moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Vida e Obra por Cris Zanferrari

Mais um ótimo texto da nossa querida colaboradora Cris.  Frases importantes para lembrarmos no dia a dia!  Concordo especialmente com o fato que somos agentes das nossas obras e rascunhos de nós mesmos, pois só assim podemos evoluir!… Espero que vocês gostem tanto o quanto eu!

A querida Cris.

A querida Cris.

Vida e Obra

Cris M. Zanferrari

“Ao final da obra, saberemos se acertamos”. Quem disse isso foi o arquiteto Ricardo Legorreta, ao final de um programa de TV sobre arquitetura.

“Ao final da obra, saberemos se acertamos”. Obviamente que o entrevistado em questão falava da obra arquitetônica, mas uma obra é uma obra. É processo, é trabalho. O que é uma obra, afinal, se não algo no qual se investe tempo (o tempo todo), dinheiro (quase sempre), afeto (uma certa paixão pelo que se faz é indispensável), energia (física e emocional), e uma boa dose de talento? O que é uma obra, afinal, se não o que somos e os sonhos de que somos feitos?

Os mais puristas correrão ao dicionário e encontrarão, dentre as definições para “obra”, esta que diz: “produto de um agente”. Exatamente. Somos agentes das nossas próprias vidas, das nossas decisões, das nossas trajetórias. Vez por outra nos deparamos com situações, pessoas ou circunstâncias que são obras do destino ou, quem sabe, obras do acaso. Fora essas, que independem de nossas vãs filosofias, a maior parte de nossas obras resulta de nossas próprias atitudes, anseios e desejos. Ou seja, de nós mesmos.

É isso mesmo. Somos seres em construção, em contínuo “making of”. Tudo o que nos acontece, somado ao que fazemos acontecer, nos transforma, nos transmuda, nos transcende. Sábio mestre da literatura brasileira, Guimarães Rosa, em um de seus contos, confirma: “Cada criatura é um rascunho, a ser retocado sem cessar”. A beleza de ser um rascunho é precisamente esta: só o que está inacabado pode sempre evoluir.

Mas se a obra não chega ao fim, como saber se, de fato, acertamos?

Felizmente, há na vida momentos que são tão redondos, tão perfeitos, que temos a mais absoluta certeza de que sim: acertamos! A gente sabe que acertou quando recebe um elogio por um trabalho bem feito. Quando falam bem de nossos filhos, de como são educados, solidários e gentis. Quando nossos gestos são retribuídos com um olhar amoroso e enternecido. Quando recebemos alguém em casa e o melhor que ouvimos sobre nosso lar não é o adjetivo “moderno” ou “chique”, mas “aconchegante”. Quando a roseira de nosso jardim floresce. Quando surpreendemos alguém com um carinho ou uma gentileza. Quando nos dedicamos a cultivar um relacionamento. Quando cuidamos da alimentação e nosso corpo responde com mais saúde. Sabemos que acertamos quando nos deitamos, ao findar do dia, com a consciência tranquila, o coração apaziguado e a alma leve.

Sem querer generalizar, mas quanto de seu dia resulta de obra? Obra de seu esforço, de sua persistência, de sua paciência, de sua tolerância, de seu conhecimento, de sua boa vontade. A lista pode ser grande. A lista também é obra sua.

Um novo ano está a começar. É como uma tela em branco esperando pelos traços a compor uma nova obra. Pincéis à mão, ansiamos por fazer o melhor. Podemos fazê-lo. Afinal, “a maior obra da vida é fazer da vida uma obra de arte”.

Exit mobile version