  Super correndo?!  Quase certamente…

Não entendo bem o por quê, mas tem muito mais para fazer agora no finzinho do ano… Porém mesmo com toda a correria fazendo malas, fechando a contabilidade, comprando os ingredientes para a ceia (vocês viram o post de Luciana de Oliveira sobre ceia light e fácil AQUI?) e a loucura de “ter” que comprar um presente, eu adoro essa época do ano!!  Acho porque vem repleta de esperança e renascer… no meu caso inclusive o meu aniversário… dia 4 de Janeiro (anotandooooo!!….)!!

Amo também por causa das tradições… são tantas!  E para pessoas estranhas como eu que já viveram em várias culturas diferentes, as tradições vão se sobrepondo criando um mix único!! Rsssss!!!  Mas vira nosso o Natal, do nosso jeitinho!! <3 Não é mesmo?!!…

O outro dia falando com nossa amiga aqui do Salotto, a Ana Abate que está morando aqui em Florença por 6 meses, comecei a contar o que é de tradição, pelo menos por o que eu sei, aqui na Itália no Natal.  Ela riu e ficou surpresa com algumas coisas.  Disse que seria simpático compartilhar aqui no blog essas tradições italianas do Natal.  Outros leitores como a Dany Cilento concordaram… então, vamos lá!

As luzes das decorações nas ruas se acendem ao redor do dia 1 de dezembro e ficam até dia 6 de Janeiro.  As liquidações (pode-se dizer que faz parte das tradições?  rssss) começam dia 2 de Janeiro!!

Decorações nas ruas de Florença este ano…

A loja Rinascente na Piazza della Repubblica. Um show!

A árvore na praça do Duomo de Florença.

Por o que eu sei, na Itália só se dava presentes dia 6 de Janeiro, dia dos reis magos, como o menino Jesus.  Com a comercialização do Natal houve a mudança para o dia 25 de dezembro.  Quem é super tradicional decora a árvore só no dia 24.  Ela fica até dia 6 de Janeiro, justamente por causa do dia dos rei magos.  Sempre se faz um presépio na Itália.  Os mais lindos, dizem, estão em Nápoles.

“Nós” decoramos dia 1 de Dezembro. Esta foto é do outro ano, já que esse ano a Allegra estava na universidade em Nova Iorque.

Digo nós em aspas pois o Cosimo só coloca a ponta da árvore. Aqui a Allegra e Gioia (namorada do Cosimo) o enfeitam de árvore de Natal.

Eu gosto de árvore kitch com luzes coloridas e decorações de todos os tipos!

O nosso presépio.

Sempre para os mais tradicionais, dia 24 a noite se faz a ceia, a meia noite vai-se à missa e a seguir se volta a casa para abrir os presentes.

Na ceia serve-se tortellini in brodo di capone (caldo de capão (galo castrado) com tortellini) para iniciar.  Depois come-se a carne usada para o caldo com mostarda di Cremona e/ou molho verde.  Alguma verdura acompanha.  De sobremesa Panetone ou Pandoro.  Quem é bem guloso pode colocar entre estratos de pandoro sorvete ou chantilly!!! Hmmmmm…. Tudo com vinho ou Prosecco!!  Lógico.   A Ana ficou surpresa pois disse que no Brasil é muito mais farto… entendo… Mas na verdade não precisa ser muito mais que isto, não é? (Ah, não deixem de ver este post da nossa nutricionista, Jaqueline Muller, para compensar o famoso pé na jaca desta época de férias AQUI.)

Nossa mesa de Natal

Tortellini in brodo.

O capone do caldo com verdura, batata e molho verde.

Dois anos atrás, já fizemos o que espero faremos este ano (vejam o post de dois anos atrás AQUI).  Meus filhos, minha mãe e eu almoçamos em casa dia 25.  Quem faz as compras, acorda e cozinha são os pirralhos (22 e 19 anos).  Sentamos e comemos juntos e daí abrimos alguns poucos e bons presentes e daí capotamos de sono com as barrigas cheias.  Tudo isto com o som de músicas natalícias!

As “crianças” acordaram cedo para cozinhar o almoço.

O anti-climax pós festa

Este ano quero ver se conseguimos ir ao cinema assistir a Star Wars em língua original!!  Assim o anticlimax do Natal vai ficar mais animado!!

E vocês, o que fazem?

Exit mobile version