moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Sessão Pipoca: A história da bolsa Birkin

A cantora e atriz inglesa, Jane Birkin, segurando a sua Birkin em Paris no desfile da Hermés em Março deste ano.

Estou devendo a uma leitora a história da bolsa Birkin da Hermés… Bom, aqui vai.  Jane Birkin é uma cantora e atriz inglesa que foi ícone de beleza e estilo nos anos 60.  No início dos anos 80, ela estava no avião partindo para uma breve viagem.  Sua bolsa de vime arrebenta e tudo cai pelo chão.  O destino fashion, naquele instante, fez com que o dono da Hermés, Monsieur Jean-Louis Dumas, estivesse no mesmo vôo.  Cavalheiro que é, ajudou a recolher tudo enquanto escutava as queixas de Birkin quanto ao fato de não encontrar nenhuma bolsa que valesse a pena para um fim de semana longo!

Sentaram juntos e Dumas anotou tudo o que Birkin dizia quanto aos detalhes que seriam perfeitos para uma bolsa.  Em ’84 Hermés lança a bolsa que foi o resultado da conversa e lhe dá o nome de Birkin.  Até hoje é um dos best-sellers da marca e uma das bolsas mais reconhecíveis e copiadas do mundo da moda.

Por o que sei, a atriz tem uma estoque para a vida de Birkins!!  Porém, ela não gosta delas todas novinhas, então quando as recebe, joga no chão, chuta contra a parede e faz todo tipo de desaforo para dar a pátina de usada à sua Birkin!!  Um choque para tantas de nós que gostaríamos de ter uma destas que custa a bag-atela de 7,000 USD para cima (dependendo da pele e detalhes, como fecho de diamantes).

Uma bolsa Birkin leva de 72 horas a duas semanas para construir e é feita de uma única peça de couro.  O artesão que a faz “assina” com um carimbo a sua criação.  Se volta para conserto ou restauro nos anos, ela vai sempre ao mesmo artesão.  Se ele não existir mais, a bolsa vai ao seu pupilo para que não se veja diferença na tensão dos pontos e no cuidado do tratamento!

Hoje em dia consegue-se uma Birkin nova só em lista de espera que chega a ser de dois anos!!

Existe também um livro, Bringing Home the Birkin, no qual o autor, Michael Tonello, rodopia pelo mundo em busca de Birkins para vender no EBay.  Com o tempo ele ganha fama e fica rico encontrando e vendendo a clientes este objeto de desejo, fazendo-as evitar a lista de espera!  O livro conta de suas aventuras e dá dicas dos lugares por onde passou na sua caça.  Dizem que é bem engraçado!  Estou louca para ler!

Bacana esta história, não?…

A bolsa de Jane Birkin, que tem o seu nome, no detalhe.

A sala de desfile da Hermés na École les beaux arts de Paris.

O estilão da própria!

Estava com uma amiga no desfile.

Exit mobile version