moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Uma carta sincera…

DSC05135

Foto Roberto Leone

Lá atrás, quando comecei tudo isso há cinco anos, já fazia parte da segunda leva de blogueiros.  Portanto não posso dizer que comecei daquele jeito que tantos comentam “não podia imaginar tudo isso!”  “Tudo isso” era exatamente o que eu esperava!  Mas posso certamente dizer que quando me ofereceram a possibilidade de criar um blog tive um momento Eureka!  Senti que aquilo era perfeito pra mim!!

A Santaconstancia queria entrar mais forte no mundo digital.  Trabalhava para eles na época e me pediram para criar um blog que seria inserido no novo site deles.  Imediatamente o projeto fez o maior sentido na minha cabeça.  Tinha certeza que era algo que gostaria de fazer e que faria bem.  As coisas foram acontecendo, eles não sentiam mais a necessidade de um blog e queriam parar com o projeto.  Eu decidi então continuar sozinha.

Se vejo os primeiros posts, até rio.  Umas 5 fotos em cada e um português mais que enferrujado!  Mas algumas pessoas começaram a me seguir.  E aquela interação com eles foi mágica.  Começamos a criar uma comunidade.  Nunca senti que eram só leitores.  Achava que ser a blogueira e ter “leitores” era muito distante uma dos outros.  Daí surgiu a idéia do Salotto.  Palavra que em italiano significa sala de estar mas também é o termo usado no final de 1800 para indicar o encontro entre intelectuais que gostavam de discutir as novidades da época… Talvez um pouco prepotente, mas realmente as discussões que temos e tivemos durante estes anos tem um paralelo a isto.

Passou um tempo e apareceu o Instagram.  De certa forma ele complementava o blog.  Porém certamente a atenção começava a se dividir, e o tempo também.  Para algumas blogueiras virou imprescindível.  Às vezes até mais importante do que o blog.  Redações começaram a alimentar o primeiro enquanto a arma preferida das jovens era o celular.  Com o tempo porém, as fotos espontâneas foram se tornando mais e mais trabalhadas até que hoje só funcionam no Insta obras de arte para receber os tão desejados likes.  As coisas porém, ainda estavam sob controle.

Nos últimos tempos apareceu o Snapchat.  No começo não entendia nada.  Não é intuitivo… mas uma vez que entendi, é uma ferramenta incrível.  Difícil esconder quem você é lá… É quase que uma máquina da verdade… vai te seduzindo e você vai contando mais e mais e aparecendo descabelada, com cara lavada e espirrando a tua alma… me conquistou totalmente!  Adoro essa nova mídia.  Me sinto próxima a quem me ouve e tenho a chance de exprimir o que penso (mesmo se 10 segundos por vez).  A grande pergunta de quem não entende bem ainda o Snap é qual o interesse se desaparece em 24 horas?… Mas quando temos uma conversa com amigos cara a cara (Salotto) a conversa não desaparece imediatamente?… O espírito é um pouco esse… o imediato.  Não tem muitos filtros e se você não tem muito a dizer, o teu Snap é uma série de fotos… e mudo… o que, acredito, não funciona muito bem…

Eu estou numa história de amor com o Snap e estou aprendendo a inserir ele na minha família junto com o blog e o Insta.  Lá comento o jornal, faço mini #ConsuResponde, digo como me sinto, conto piada, faço careta, enfim, mostro o que está acontecendo comigo no momento.  Aprendi a criar um vídeo no YouTube com estas minhas 24 horas e muitas vezes complementam o post aqui no blog.  Várias vezes é com uma imagem do Snap que alimento o Insta.  Na verdade, estou aprendendo a fazer os três funcionarem juntos.  Isto é o ideal.  O blog tem fotos mais especiais e um texto mais elaborado.  O Insta mostra os momentos mais lindos e o Snap é a opinião, documentação e reação imediata.  Eles se complementam!

Agora é impossível continuarmos a nos chamar de bloggers pois não existimos mais em uma plataforma só.  A nossa expressão vem em vários formatos.  Por isso nos chamam agora de digital influencer, título que não gosto, mais uma vez o acho prepotente… mas por enquanto não tem outro termo…

Mas porque todo esse desabafo?   Porque venho aqui para pedir a vocês um feedback do que estão achando desta nova fase.  Vamos usar o espaço dos comentários aqui para discutir onde posso melhorar e se vocês sentiram alguma mudança nos últimos tempos na forma de comunicação.

Mais uma vez querido Salotto, conto com vocês!!  Me sinto mão na mão com todos, mas talvez ultimamente meio distraída. Com estas palavras, e os comentários, espero apertar de novo o nosso enlace!  Espero vocês abaixo!

bjs,
c

Exit mobile version