moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Como organizar o teu closet!

closet

Com Cintia em um dos encontros em São Paulo

Para organizar um closet a fundo, é bom ter a ajuda de um profissional.   Mas existem algumas diquinhas que podem ser a maior mão na roda!   Para isso pedi à Cintia Covre, que trabalha com isto há 7 anos, que compartilhasse algumas conosco.

Aqui vai:

Olá Salotto!!  Consuelo me pediu para compartilhar alguns truques que aprendi nos anos, então vamos lá!

Gostar de comprar roupas, sapatos e bolsas todas nós gostamos, certo?  O único problema que encontramos nesse processo é o de encontrar espaço para guardar tudo o que chega, não é verdade?  Se você está passando por esse dilema, você precisa encontrar mais espaço no seu armário, ou seja, você precisa ORGANIZAR!

Não é difícil! Para pessoas que não são profissionais do segmento o mais importante é fazer tudo com calma, tirar um dia para dedicar-se a este trabalho, porque senão, o ambiente pode ficar mais bagunçado do que já está!

Levando em conta essa premissa, vamos a algumas dicas importantes:

  1. Realizar a separação de peças por tipo para depois passarmos para o descarte. Por que é importante separarmos primeiro? Porque assim você já vai visualizar e ver que não pode descartar as camisas porque tem pouca quantidade e usa todas, mas que as camisetas estão todas lá dobradas há séculos, sem uso! São lindas, mas não são usadas. Nesta etapa, você vai decidir o que permanece, o que pode ser doado e o que pode ser vendido, por exemplo.
  2. A segunda fase seria então o descarte, já explicado acima.
  3. Você tem os cabides certos? Porque o cabide certo é aquele que melhor se adequa ao seu closet e isso não tem nada a ver com a beleza da padronização. Claro, que ter o armário todo arrumado com os cabides do mesmo tipo fica mais bonito, porém a praticidade vai muito além disso. Dê uma olhada e veja se o seu cabideiro está lotado, as peças todas esmagadas umas às outras e se os seus cabides são muito grossos, como os de madeira, por exemplo. Se for isso, você pode melhorar e, muito, a funcionalidade do seu “vestir” trocando os cabides por modelos de veludo ou acrílico, que são mais finos e bem resistentes (abaixo dicas de onde encontrar estes cabides).
  4. Vamos agora separar as peças que podem ficar penduradas e as que podem ficar dobradas. Se falta cabideiro para todas as blusas que você quer pendurar, você pode dobrar boa parte das calças e mantê-las em prateleiras, certo? É uma opção.
  5. Para as blusas, você deve dobrá-las do mesmo tamanho, com um molde, que é bem simples de fazer com um pedaço de papelão ou mesmo uma revista e organizá-las nas gavetas ou prateleiras. Se você já “pegou gosto” pela organização, pode aprimorar tudo organizando por cor! Bacana, não é mesmo?
  6. Uma outra dica para a organização das regatas e segunda pele (aquelas blusinhas mais finas, que usamos por baixo, como uma combinação) é pendurá-las em ganchos. Aliás, eles também são ótimos para pendurarmos lenços, cintos e até bonés.
  7. Para as peças íntimas, nada como os organizadores! Eles facilitam a organização e vão manter tudo arrumado PARA SEMPRE! Pode acreditar, investir em organizadores de lingerie sempre é um ótimo negócio. Fica tudo muito mais bonito e funcional.  (abaixo onde encontrá-los)
  8. Chegamos nos sapatos. Geralmente, a situação que eu encontro é sempre a mesma. Mais sapatos do que espaço disponível. Então, depois de um descarte consciente (porque não adianta ocupar o lugar de um novo par com um Louboutin que você usou uma única vez e que te machuca os pés), existem diferentes técnicas para fazermos caber mais pares sem danificá-los. Colocar um pé à frente do outro, juntar as sapatilhas solado com solado, criar mais espaços em prateleiras muito altas, caixas para os sapatos de festas (usados esporadicamente), enfim… nessa hora a experiência profissional faz diferença, mas você já pode conseguir muito sucesso, sozinha!
  9. Roupas de ginástica, muito leves e pouco dobráveis, devem ser organizadas em rolos e em gavetas onde a mesma seja toda preenchida, não sobrando espaço onde elas possam desenrolar. Eu tenho usado muito os organizadores de sutiã para guardar as calças, assim elas não desdobram e fica bem fácil para guardar.
  10. Na organização das bolsas, o ideal é que elas fiquem uma ao lado da outra, com enchimento, caso a sua fôrma necessite. Quando a gente compra a bolsa, ela já vem com aqueles papelões amassados, que a gente logo joga fora, certo? Então, não jogue. Pegue um saquinho de TNT, aquele que vem junto com o sapato e encha com o papelão e retorne para a bolsa, dando um molde. Além do papelão, a dica é que você pode encher o saquinho de TNT com plástico bolha, sacolas plásticas de mercado e também com o forro de alguns travesseiros antigos (melhor maneira). Assim, você recicla o material e tem um forro bem bacana, simples e barato. Lembrando que você também pode comprar os forros para bolsas, já prontos, em lojas especializadas em organização.
  11. Lembre-se que os casacos de inverno podem trocar de lugar com as camisetas nessa estação! Geralmente, eles ficam nas partes mais altas do armário durante o verão, mas agora no inverno, eles devem ficar mais acessíveis!
  12. Outra dica muito importante é sempre tentar fazer com que as peças fiquem visíveis. O que a gente não vê, a gente esquece que possui e não utiliza!

E, aonde você encontra facilmente os produtos?

Nas lojas especializadas em produtos de organização, como a Casa & Loja e Equipaloja (Organizadores|cabides|caixas|forros para bolsas|sacos em TNT), Leroy Merlin e Multicoisas (Organizadores|antimofo|produtos para a casa), para citar as minhas favoritas. (Clique no nome para ir ao site)

Além de organizado, como manter tudo limpo?

Então, a limpeza é parceira da organização e o armário precisa estar limpo corretamente para manter as roupas sem cheiro e bolor. Por isso, ter um antimofo e limpar os armários com um pano úmido e sabão de coco líquido faz toda a diferença. Ele não é abrasivo à madeira, MDF e conserva melhor. 

Agora no inverno, como limpar os casacos de couro?

O couro precisa ser hidratado. Você pode limpar primeiro com um pano úmido e um pouquinho de vinagre branco e depois passar também um pouco de creme NIVEA. Eu faço isso há anos porque além de limpar, o couro fica hidratado.

Como escolher e comprar os cabides?

Eu aconselho comprar sempre modelos finos e reaproveitar os grossos já existentes para os casacos, que geralmente ficam em outro espaço do armário e isso não vai interferir na estética. A dica mais importante para a compra de cabides é a de NUNCA comprar no varejo! Lojas como Casa & Loja e Equipaloja vendem os cabides por preço de atacado, o que torna a troca mais viável economicamente.

Como comprar os organizadores?

Para comprar os organizadores de roupa íntima, que geralmente ficam nas gavetas, é importante medir a largura, comprimento e altura da gaveta. Existem muitos modelos de organizadores, as chamadas colmeias, no mercado. Geralmente eles cabem em todas as gavetas em todas as medidas, menos na altura. Além disso, é preciso ver com cuidado o tamanho das divisões. Dependendo do modelo, você consegue guardar meias e sutiãs dobrados ao meio e em outros modelos só calcinhas menores, que são mais maleáveis.

Por isso a organização não foca na beleza e sim na funcionalidade! Com tudo arrumado, seu closet/ armário não tem como ficar feio! O importante é você conseguir acesso fácil e conseguir manter tudo no lugar!

Boa sorte!

Um beijo!

Cintia Covre
Otimiza Design Organização de Ambientes
Serviços de Personal Organizer

 

Exit mobile version