moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Como comer o tartufo…

When in Canale, we asked the owners at Bono where we could eat well, the answer was Leon d’Oro. We stuffed ourselves with a wonderful traditional tartufo meal comme il faut!!

——————

Quando estávamos em Canale, pedimos aos proprietários do Bono onde comer bem e ela indicou o Leon d’Oro. Nos entupimos de um pasto tradicional com tartufo comme il faut!!

O ambiente é elegante mas aconchegante.

Logo na entrada, uma foto que retrata a importância de encontrar um tartufo enorme!!

Uma bandeja destas consegue perfumar o ambiente todo! Eles ficam sob uma tampa de vidro.

A simpaticíssima Senhora Vittoria, elegantíssima, traz a bandeja com tartufos para escolhermos.  Este tartufo vira teu. Ela dá atenção pessoal a cada cliente.

O melhor tartufo é o branco, especialmente o da zona de Alba e arredores. Estes são todos brancos mas ainda um pouco sujos de terra.  Uma vez escolhido, vão lavados com água morna e uma escova de dente bem macia, daí enxugados muito, muito bem. O preço do tartufo varia de acordo com o peso.

É importante levar o tartufo próximo ao nariz e sentir se é bem perfumado. O cheiro é intangível. Um pouco como cheiro de gás.

Pronto para o uso…

Ele fica na mesa para usarmos como quisermos. Este é o ralador para tartufi. Ele pode ser calibrado para as fatias serem mais ou menos grossas. Em geral devem ser bem finas, mas não transparentes. Este pedaço temperou três pratos diferentes para cada um de nós dois.

Com tartufi pode se beber vinho branco ou tinto. Nós escolhemos um Arneis da zona, produzido pelo prefeito da cidade!!

A coisa com o tartufo é que como o seu sabor é super delicado, tem que ser acompanhado por alimentos igualmente delicados. Não adianta dar uma mordida no tartufo que você não vai sentir gosto de nada. É o perfume intangível que é sensacional e que te conquista! Para saborear corretamente, ele tem que ser combinado, cru, com certos pratos que exaltam as sua característica. Um deles é a carne crua cortada na faca e temperada só com sal e azeite. Maravilhosa!!

Outro dos meus favoritos é a fonduta. Um creme de queijo fontina, leite e ovos, servido quente.  Outros “musts” do tartufo são o ovo frito, o taglierini fresco de ovo na manteiga e o risotto mantecato.

Saímos de barriga cheia e super felizes!!

O ano passado fomos jantar AQUI.

Exit mobile version