moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Como reformar um casaco de pele.

If you have been with us in this blog for a while, you might know that last august my dear grandmother, Dona Gabriella, an important person in the fashion history of Brasil, left us.  Amongst the beautiful things she left me was a fur coat.  I never thought I would have one…but this was special.  As soon as I put it on, I realized something was wrong…the lining was literally falling to pieces…

I found a wonderful seamstress near where I live, Sara at Corte Montecchi Sartoria (+390553884875   Piazza Acciaioli 7/r, Galluzzo, Firenze).  She explained to me that the warp of the fabric, which is usually made from a thinner thread than the weft, had deteriorated.  Well I knew I had to have it redone without changing its design. The process and result, I believe, is beautiful!

——————-

Se você acompanha este blog há um tempinho, sabe que em agosto, minha querida e grande avó, Dona Gabriella (aqui o texto maravilhoso que minha irmã escreveu sobre ela), personagem importante na moda nacional, nos deixou.  Entre as lindas coisas que me deixou, estava um casaco de pele (neste post vê-se o casaco antes da reforma (eu o usava mas o forro estava cada vez mais em pandarecos!)) .  Nunca pensei que teria um, mas este é especial.  Assim que o coloquei, entendi que algo estava errado…o forro estava literalmente caindo aos pedaços…

Encontrei uma ótima costureira aqui perto de onde moro, Sara da Corte Montecchi Sartoria.  Ela me explicou que o ordume do tecido, que em geral é feito de um fio mais fino do que a trama, tinha deteriorado.  Sabia que o casaco precisava de uma reforminha, sem mudar a modelagem.  Acompanhem-me através do processo e do resultado, que acredito, ficou lindo!!

PS: A Mamisa encontrou um lugar muito bom onde reformar casacos de pele em São Paulo.  É Luiz Mori Atelier de Peles , tel 11- 3257-0248.

Só a fachada...dentro em pandarecos...

Querem ver só?…

Usei até chegar a este ponto!!!! Nada como uma grande cara de páu!

Só a trama ainda segurava o tudo...mesmo que havia perdido a cor...

O ordume gasto...

As iniciais da Nonna Gabriella Pallavicini Pascolato aguentaram.

No detalhe...Foi minha mãe quem comprou esta pele para a vovó nos Estados Unidos, mas o forro foi feito em São Paulo.

Embutido no forro, dois saquinhos de pimenta para afastar o que aqui chama-se tarme e o tradutor está me dando mariposas, pode ser?

Escolhi um cetim de seda que desse um pouco de contraste e combinasse com a cor da pele e dos botões originais incríveis. Queria, porém, que quando andasse, o casaco se abrisse, e a cor chamasse um pouco de atenção. Também escolhi uma cor, ton-sur-ton, para as novas cifras.

O modelo do casaco e seus botões, são um poquito retrô, mas acho que com um cinto ou foulard na cintura, ainda é um lindo modelo.  As mangas são 3/4.

Também fiz lavar a pele, e ficou novinha, mais macia e lindíssima!!

Ta-daaaa!!!

O forro, obviamente sem elastano, precisa ser um pouco “abundante”, note a dobra na bainha, para dar espaço aos movimentos.

Achei que as cifras ficaram lindas e que a Vovó aprovaria...

Pedi para colocar um bolso embutido aonde levar o celular e batom para quando sair sem bolsa...o que às vezes adoro fazer!

Adicionei um cinto Texano para quebrar o retrô. Hoje estava um dia esplendido de sol...primeiras sensações de primavera.

O contraste, discreto, do forro...

Para quem pediu, a versão encaracolada do cabelo. Então, gostaram?...

Exit mobile version