moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Veneza: festa do Redentore, Biennale e algumas dicas!

Veneza

No fim da tarde antes dos fogos da festa do Redentore, os barquinhos começam a se reunir na ponta do Canal

VENEZA!!!!!  Que paixão!!  Fico pasma com a beleza tão única e elegante.  Mas tem mais uma razão para amá-la.  Meu avô era veneziano, e muito orgulhoso disto.  Tanto que quando morreu no Brasil, quis ser cremado e levado até a tomba de família em Veneza.

Fomos convidados por amigos que têm um barco na La Serenissima (apelido carinhoso para Veneza) para assistir à festa do Redentore que acontece no sábado antes do terceiro domingo de Julho (nem sempre é no terceiro sábado! hahaha fiquei horas calculando) há quase 500 anos!  Me surpreendi de nunca ter ouvido falar desta celebração, mas nem pisquei e aceitei o convite!

O barco dos nossos amigos!

Roberto e eu fomos sexta de manhã para aproveitar três dias na cidade e também ver a Bienal.  Aproveitamos muuuuiitoooo!!!

A caminho da Bienal onde ficam os pavilhões de cada país…

Achei os pavilhões lindos com suas arquiteturas de várias décadas dos século XX

Dentro da área onde ficam os pavilhões, se passeia tem restaurantes e se explora as várias propostas…

Essas foram algumas das obras que mais gostamos!

McArthur Binion- ele usou páginas do seu certificado de nascimento e do seu caderninho de endereços…

Marwan

Me espelhando na arte e adorando como minhas pernas parecem looongassss!

Mas a cidade toda participa…

A festa do Redentore foi criada para agradecer a Graça que Veneza recebera ao se libertar da peste que durou de 1575 a 77 onde 1/3 da população fora dizimada!  A igreja foi construída sob projeto do grande arquiteto Veneto, Andrea Palladio, na ilha da Giudecca.  No sábado da celebração montam uma ponte flutuante onde passa a procissão que vai até a Chiesa del Redentore.

Fomos ver onde montavam a ponte…

A ponte flutuante em construção que montam por um dia no ano. De Dorsoduro à ilha da Giudecca. Aqui o canal é bem largo e é impressionante!

As margens perto do Redentore ficam todas decoradas com luzinha e a tradição pede que todos coloquem mesas fora e a vizinhança jante junta!

As margens perto do Redentore todas decoradas

O dia estava super ventoso!

As preparações…

No sábado à noite fomos assistir os fogos de artifício que começam às 11:30 e duram 40 lindíssimos minutos a bordo do belo barco de 1959 dos nossos amigos.  Conosco estavam outras centenas de barquinhos com pessoas rindo, comendo, bebendo, cantando e dançando nas horas antes do grande show pirotécnico.  Me emocionei pensando como meu avô havia visto esta mesma festa!

A caminho e adorando meu vestido (Annexe). Em Veneza só com sapato baixo!

O pôr do sol estava incrível!

A praça lotou!

Às 11:30 exatamente começou!

Vejam quantos barquinhos na água assistindo!

A ponte fica até o domingo para quem quiser passar!  Era perto do nosso bed & breakfast e FOMOS!!  Foi demais!

Para quem quer saber do nosso B&B, é o Cá del Brocchi, gostei da localização e é ok, mas não ótimo.  E se forem reservar, peguem um quarto grande, o nosso era minúsculo!

Além disto fizemos várias outras coisas… Vamos lá!  Algumas nossas dicas de Veneza…

Em Veneza se faz tudo a pé dando tempo para admirar os detalhes… e são tantos!  Vão dos grandes casarões com as suas janelas góticas médio-orientais, às ruelas, às cores, às centenas de canais (e suas pontes…urghhhh!), ao sotaque, às modas e às tradições.   Além do…

Dica 1:  Aperol Spritz, lógico!

Esse virou meu drink favorito do momento! Aperol Spritz! Contei que bebi uns 8 nesses dias em Veneza!

Receita do Aperol Spritz:

3 partes prosecco, 2 Aperol e uma soda + uma fatia de laranja e muito gelo em um copo grande!

Dica 2: Uma das grandes tendências do momento são as friulane, típicas de Veneza. São sapatos feitos a mão com a parte de cima em veludo e a de baixo de borracha.  São unisex e vem em dezenas de cores. Apesar de várias lojinhas vendê-las, gosto de uma, a Pied à Terre, perto do Rialto que considero a de melhor qualidade e que tem a maior variedade de modelos!!  Minha filha me encomendou um par laranja e meu filho tem as suas verde musgo! O Roberto comprou 3 cores fortes (aguardem seus looks do dia) e eu levei uma marinho bordada mas na variação “chinelo”.  E só para dar o aval da escolha, enquanto estávamos na loja entraram 3 super fashionistas internacionais!  Além de dois leitores do Consueloblog suuuuuper elegantes!

A loja linda da Pied à Terre perto de Rialto onde vendem as famosas e típicas friulane que estão super na moda agora!

Kate Moss usando um par de friulane. São super confortáveis!

Dica 3: Outra boa dica é a loja de departamentos, Il Fondaco dei Tedeschi, também perto de Rialto.  Pertence à DFS  (Duty Free Shoppers (onde trabalhei quando vim morar em Florença) que hoje é da LVMH) e é mais para turistas, mas é um lindo projeto do arquiteto holandês  Rem Koolhaas.  É um espaço elegante com produtos de luxo, cantos gostosos para uma merenda ou almoço light, e um terraço no último andar com vistas incríveis de Veneza!

Fondaco dei Tedeschi fica perto de Rialto

Bonita, não!?

E as dicas, gostaram?…

O vídeo do Insta Stories…

Se não abrir, por favor cliquem AQUI

Segunda parte com a festa do Redentore

Se não abrir, por favor cliquem AQUI

Para mais dicas de Veneza no Consueloblog, por favor cliquem AQUI

Exit mobile version