moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Spring 2015 Couture, a semana de alta costura em Paris

Alta costura tem sua fascinação e seus mistérios... o set do desfile da Chanel hoje. Uma estufa estilizada dentro do Grand Palais em Paris.

Alta costura tem sua fascinação e seus mistérios… o set do desfile da Chanel hoje. Uma estufa estilizada dentro do Grand Palais em Paris.

Alta costura é praticamente uma língua por si só… A qualidade, preço e clientela são em outra estratosfera.  Mas desde que moda virou um super business, ela  virou mais uma vitrine.  Para ilustrar melhor, imaginem que esta semana em Paris, enquanto a alta-costura desfila, o prêt-à-porter apresenta as coleções de Pre-Fall, economizando uma viagem aos mesmos jornalistas e compradores.  O lado positivo é que muito mais de nós temos acesso a uma bisbilhotada ao topo da pirâmide da moda!

Mas primeiramente, vamos entender isto tudo melhor.  Como expliquei neste POST:

“Antes de mais nada gostaria de definir o que é a diferença entre alta costura e prêt-à-porter (pronto para levar, o que conhecemos bem e encontramos nas lojas).  De acordo com o Wikipedia, a alta costura “é a moda que é construída à mão (sem o uso de máquinas de costura) do início ao fim, feito com tudo da mais alta qualidade, tecidos primorosos, muitas vezes raros e costurado com extrema atenção aos detalhes e terminado pelas costureiras mais experientes e capazes, muitas vezes utilizando, técnicas manuais, árduas e lentas.”   Na alta costura existe só uma peça de cada modelo.

Ao invés, as regras técnicas  para que uma maison possa usar o termo alta costura às suas peças, vem da Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris e são:

-Modelo é feito sob encomenda para clientes privados, com uma ou mais provas.
-A maison tem que ter um atelier, em Paris, que emprega pelo menos quinze membros da equipe em tempo integral.
-A cada temporada, a maison deve apresentar uma coleção de pelo menos cinqüenta desenhos originais para o público, tanto para o dia quanto para à noite, em janeiro e julho de cada ano.

Mas, informalmente, as regras se estendiam às clientes também.  Estas 200 pessoas que sempre compraram alta costura, eram da alta sociedade americana, européia, princesas do médio oriente e oriente e de uma certa idade.

Mas tudo mudou, este ano mais do que nunca.

Há muito tempo que a clientela se estendeu aos dois hemisférios.  Há tempos que a alta costura se estendeu às mulheres mais jovens.  E há pouco a alta sociedade não define mais a “ocupação” de seus clientes.  A elas se uniram cantoras, atrizes e it-girls do red carpet.”

Vamos ver isto!!

Nesta semana estão apresentando a Primavera 2015 e gostaria de mostrar as minhas peças favoritas desfiladas até agora.

Chanel: Karl Lagerfeld escolheu o tema de flores e montou uma estufa de plantas estilizadas dentro do Grand Palais.

Dior: Raf Simons se inspirou no espirito de David Bowie e seu poder de se reinventar nas décadas.  O resultado foram peças com uma modernidade-retrô, se isto é possível.  Formas clássicas em plástico, silhuetas anos 50, 60 e até um pouco 70.

Olhem só quem está no fundo da foto!  Marisa Berenson e Natalie Portman.

E a parte que mais me fascinou, além das botas que achei soooo cool!!

É tudo de jacquard.  Não é estampado.

Schiaparelli: Esta maison comprada pelo italiano Diego della Vale ainda está buscando a sua identidade moderna enraizada no surrealismo característico da estilista que a criou.  No momento estão “entre” designers e quem fez esta coleção foi a equipe.  Apesar de algumas peças serem interessantes, a falta de um criador não permite justamente o que a marca mais precisa, uma identidade nova.

Versace: Quando Donatella acerta ela é fantástica!  Adorei as peças recortadas com transparências.  São sexy, tem tudo a ver com a marca e são de uma execução maravilhosa!  Incrível saber que Kate Hudson usara uma peça inspirada nesta coleção o dia anterior no SAG Awards!  Compraria o terno preto assimétrico já!!!  Ou melhor, depois do efeito #ouvaiouracha que entrou em ação mais uma vez!!

Carol Trentini que viajou comigo dois dias atrás SP-Paris. Ela é tão linda depois de uma noite no avião quanto aqui!

Gostei de várias peças mas nada me impressionou.  Me diverti com a Versace e com os bodies psicodélicos da Dior.  A mão de obra, sempre impressiona.  Mas não tive nenhum momento onde levei um feliz susto por ver algo de tão lindo ou novo… Que pena, pois é aqui, na alta costura, onde isto deveria acontecer… Bem, vamos ver o que acontece no desfile da Valentino que tanto gosto amanhã à noite!  Vocês vão voltar para ver?  E destes, gostaram?…

Fotos site Style.com

Os desfiles de alta costura começaram com Maison Martin Margiela do qual falamos AQUI.

Exit mobile version