moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Viena: Schloss Hof

DSC08442Ontem falamos do Schloss Nederweiden (AQUI), e hoje vamos falar do irmão grande, o Schloss Hof, exemplo de arquitetura barroca austríaca, que fica a cinco minutos de distância.  Portanto vale a pena visitar os dois no mesmo dia.

O palácio foi construído pelo Principe Eugene de Savoia em 1720 como uma casa de campanha e para a caça.  Ele também era dono de mais 5 palácios, inclusive o Belevedere que falamos AQUI.  Ele era um homem nobre que ficou muito, muito rico por ser um gênio da estratégia militar.  Como general, ele era contratado pelos governos para ser um “consultant” (nas palavras de hoje) nas batalhas.  Ganhava muito bem por isso, e além do mais, se na correria o inimigo deixa-se algo de precioso no campo de batalha, era seu por direito!! Hehe!! E dá-lhe 6 palácios!! 😉

Depois da sua morte, em 1755, os herdeiros do Prince Eugene venderam o palácio à imperatriz da Austria, Maria Theresa.  Por causa das necessidades da corte, era necessário 200 empregados à sua disposição o que a forçou a construir um segundo andar à estrutura original em 1770.

O palácio passou por um momento de abandono e em 1898, o Imperador Francis Joseph transformou o palácio em uma academia militar destruindo ainda mais.  Mas antes, ele mandou todos os móveis para Viena em um depósito, salvando-os.

Passaram-se duas guerras e muito tempo até que em 2002 criou-se uma fundação para o restauro de Schloss Hof.  Em 2005 a estrutura foi aberta ao público.

Fiquei impressionada com a limpeza, cura nas explicações (muitas vezes com ajuda digital (vídeos, slides, etc. eles explicam a cultura além da história), o nível de restauro, preocupação em ensinar as crianças (tinha explicações separadas para elas, uma certa ingenuidade e humor) e os jardins!!  Não era permitido fotografar dentro (você pode encontrar algumas fotos no site AQUI), mas posso dizer que é tudo muito lindo com o acesso aos aposentos particulares decorados.  Achei divino o papel de parede!!  De uma elegância!!…

Sorte nossa que hoje podemos apreciar tudo isto!!

A parte de trás do palácio com seus jardins

Meu primo Alex é um dos homens mais elegantes que conheço. Muito tradicional, mas impecável!

As flores em toda a propriedade são maravilhosas!!

A estufa invernal das plantas

Dentro da estufa

Tem também um “pet zoo” onde brincar com os animais, um restaurante bem gostoso e linda lojinha!! 😉

O que acharam?…

 

Exit mobile version