moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Viajar de carro pela Toscana!

Viajar de carro pela Toscana

Viagens de carro pela Toscana são um prazer em todos os sentidos!!

Mais uma pauta sugerida pelo salotto!! Viajar de carro pela Toscana!!  Cada uma melhor que a outra!  Me pediram dicas de viagens para fazer de carro pela Toscana!  Wow!  Escolheram bem, pois esta é uma zona da Itália, e do mundo, com tanta coisa maravilhosa para ver e fazer, que precisaria viajar por muitos anos…

Mas vamos lá, algumas das minhas rotas favoritas pela Toscana que acredito vocês vão adorar!!

1) Firenze-San Miniato-Pisa-Pietrasanta-Forte dei Marmi-Carrara (130 Kilómetros)

Esta é a estrada que leva de Firenze à praia, Forte dei Marni que seria o nosso Guarujá.  Só que aqui a praia não é livre para você chegar e colocar a tua cadeira e guarda sol.  Tem o que chamam de “Bagni”.  Você aluga por dia, semana ou temporada o direito a usar duas cadeiras e um guarda sol.  Porém te oferecem toda a estrutura, como em um clube.  Bom estou me divagando…

Para chegar ao mar e comer no Tre Stelle em Forte dei Marmi uma pasta ao nero di sepia, você  pode passar por lugares maravilhosos, como por exemplo a cidade medieval de San Miniato.  No topo de montes e cercadas por muros de pedra, cidades como esta, medievais, tem vistas de tirar o fôlego.  A seguir, Pisa, que vale só pela praça com a torre e o Duomo, mas são tão lindas que valem super a pena!   Seguindo, a cidadezinha de Pietra Santa com todo o seu charme entra em contraste com os montes brancos de mármore em Carrara, logo atrás de Forte dei Marmi!  Este é um roteiro que dá para fazer em 2 ou 3 dias, 4 se quiser aproveitar muito bem!

San Miniato

A Torre de Pisa com o Duomo atrás na Piazza dei Miracoli.

Pode-se subir na torre hoje em dia após anos de restauro para ela não cair!! Subi com minha tia, prima e priminhas!!

 

Pietrasanta: Foto de Roberto Leone  Esta foto Roberto chama de fofoca…

 

Forte dei Marmi, os “bagni” e os montes de Carrara com o branco do mármore que Michelangelo usava para suas estátuas como a Pietá e o David.

Carrara: Foto Roberto Leone

2) Firenze-San Gimignano-Colle di Val D’Elsa-Monteriggioni-Siena-Buonconvento (Resta)-Montalcino (Abbazia di Sant’Antimo) (140 Kilómetros)

Bom este roteiro fica bem próximo ao meu coração… Minha mãe nasceu em Siena e minha avó havia uma casa próxima a Buonconvento onde passou todos os anos da guerra. A zona, e toda a viagem é tão linda que parece quase mágica.  San Gimignano, Val D’Elsa, Monteriggioni, e Buonconvento são destas cidadezinhas medievais que se conhece só a pé.  Estaciona-se fora dos muros e daí se passeia por ruas de paralelepípedos.  Siena é maior.  Tem que visitar a Piazza del Campo onde duas vezes por ano tem-se a corrida do Palio.  Cada bairro concorre com um cavalo.  O jóquei monta a pelo.  Quem vence ganha o “palio” uma bandeira.  É uma honra enorme.  A tensão e a festa durante o Palio chega a níveis estratosféricos!!

Montalcino, a próxima tapa, é lar a um dos vinhos mais importantes da Itália, o Brunello.  A cidade é linda, e todos os restaurantes servem o néctar destes montes.

Daqui, bem perto está a Abbazia de Sant’Antimo.  É uma igreja Romanesca (em torno ao ano 800AD) de uma simplicidade emocionante.  Tem que se ir durante a missa quando a luz entra perfeitamente na igreja e os monges, vestidos de branco, recitam cantos gregorianos.  Foi uma das experiências mais divinas que já vivi.  Precisa-se 2 a 3 dias para fazer este itinerário.

San Gimignano, conhecida como a cidade com as sete torres.

Colle di Val D’Elsa

Monteriggioni

Piazza del Campo di Siena se preparando para o Palio

Expectativa!!

A corrida!!! É uma loucura!! Quase não tem regras! É uma corrida que existe há quase mil anos e vence o primeiro cavalo que faz três giros da praça, com ou sem jóquei!

Buonconvento

Montalcino, famosa pelo vinho Brunello

A Abbazia divina de Sant’Antimo do ano 800 AD

A missa com cantos gregorianos na Abbazia Sant’Antimo

3) Firenze-Strada in Chianti-Greve-Volpaia-Radda in Chianti (60 Kilómetros)

Esta é toda a zona de vinho tinto em torno a Florença.  As cidades são lindinhas e tem lojas alimentares deliciosas, mas todo o passeio, na minha opinião, não tem a beleza e a emoção dos outros aqui acima.  Mas vale a pena encontrar alguma degustação em castelos históricos e se divertir experimentando o vinho e aprendendo a história de cada família.  Este itinerário se faz em um dia.

Chianti por Roberto Leone

Greve

O Castello de Volpaia que é o que chamam de Borgo (aldeia), ou seja uma cidadezinha toda ligada ao castelo.

Radda in Chianti

4) Firenze-Volterra-Bolgheri (150 Kilómetros)

Esta é outra zona de vinho, mas esta fica próxima ao mar.  Existe também uma linda cidade chamada Bolgheri com seus cipresses seculares que dão o bem vindo.  Toda a zona faz vinhos premiados.  Várias famílias Fiorentinas com sobrenomes carregados de história produzem seu néctar por estes lados.  O bacana é ir de propriedade em propriedade e fazer uma degustação do que têm a oferecer.  No caminho, se puderem passar por Volterra, é outra cidade medieval deslumbrante!  2 a 3 dias servem para este passeio.

A entrada da cidade de Bolgheri com seus ciprestes seculares.

O Castello di Bolgheri oferece a entrada à cidade.

Volterra

Então, se animaram?…

Exit mobile version