moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes

Nosso colaborador, Cassiano Soares Lopes, já viveu em Amsterdã.  Este ano ele voltou e nos conta os seus spots de insider!  Inclusive a cena gay! 

amsterdã

I amsterdam em frente ao Rijksmuseum

Expressei em outro post a paixão que tenho pela Holanda, onde morei em 2003 e passei férias em 2016. A capital Amsterdã, destino gay friendly famoso na Europa, foi considerada a capital gay no século XX. A liberdade e respeito à diversidade LGBT, o mix cultural, os canais e arquitetura, as luzes, a ferveção da noite com variedade de bares, cafés, boates, restaurantes e coffee shops (para quem curte um fuminho) atraem milhares de turistas. É a oitava vez que visito o país, pois uma das minhas melhores amigas vive lá, assim como outros grandes amigos. Adoro reencontra-los em Petit-comités que são espetaculares.

Selfie em um dos vários canais da cidade

Concordo com a Danuza Leão quando diz em seu livro É tudo tão simples que a experiência de visitar suas cidades preferidas mais de uma vez em diferentes fases da vida é ótima. O motivo? Você se sente em casa e as novidades tornam o retorno super válido. Esses 20 dias em Amsterdã valeram muito e pedi permissão à Consuelo para dividir com vocês algumas dicas desse lugar encantador.

Um pouquinho de história

Para quem não conhece, a Holanda é uma nação localizada na Europa ocidental, que faz fronteira com a Bélgica (sul) e Alemanha (leste). A capital é Amsterdã e a sede do governo, em Haia. É conhecida por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijos, pintores célebres, bicicletas, valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social e política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. Rica em qualidade de vida possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo. A moeda é o euro e o idioma oficial o holandês, mas quase todos falam inglês. O monarca é o chefe de Estado e o cargo é ocupado pelo rei WillemAlexander Claus George Ferdinand.

As princesas Alexia, Ariane e Catharina-Amalia, o rei Willem-Alexander e a rainha Maxima que é lindíssima!

Quando viajar

Sugiro as épocas de abril/maio e setembro/outubro – baixa temporada com clima agradável e preço acessível de passagens. O clima é delicioso ao fim de julho/começo de agosto (verão), calor que pede roupas confortáveis, gente na rua e ferveção garantida com dias longos – o sol pode ir embora tranquilamente depois das 21h. Viajo geralmente entre julho e setembro, período das minhas férias. Opto pelo voo direto da KLM (Guarulhos x Schipol) com aproximadamente 11h30 de duração (há itinerários para todos os gostos e bolsos).

Chegay! Minha amiga-irmã Luciana e seu namorado Timo estavam me esperando (olha a cara de lua cheia!)

Onde ficar

Geralmente fico hospedo em casa de amigos, mas a cidade oferece opções de hotéis, hostels, bed & breakfast, apartamentos e casas-barco para alugar. Gosto da região do Bloemen Market (Mercado das Flores), Jordan, 9 Straatjes e Vondel Park.

Eu entre minhas bffs Carolina (host nº 1) e Djanira

Pausa para um descanso com minha bff Anna John e host nº 2

Getting around

Alugar bicicletas é uma boa para quem gosta de pedalar. Entretanto, aconselho andar a pé, se perder pelas ruelas e descobrir restaurantes, lojas, arquitetura e muita história. Os trams (bondes elétricos) estão por toda a cidade, assim como ônibus, taxis e tuc-tucs. Assim que desembarcar no aeroporto, sugiro comprar um cartão de transporte (recarregável a medida que os créditos sejam usados). Custa em média 20 euros e pode ser usado em ônibus, trens e trams (algumas viagens de trem precisam de um ticket especial). Uma mão na roda para quem decidir turistar pelo país, pois além da praticidade, é econômico. O ponto de entrada e partida na capital é a Centraal Station (também ponto de encontro). Os mapas de identificação são autoexplicativos e se precisar de ajuda basta ir a um dos guichês de informação. A estação é linda e conta com lojas de conveniência, floricultura, cafés e quiosques take away. É um frenesi!

Fietsparkeren = estacionamento de bicicletas

Centraal Station

Datas animadas

Recomendo 02 grandes eventos, King’s Day e Gay Pride. No King’s Day (Dia do Rei), 27 de abril, os holandeses se vestem com a cor laranja e celebram a família real. Certamente, é uma das maiores festas de rua do país em que a comemoração, regada à comida, bebida e música, une tribos e gerações. Os canais lotam com barcos que vão e vem, no mesmo ritmo do mar de gente em terra firme. O Gay Pride (Orgulho Gay) acontece nos últimos/primeiros dias de julho/agosto, com direito a desfile de barcos no canal Prinsengracht durante o dia e party time à noite. Todo ano o tema é diferente e ligado a alguma questão LGBT.

Dia do Rei é dia de vestir laranja

Colorido dos barcos no Gay Pride

Cultura & Lazer (passeios e museus)

Listei a seguir quais passeios acho legal serem feitos, porém, no site www.iamsterdam.com há diversos destinos.

Canal Cruising – passeio de barco pelos canais da cidade. Recomendo passeios noturnos com jantar e drinks inclusos. É lindo e romântico. Mas de dia também é massa alugar um barco com piloto ou ter algum amigo com autorização para pilotar + bebida + petiscos e se aventurar pela tarde.

Barcos “estacionados” em um dos inúmeros canais

Caminhar sem pressa – escolha um ponto de partida qualquer e explore a vizinhança com um mapa na mão (ou não). Qualquer bairro é maravilhoso e reserva surpresas inesquecíveis. Se perdeu? Pega um tram ou ônibus e volta até o ponto de partida – Centraal Station – ou um ponto central de referência – Dam Square, Bloemen Market (Mercado das Flores), Leidseplein ou Rembrandtplein. A partir desses pontos você se acha!

A luz é linda tanto de dia quanto à noite

Rijskmuseum – museu completo com uma coleção imensa que requer pelo mínimo 02 horas de passeio. Os famosos quadros The Nightwatch (Rembrandt) e De Melkmeid – A Leiteira (Vermeer) estão expostos lá – Museumstraat 1 +31 900 0745 www.rijksmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Rijksmuseum

Moco Museum – é menor e oferece ao público exibições de arte moderna e contemporânea, como a exposição do artista de rua britânico Bansky – Honthorststraat 20 +31 20 370 1997 www.mocomuseum.com Tram nº 5, parada Museumplein.

Exposição do Banski no Moco

Estava tendo uma exposição do Warhol também – Liz Taylor by Andy Warhol

Van Gogh Museum – é bárbaro e tem o maior acervo do mundo das obras do pintor. A fila é imensa e recomendo comprar o ticket on-line, a não ser que queira esperar e fazer amigos enquanto espera (faço isso) – Museumplein 6 +31 20 570 5200 www.vangoghmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

A arquitetura do museu é linda

Stedelijk Museum – também contempla a arte e design modernos e contemporâneos e conta com um restaurante delicioso – Museumplein 10 +31 20 573 2911 www.stedelijk.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Casa da Anne Frank – a história de vida dessa menina é triste e inspiradora. É emocionante visitar a casa em que ela ficou escondida durante a perseguição dos alemães aos judeus na segunda guerra mundial. O ambiente gera sensações e nos transporta àquela época terrível. Prepare-se para fortes emoções se tiver um coração derretido como o meu – Prinsengracht 263 – 267 www.annefrank.org pertinho da Centraal Station, atrás do Shopping Magna Plaza.

A linda Anne Frank

Rembrandthuis – a casa onde morou Rembrandt virou museu. A técnica que ele usou para obter as cores de suas obras é mostrada ao público por estudantes de arte (bem interessante) – Jodenbreestraat 4 www.rembrandthuis.nl Trams nº 9 e 14, parada Waterlooplein.

Rembrandthuis – Casa de Rembrandt

Vondelpark – maior parque central de Amsterdã localizado próximo ao Rijksmuseum e Van Gogh Museum. Tram nº 5, parada Museumplein ou um ponto antes que não me lembro. Fica próximo ao Holland Casino para quem quiser fazer uma fezinha.

Red Light District – saindo da Centraal Station, o Bairro da Luz Vermelha fica localizado ao lado esquerdo. Não preciso nem dar detalhes do que podem encontrar por ali, pois o próprio nome já diz tudo (morei nesse bairro em cima de uma vitrine alugada por uma prostituta transexual,  foi o meu primeiro contato real com a diversidade).

Eu e Lucy em frente do nosso apê. Moramos no último andar e as vitrines eram nos 1º e 2º andares, além do subsolo. Estava para alugar rsrsrsrs

Leidseplein & Rembrandtplein – duas áreas repletas de bares, cafés e restaurantes. Um do lado do outro e opções variadíssimas! Bar hopping is a must (ir de bar em bar é obrigatório) Trams nº 1, 4, 5 e 14, saindo da Centraal Station, param lá.

Outras Cidades – cidades lindas que também sugiro conhecer – Harleem, Alkmaar, Nijmegen, Maastricht, Roterdã, Delft, Haia e Volendam.

Catedral lindíssima em Harleem

Gay life

Há muitas áreas gays em Amsterdã, geralmente próximas umas das outras. A rua mais famosa tem um nome quase impronunciável – Reguliersdwarsstraat – e é o ponto de encontro. Ali estão 02 bares que adoro: o Soho – www.soho-amsterdam.com – e o Taboo – www.taboobar.nl Ambos oferecem double drinks em dias específicos da semana. Dois bons restaurantes italianos ficam lá também: Saturnino – www.saturnino.nl – e Campo de Fiori – www.campodefiori.nl Pertinho está a tradicional rua Amstel com bares gays tradicionais como o Amstel 54 onde drag queens se apresentam para uma clientela mais madura. Há também a Warmoesstraat, onde estão os bares gays na linha leather e s&m.

Spaghetti com frutos do mar do Saturnino

A Reguliersdwardstraat, mais conhecida como Rua Gay

O fervo no Amstel 54

Bares, Cafés & Restaurantes

Adoro um fervo e lugar para isso é o que não falta. Os holandeses são animados e gostam de uma festcheenha. Logo após o desembarque, deixo as malas em casa, tomo um belo banho, troco o modelito e me jogo na ferveção!

Bar do The Dylan Hotel – hotel boutique maravilhoso, com um bar mais maravilhoso. O menu é um mix de requinte e simplicidade, com pratos deliciosos. Adoro os frutos do mar. Preço salgado, mas vale à pena porque tem um público bem descolado – Keizersgracht 384 +31 20 530 2010 www.thedylanamsterdam.com

Café Luxembourg – me apaixonei por esse café. A comida é divina e o preço mais ainda! Cardápio muito bom e, se não me engano, tudo é feito por eles. A decoração com chão de madeira, móveis escuros e meia luz é sedutora – Spui 24 +31 20 620 6264

Nosso brunch delicioso – croque madame, croque monsieur e croquete

The Seafoodbar – o melhor restaurante de frutos do mar que já conheci! Eles tem um combo de lamber os dedos. O décor é tudo e o preço razoável. Dá para pedir vários pratos e dividir com um grupo de amigos. Melhor reservar on line – Spui 5 – www.theseafoodbar.com

Ambiente moderno e clean

Um dos combos do restô

Cannibale Royale – nessa viagem conheci esse delicioso restaurante especializado em hambúrguer. Pensem num super burguer com batata e um cardápio de cervejas especiais… A decoração é original e o staff, jovem e descolado. Há 03 endereços na cidade e o site é incrível www.cannibaleroyale.nl

Combo perfeito depois de uma balada – burguer, fritas e cerveja!

Café do Bijenkorf – o último andar da loja de departamentos De Bijenkorf tem espaço gourmet com diferentes cardápios preparados na hora pelos chefs. Minhas opções são os sanduíches de atum, saladas agridoces e peixes. Você pega uma bandeja e escolhe sua comida. Ao final, antes do caixa, tem as bebidas. Ótimo custo benefício – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl

Almocinho to go com uma saladinha de grão-de-bico, tomate e manjericão + sanduba de atum

Ponte Arcari – conheci o Ponte Arcari esse ano também. Pequeno no espaço (umas 10 mesas apenas), porém grandioso no cardápio! Jantamos em seis pessoas. Com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas, saiu em média 35 euros por pessoa. E o tiramissu de lá é diferente da receita original. Muito melhor e sem café! Os garçons são simpáticos e engraçados. Demos sorte de ter mesa vaga, pois geralmente é busy e precisa de reserva – Herengracht 534 +31 20 625 0853

The gang a caminho do jantar

Entradinhas

Tiramisu sem café!

Todo mundo feliz e de barriga cheia!

Van Rijn – esse mix de kitchen & bar é um dos meus lugares favoritos. O vinho é maravilhoso e eles tem porções de aperitivos deliciosos, como o bitterballen, croquete holandês, servido com mostarda. O décor é moderno e depois das 21h tem DJ aos fins de semana – Rembrandtplein 17 +31 20 450 0555 www.vanrijnamsterdam.nl

General view

Vinho branco e bitterballen

De Hallen – esse espaço onde os trams eram consertados antigamente foi reformado e se transformou em um centro de cultura, gastronomia, arte, moda e música. A proposta é moderna e elegante, porém sem ostentação – Hannie Dankbaarpassage 47 +31 20 705 8164 www.dehallen-amsterdam.nl

O prédio é lindo e foi mantido a arquitetura externa original

#catalert para o chef no quiosque de paninis

Shopping & Fashion

Já fui louco por compras e melhorei graças à Deus! Nas viagens rezava para não pagar excesso de bagagem. Uma vez tive que abrir a mala e começar a tirar coisas na frente de todo mundo. Prometi que nunca mais passaria por essa vergonha… Hoje, não deixo de comprar o que eu gosto, porém estou mais comedido. Sugestões de shopping:

De 9 Straatjes – são nove ruas que tem lojas, restaurantes, galerias de arte, beauty salon e vintage shops. Tudo é especial, desde a forma de apresentação das vitrines até a embalagem dos produtos. Os restaurantes são contemporâneos com cardápios orgânicos e de fusion food. É uma aventura se perder por lá e encontrar tesouros como a loja de acessórios masculinos De 9 Heren – www.de9straatjes.nl

Uma das 9 straatjes

Kalverstraat – a rua das compras com lojas e fast food shops dos dois lados. Começa próximo ao Victoria Hotel e vai até o Bloemen Market (Mercado das Flores). Urban Outfiters, H&M, Zara, Mango, Pull & Bear, TopShop, River Island, Diesel, Esprit, Lush, Puma, Nike, Pepe Jeans London e Mac tem lojas lá. A holandesa WE é mara e as peças são de ótima qualidade, como seus tricôs e jeans – www.kalverstraat.amsterdam.nl

De Bijenkorf – loja de departamento com top brands na mesma linha da Harrods, Galeries Lafayette e Barneys New York. Tem de tudo. Gosto da área dos cosméticos com amostras e as lindas mulheres do exército da beleza – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl

PC Hooftstraat – a Pieter Cornelisz Hooftstraat é a Rodeo Drive de Amsterdã, ou seja, a rua de compras dos endinheirados. Fica próximo ao Museumplein – www.pchooftstraat.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Laundry Industry – essa loja eu amo e passo por lá pelo menos umas 3 vezes quando estou em Amsterdã. Sempre acho que preciso de algum item. É um estilo minimalista, cores neutras e cortes retos. Preço salgado, mas as peças são de ótima qualidade – Sint Luciënsteeg 18 +31 20 362 1832 – www.laudryindustry.com

Dam Square

Flores em todos os lados

Yellow Bike

Tive sorte em ver a exposição sobre os 90 anos da Marilyn Monroe

The iconic dress

Admirando…

We are family – Laurindo, Dja, Elzou, Anna e Cassi

Laurindo Love – Laurindo Andrea é meu amigo particular, ótimo designer de acessórios (bolsas, chaveiros, porta cartão, clutches e afins) e vive em Amsterdã. Começou com roupas até descobrir a sua paixão pelo couro, matéria-prima mais usada na produção de suas criações feitas à mão e que podem ser personalizadas pelo cliente. Depois de trabalhar com moda em Curaçao, Suíça e Paris, decidiu focar na produção de bolsas em Amsterdã, cujo processo leva entre 1 e 2 dias. O início foi quando olhou para uma poltrona em seu apartamento e desmembrou-a para usar os pedaços do couro marrom na criação de uma linda tote, hit da sua coleção disponível em seu perfil no Facebook – Laurindo Love (o site ainda não está pronto e ele também usa material reciclado). Fiquei feliz da vida quando fui presenteado por ele com uma pouche e mais ainda quando soube que e Oprah Winfrey também tem uma!

Laurindo, Anna e eu #beautifulpeoplewithbeautifulheart

Laurindo Love Bags

The last day… Cassi, Lucy, Dja e Isabel

Em Amsterdã tem muita coisa para fazer. Na casa dos quase 1 milhão de habitantes, 600.000 bicicletas, 170 canais, a cidade é maravilhosa e quem a visita nunca mais deixa de voltar (meu caso). Mais informações em www.iamsterdam.com e espero que tenham gostado!

Kusjes & tot volgende keer – Beijocas e até a próxima!

Exit mobile version