moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Yayoi Kusama e a sua parceria com a Louis Vuitton, em uma análise arte e moda na medida certa!!

Yayoi

Yayoi Kusama no seu mundo pois…

Mais uma colaboração!!  Desta vez a querida do Salotto, Tânia Sciacco, traz textos ricos com a relação da arte e a moda.  Este primeiro fala da grande Yayoi Kusama e a sua parceria com a Louis Vuitton.  Gosto de como Tânia explica todos os essenciais sem entrar na parte técnica nem da arte e nem da moda.  É cultura contemporânea na medida certa!!  Estou louca para saber o que vocês vão achar!

Tânia Sciacco com Costanza/Mamisa

Mas antes, uma mini biografia por Tânia mesmo:

Fiz publicidade e a vida me reservou trabalhar com arte.
Este meu trabalho tem muita satisfação, não só obrigação.
Então o meu desejo é compartilhar.
Compartilhar as conexões da arte, os projetos, as ideias.
Compartilhar arte e tudo mais!

Tenho com meu sócio, filho e fotógrafo Daniel Sciacco, o Sciacco Studio, Escritório de Arte onde trabalhamos a pluralidade da arte, divulgando o trabalho e o nome dos artistas através de catálogos, livros, agendas, exposições e feiras nacionais e internacionais.

___________________________________________

Oi queridos frequentadores do blog e salotto!
Cá estou eu neste blog que amo, apresentando meu primeiro post pra vocês!

Queria inaugurar esta participação no Consueloblog com um texto muito especial, começar com uma super conexão entre arte e moda, e fiquei aqui quebrando a cabeça…
Eis que estava eu olhando o Instagram da Costanza Pascolato (mamisa para os assíduos) e vejo esta foto!

Pronto! Decisão tomada, bolinhas pra que te quero!

Yayoi Kusama e Louis Vuitton.
Arte + Moda
Algo mais clássico na moda que petit pois?

 

Marc Jacobs, que até este ano era o diretor criativo da Louis Vuitton, convidou a artista para criar para a marca em 2012. Foram lançados vários itens, entre eles bolsas e sapatos com a assinatura de Yayoi Kusama. Queridos, os casamentos felizes que tenho pra contar nem sempre são do ano vigente, mas como o amor (e a arte) são pra sempre, merecem ser compartilhados!
Alguém comprou peças desta coleção?

Peças Louis Vuitton em parceria com Yayoi Kusama

E na arte? Bolinhas são arte?
Mais do que pensar na simplicidade das bolinhas brancas ou coloridas em fundos contrastantes, temos que conhecer e entender o conceito do trabalho. Hoje, diferente da época dos clássicos, quando o importante era o “saber fazer”, quando ter técnica era fundamental,  o que tem grande valor são as ideias, os conceitos, a história que se conta sobre aquela determinada série da obra do artista, o por quê daquilo.
E história e trajetória Yayoi tem de sobra.

Loja da Louis Vuitton em Londres desenhada por Yayoi Kusama

Yayoi Kusama é uma artista e escritora japonesa, que nasceu em Matsumoto. Tem 84 anos e sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Desde criança sofre de alucinações.  Bolinhas brancas com fundo vermelho, vermelhas com fundo branco, pretas com fundo amarelo, bolas, bolinhas, bolonas fazem parte de suas telas, instalações, vídeos, performances. Falos (embora, segundo ela mesma, tenha aversão a sexo), flores e pontos de luz também são recorrentes. Nos dois últimos anos criou as estampas para Louis Vuitton e fez importantes exposições internacionais:  em 2011 no Reina Sofía em Madri, e no Centro Pompidou em Paris; 2012 na Tate Modern em Londres, e no Whitney Museum em Nova York.

Passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos, conviveu com grandes artistas da arte moderna, entre eles Andy Warhol.
Em 1973 Yayoi Kosama voltou para o Japão e poucos anos depois internou-se por opção própria em um hospital psiquiátrico onde mora.  Seu studio fica próximo do hospital, ela conta que toma medicamentos todos os dias, menos nos dias em que pinta.

A artista diz que as bolas e pontos sempre a acompanharam, que ela fechava o olho e estavam lá, abria e  estavam lá,  a perseguiam e esta estranha obsessão tornou-se  a característica principal da sua obra.  As bolinhas podem representar o sol, o mundo, a lua, mas para Yayoi não importa o que significam, elas reconstroem o seu universo particular. Kusama fala abertamente de seus problemas mentais, diz que teve sorte de, na juventude, conhecer um psiquiatra que valorizava a expressão artística, que arte a salvou da morte, que canalizar sua criatividade a impediu de cometer suicídio, que sua cura é a arte.
Quando falo ou escrevo sobre ela,  eu penso que é incrível!! Uma pessoa, de uma outra geração, japonesa, com uma tradição e herança cultural muito forte, vinda de uma cultura claramente patriarcal e repressora, que transformou uma “loucura” que a atormentava em arte, em produção positiva, em um caminho pra sua vida.

Quantas vezes fechamos os olhos e vemos “bolinhas” que nos atormentam?! Abrimos os olhos e lá estão elas, no claro, no escuro, pretas, brancas ou coloridas?! E não falo de coisas ruins não, falo de coisas boas, que muitas vezes também nos perseguem. Só conseguimos pensar naquilo! #quemnunca

As parcerias entre Louis Vuitton e os artistas foram promovidas pelo espertíssimo Marc Jacobs, agora que ele não está mais à frente da marca, vamos esperar para ver se continuam com esta proposta ou se Marc promoverá estas associações  também em sua própria marca.

Yayoi Kusama está com duas exposiçōes em cartaz.

Por sorte nossa uma delas é no Brasil.
“Obsessão Infinita”
Até 26 de Janeiro de 2014 no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
De 17 de Fevereiro a 27 de Abril de 2014 no Centro Cultutal Banco do Brasil, Brasília.
De 21 de Maio a 27 de Julho de 2014 no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo.

E em Nova York na Galeria David Zwirner  “I Who Have Arrived In Heaven” até 21.12.2013.


Espero que vocês tenham gostado! Sou de Leão, mas um leãozinho mais tímido!!

Beijos e obrigada Consuelo por esta oportunidade deliciosa!

 Tânia Sciacco

__________________

Gostaram?  Super bem pensado e escrito, não acham?  E nossa, eu fecho os olhos e várias vezes vejo “bolinhas”!!!!…

Em tempo, falamos sobre Yayoi Kusama no post que fiz quando fui a Inhotim AQUI.  Olhem só que linda a sua obra lá (tem mais fotos no post).

E só para completar, um tempinho atrás fiz um post sobre arte e moda também…é este AQUI onde falo do italiano Lucio Fontana.

Exit mobile version