moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Segundo e último dia do CNI Luxury Conference em Florença

No salone del 500 do Palazzo Vecchio de Florença iniciando o segundo dia de palestras! Casaco Patrícia Motta

No salone del 500 do Palazzo Vecchio de Florença iniciando o segundo dia de palestras! Casaco Patrícia Motta

Esta foi a minha cobertura do CNI Luxury Conference para o site da Vogue Brasil!!  Foi uma honra cobrir este evento incrível para o site que respeito tanto.  Fui tratada com super profissionalismo e a edição de meus textos foi feita com grande carinho! Obrigada!

Alber Elbaz, Jeremy Scott e o respeito pela tradição no segundo dia da CNI Luxury Conference

Segundo – e último – dia da CNI Luxury Conference traz debate sobre culturas e tradição

23/04/2015 – 21h26 – Atualizado 21h27 por CONSUELO BLOCKER

primeiro palestrante do segundo dia de conferência foi David Lauren, VP Executivo da empresa que seu pai, Ralph, criou. Charmoso, ele hipnotizou a plateia ao sintetizar sua visão para o futuro da empresa em uma palavra: Merchantainment (merchandising + entertainment). Abraçando a tecnologia, a Ralph Lauren usa o ambiente digital para aumentar o desejo pelo o lifestyle que representa.

 

Em seguida, subiu ao palco Alber Elbaz, o carismático diretor criativo da Lanvin. Frase após frase ele nos fez morrer de rir enquanto contava suas histórias, como quando, em uma apresentação no Oriente Médio para 200 clientes VIPs (todas acompanhadas de maridos e amigas), ele teve que fazer 387 selfies em uma hora! Ou quando, ao sentar na Primeira Classe em um voo, a aeromoça o avisou que estava em uma nova cadeira high-tech – o que resultou em malabarismos para encontrar uma posição confortável. Por trás de suas anedotas, uma mensagem: a beleza vem da simplicidade que, no fim, compramos com o coração. “Precisamos de mais beleza, emoção, calor humano e amar uns aos outros”, disse, ao que foi recebido com aplausos estrondosos!

Alber fazendo a mímica dele mesmo na cadeira High-tech do avião!

Então, subiu ao palco Angelica Cheung, editora-chefe da Vogue chinesa. Simpática, elegante e precisa, ela logo explica que o cliente chinês de hoje não busca apenas marcas conhecidas: a qualidade tem maior importância que a etiqueta. Cheung fez ainda uma crítica pontual às grandes grifes: ela acha errado, quase desrespeitoso, que a mesma publicidade feita para o ocidente seja usada no oriente. A coreana Sung-Joo Kim, Chief Visionary Officer da MCM, endossou o coro ao criticar os shows faraônicos que as grandes marcas fazem em solo nacional. Ao cliente local, ela avisa, essa postura parece um ato “imperialista”. Fiquei surpresa com como o choque de culturas pode estragar acordos.

Em seguida, um momento light graças à entrevista de Jeremy Scott feita por Suzy Menkes e Anna Dello Russo – o estilista excêntrico hoje assina, com grande sucesso, as coleções da Moschino. Ele nos contou como adora se comunicar com iconografias, que não liga se suas roupas vendem, mas sim se elas tocam as pessoa. E importante: que faz roupas que ele mesmo gostaria de usar.

 

No fim do dia, Leonardo Ferragamo e Laudomia Pucci, dois representantes de grifes originárias de Florença, falaram da importância da herança de seus pais e do legado que eles carregam: não é à toa que as duas marcas mantêm arquivos históricos sensacionais!

Com todas as ideias trocadas durante a conferência, é possível ver que a fé no lifestyle, a crença na intuição, o respeito pelo cliente e pela herança da marca são valores prezados pelas marcas de luxo, principalmente entre as que se orgulham de sua tradição. Além disso, a tecnologia – que à primeira vista pode parecer um monstro de sete cabeças – vem para melhorar e ampliar o universo das grifes.

Como disse Sophie Hackford, ao se lembrar da própria trajetória cultural de Florença, “é como uma Renascença: ideias e novas tecnologias são criadas e confrontadas todos os dias e nem sempre se sabe para o quê. O importante é a inovação e a sinergia”. (CONSUELO BLOCKER)

Também fiz um pequeno guia de Florença para a Vogue:

Guia de Florença: dicas de Consuelo Blocker para aproveitar o tempo off CNI Luxury

Cidade está movimentada com evento conduzido por Suzy Menkes sobre o universo do luxo

22/04/2015 – 15h45 – Atualizado 17h01 

Consuelo Blocker está em Florença para acompanhar a série de palestradas da edição 2015 da CNI Luxury, que acontece até quinta-feira (23.04) na cidade. Confira as suas dicas para curtir o tempo livre na cidade, entre uma palestra e outra:

Procacci

 

Um dos meus cantinhos favoritos de Florença é o Procacci (Via de’ Tornabuoni, 64r).  Para tomar um drinque ou um “spuntino”  (lanchinho), fica no centro da cidade, bem na rua do shopping de luxo Via Tornabuoni.  Desde 1885 oferece especialidades com tartufo, como os renomados paninis.  O meu favorito tem foie gras também.

La Terrazza Bar

 

Não deixem de ir ao teto do Hotel Continentale no bar La Terrazza (Vicolo dell’Oro, 6r), aos pés da Ponte Vecchio, para tomar um drink.  A melhor hora para visitar é durante o pôr do sol.  Os drinks são ótimos e a vista é uma das melhores da cidade!  No cardápio, tomatinhos e parmesão.

Cammillo

 

Basta atravessar a Ponte Vecchio caminahr um quarteirão para chegar ao Cammillo (Borgo San Jacopo, 57/r), um dos melhores restaurantes da cidade frequentada por toda a crème de la crème florentina.  É também onde o The Sartorialist deu o seu famoso almoço para os homens mais chiques do planeta.  Não se esqueça de reservar!

Orsanmichele

 

O Orsanmichele (Via dell’Arte della Lana, 50123) já foi o celeiro da cidade. Em meados do “Trecento” (anos 1300) foi transformado em uma igreja. O que poucas pessoas sabem é que, às segundas, das 10h às 17h, o primeiro e segundo andares também estão abertos ao público que queira ver de perto estátuas maravilhosas de 1500 e 1600.

Pôr do sol

 

Não deixem de assistir ao pôr do sol de uma das pontes do centro de Florença.  Nesta vista se vê o Palazzo Corsini, onde acontece a festa de encerramento da CNI Luxury Conference.

Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella

 

A loja mais linda do mundo!  É assim que gosto de chamar a Farmácia de Santa Maria Novella (Via della Scala, 16).  Não vende remédios, mas sim tônicos, pomadas, colônias, sabonetes, entre outras coisas, com o cheirinho mais inebriante possível!  Sua história começou em 1221 em um palácio secular no centro de Florença.  Hoje existem várias lojas espalhadas pelo mundo, mas nenhuma se compara a original.

Sostanza

 

Meu restaurante favorito em Florença é o Sostanza (Via della Porcellana, 25r).  Ultra simples, tem três pratos ótimos: a bistecca Fiorentina (T-bone steak servido mal passado, prato típico da cidade), o peito de frango nadando na manteiga dourada e o inigualável omelete de alcachofra!  Tudo é feito no forno a lenha. Reserve antes, e diga que a dica é minha!

_________________________________

Além de tudo acima, também gostaria de mencionar mais algumas coisas!

Ainda ouvimos dos sucessos de plataformas digitais como a da Pitti Immagine. Incrivelmente, eles digitalizam a feira inteira (mais de 100 expositores) para poder oferecer aos expositores e visitantes um site onde depois que já foram embora, ainda podem pesquisar. Um serviço incrível é super útil! Ou o sucesso do e-commerce de venda de relógios da Christie’s onde a primeira venda foi de 58 mil dólares! Esta conversa foi mediada por Isabelle Harvie-Watt (Global CEO Havas Lux Hub CEO Havas Media group italy) que na sua introdução explica como seu grupo vê o sucesso no futuro associado ao conhecimento profundo do cliente usando da tecnologia tanto em plataformas digitais como nas lojas físicas. Conceito o qual já falamos no primerio dia. Mas é importante notar que a intenção é ser um Butler (mordomo que serve ao seu patrão) e não um stalker (que quer o mal de outro).

E a emoção que foi o standing ovation  a Suzy Menkes no final da conferência!

Suzy recebe flores de Jonathan Newhouse e aplausos de pé do público!

Amanhã tem os arredores do evento, festas, coffee breaks, coqueteis e a beleza de Florença!!  Não percam!

Exit mobile version