moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Café da manhã na Itália

Breakfast in Italy is a ritual.  Although Kellogg’s persistence convinced some Italians that it is healthier to stay at home and have a bowl of cereals, the die-hards maintain the wonderful tradition of going to the bar and sipping the coffee of choice, standing, while getting the first news of the day with a smile and a whiff of the black gold…

————————–

O café da manhã na Itália é um ritual.  Apesar da persistência da Kellogg’s conseguir convencer alguns poucos que é mais sadio comer cereais pela manhã em casa, a maioria dos italianos ainda toma café ao bar.  Uma deliciosa tradição onde compartilha-se as primeiras notícias do dia sorridentes com os habitués, acompanhados do perfume do grão moído na hora!

Religiosamente se está de pé, numa mão o café preferido (assistam o filminho do minuto 3:38 para entender) e na outra um “dolce” (brioche, ou docinho da vez) ou “salato” (sanduichinho).  Foi aqui que aprendi algo que me foi proibido toda a infância…”inzuppare” (enfiar) a brioche dentro do cappuccino!!! Um pecado que vale cada graminha de deselegância pelo deleite da combinação de textura e paladar!! Rsssss!!

Mas os heróis verdadeiros são os “baristas” que conseguem, com uma dança hábil e ultra veloz, produzir um café atrás do outro perfeito, lindo, delicioso e de formas e composições infinitas!!! Vide o vídeo!!

O café da manhã na Itália se faz ao bar, de pé e bem acompanhado!!

Os fantásticos e simpáticos baristas, conseguem servir cafés, um atrás do outro, de mil formas a uma velocidade incrível!!

O grão é moído na hora!...

E quando tem um segundinho a mais, criam obras primas!!

O cappuccino de manhã é acompanhado pela brioche (um croissant doce) ou um sanduichinho (ver a primeira foto do post).

Cada um tem a sua preferência!...

O do rapaz se chama-se "marocchino" (no copo, com tanto leite e espuma), o da frente é café com casca de limão.

A senhora quis um cappuccino descafeinado

Como acharam graça de mim que estava tirando as fotos, posaram e...

... me ofereceram esta delícia!! Os queridos do Caffé Pasticceria Serafini-Via Gioberti, 168/r. T 055 2476214

Este vídeo eu acho engraçadíssimo e bem próximo à realidade daqui na Itália.  Do minuto 3:38, ilustra-se como os italianos pedem café nos bares!  É exatamente assim!!!

 

Exit mobile version