moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Canções italianas que mais gosto, ontem e hoje!!

canções italianas

Olá!!!  Me pediram para fazer um Jam Session com minhas canções italianas favoritas.  Achei uma ótima idéia!  Especialmente hoje que é feriado!

Vou colocar só uma canção de cada artista para não ficar muito longo o post.  Porém, vale a pena explorar no YouTube mais obras daqueles que vocês mais gostarem.

Então aqui vai!

Lembro quando uma manhã cheguei no escritório onde trabalhei os primeiros anos da minha vida italiana e disse “Descobri um cantor italiano fantástico ontem!!”  Ao qual todos responderam: “Qual?!” , “Batisti!”  Eles choraram de rir!!  Por que?  Ele é um dos maiores artistas da Itália!  Suas músicas, que ele compõem e canta, são cults aqui!   Daí o absurdo que eu não o conhecesse ainda!… Ele foi enorme nos anos 60 e 70, mas até hoje é adorado, inclusive pelos meus filhos!  Aqui está a sua Mi Retorna in Mente.

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Mina, uma das grandes cantoras da era moderna, iluminou a cena italiana por décadas.  Seu delineador forte é seu trademark.  Tem 77 anos e a vemos pouco ela hoje, mas o jeito que ela põe a alma em todas as suas canções, é fantástico.  Se não bastasse, ela tem um alcance vocal de 3 oitavas!  Acho ela fabulosa.  Aqui vai a sua grandíssima Grande, Grande, Grande de Alberto Testa and Tony Renis com as letras!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Claudio Baglioni, além de ser um gato, segura uma nota como poucos!  Seu repertório de canções é deslumbrante.  Escutem só esta, Amore Bello

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Quando conheci o pai dos meus filhos em Nova Iorque, nas suas idas e vindas da Itália, pedi para que ele trouxesse o disco (oops, sim, de vinyl, era a época) de música italiana mais bacana do momento.  Ele me voltou com Zucchero.  Nossa!!!  Era fantástico!  Aquela voz rouca forte!!  Fantástica!  Aqui Senza Una Donna

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Rafaela Carrá é um mito, não tanto porque canta bem, mas por ter marcado uma geração.  As décadas passaram e ela sempre dançou com garra, sobre saltos, sem perder a linha e nem sua franja super loura!  Ela também foi uma apresentadora importante da cultura moderna italiana. Acho ela uma heroína!  Olhem só ela na sua famosíssima Tanti Auguri, dança repete há décadas, onde desce, sobe e se joga com quase 60 anos!  Se eu fizesse isso ficava lá embaixo e nunca mais me veriam!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Pino Danieli é sem dúvida o meu favorito absoluto!!  Este napolitano que cantava tanto em dialeto quanto italiano, conquistou meu coração desde o início.  Ele já se foi, de repente, mas estará comigo para sempre!!  Escutem o seu Quando.  (Por favor explorem mais este artista fabuloso!)

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Como é o meu favorito, tenho que colocar mais uma canção… Se Tu Fosse Qui

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Jovanotti é Toscano, tem um lisp (a tradução diz ciciar, diz mal a esse) e suas canções são lindas… românticas, sempre uma poesia.  Ele tem 50 anos e suas músicas são do período que eu já morava na Itália.   Uma das minhas favoritas que sempre me comove é a declaração de amor Per Te!!!! <3

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Alex Britti outro gatinho e feríssima na guitarra, considerado um dos grandes guitarristas da nossa época tem 48 anos.   Está também entre os meus favoritos.  Alex ficou famoso em 98 com Solo Una Volta e ganhou os jovens de Sanremo em 99 com Oggi Sono Io.  Ah, vale explicar.  Sanremo é o festival de música italiana, parecido com o nosso brasileiro que existiu de 65 a 85!!   Começou em 1951 e acontece todos os anos em Fevereiro na cidade de Sanremo.  Aqui também vou colocar duas canções, pois vale a pena!

Solo Una Volta

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Oggi Sono Io

Se não abrir, por favor clique AQUI.

AHHH!!!! Olhem o que encontreiiiii!! Mina que canta Britti!!  Assim dá para entender como a Mina é grande e Alex é um ótimo compositor!!  Veja como ela transforma esta linda canção e a faz sua!   Para mim, isto é uma das qualidades de uma grande interprete.  Vejo Mina um pouco como a nossa Elis Regina!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Giorgia é dona de uma voz excepcional!  Nem sempre concordo com a escolha do seu repertório.  Acho que não leva ao máximo a sua voz e personalidade… Mas a canção com a qual ganhou fama em 1994, a 23 anos sempre no festival de Sanremo, vale a menção!  Era E Poi e ficou em 7 lugar.   Naquele ano ganhou Bocelli (foi quando ficou famoso também) que a mencionou no discurso da vitória.  Mas a minha favorita é Come Saprei com a qual ela ganhou 1 lugar em 95.

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Malika Ayane já é da geração de meus filhos.  Me apaixonei por ela em Sanremo de 2010 com esta linda canção Ricomincio da Qui, uma mensagem forte de esperança onde diz que recomeça daqui sem olhar pra trás!  Explorem o seu repertório que é lindíssimo!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Escutem também La Prima Cosa Bella

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Arisa é sui generis.  Mulher inteligente de muito estilo com uma voz excepcional.  Parece que encontrou um lugar onde se sente melhor consigo mesmo nos últimos anos… no caminho nos deu ótimas canções!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Foi muito, muito divertido descobrir e viver esta parte importante da cultura italiana!  Qual foi a tua favorita?  E se você tem outros a adicionar, coloque abaixo nos comentários!  Assim este post vira uma referência!

Ah!!  E queria dizer que se vocês usam Spotify, eu tenho uma playlist lá com várias das minhas canções favoritas.  É bem eclética!  Se chama: Consuelo Blocker  Rssss!


Em tempo:

E hoje a noite tem Met Gala!!  É em homenagem à abertura da retrospectiva de Rei Kawakubo da Comme des Garçons.  Promete ser fantástica!  E estou louca para ver como estarão vestidos os convidados.  O tema da exposição deve inspirar o traje deles.  As pessoas mais elegantes do mundo estarão lá!  Cobrirei tudo no meu Insta Stories amanhã de manhã!

Exit mobile version