moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Ronaldo Fraga!!!!

Esta entrevista foi realizada em dezembro de 2010.  Mas com o post de ontém, achei bacana continuar o papo do brasileirismo na moda, além de querer deliciar vocês com este personagem incrível que é Ronaldo Fraga!  Espero que vocês gostem.

*************************************************

An informal profile of Ronaldo Fraga.  A wonderful brazilian designer and illustrator that lovingly creates fashion which reflects the culture of our country while using the best national craftsman.

———————————–

Estilista, poeta, ilustrador, criança, amigo, Ronaldo mora dentro do meu coração.  Desde a primeira vez que trocamos olhares o seu foi um sorriso.  É com o maior orgulho e carinho que inauguro esta nova sessão do blog desvelando o já transparente Ronaldo Fraga.   Ele respondeu com carinho a perguntas íntimas, que tem pouco (ou talvez tudo) o que haver com o seu trabalho, e sim mais com a sua índole.  Mas antes, um pouquinho sobre o personagem.

O personagem adorado!

Até a sombra de Ronaldo é reconhecível, pois o seu penteado e óculos são seu trademark.

Até sua sombra é reconhecível graças ao seu trademark, penteado e óculos.

Este mineiro entrou na moda sem querer e luta por ela até hoje. Família é must para ele, e acho que ele considera todos que o amam parte dela…êta prole!!!!

Com sua amada esposa Ivana Neves.

A última belíssima coleção, Turista Aprendiz, “é o resultado de um projeto desenvolvido junto a um grupo de bordadeiras da cidade de Passira no Agreste Pernambucano.” Como escreve no seu site deslumbrante: www.ronaldofraga.com.br. ” A cultura pernambucana vem costurada, estampada e bordada em linho, seda, bases de algodão e jacquards imitando renda.”

Os croquis da coleção Turista Aprendiz

Da última coleção: Turista Aprendiz-Verão 2010-2011

Seus desfiles conferem emoção, pois é mais do que a roupa, e sim a sua inserção no momento histórico e cultural.  O público sai chorando, rindo, inspirado.  A beleza é garantida e o Brasileirismo defendido.  Sempre digo que moda brasileira não é Tucano mas sim sensualidade, artesanato e cultura.  Ronaldo expressa isto perfeitamente mas não cegamente.  Como bem se vê na sua coleção Disneylandia de Ronaldo Fraga, onde insere os ícones universais dos personagens Disney nas suas criações tão nacionais.

Ronaldo "inserido" na sua Disneylandia.

Mas vamos lá, aqui as respostas de Ronaldo a algumas das suas coisas favoritas:

CB: Qual tua peça de roupa favorita?

RF: Tenho uma camisa da Comme des Garçons que é um patchwork de listras com uma estampa de margaridas que parece chita. Poderia ter sido inspirada no NE brasileiro!!

CB: Qual a hora do dia que voce mais gosta?

RF: Normalmente acordo as 5:30 hr, vou pro quarto dos meus filhos, deito com eles, e faço uma horinha até acordá-los as 6:00 para escola. Adoro esta hora do dia.

Escreve Ronaldo: aproveitando o cheiro de bebê que ainda resta no Graciliano..

CB: Qual a comida que mais gosta?

RF: No momento, comida peruana. Amo ceviches !!

CB: Se você tem uma tarde livre, o que mais gosta de fazer?

RF: Me perder em um sebo de livros.

CB: Qual a peça da tua coleção que voce mais gosta?

RF: Gosto muito das peças de tule bordado.

O tule bordado parece uma renda.

CB: O que te faz chorar de rir?

RF: Jornalistas analisando se o que eu faço é moda ou teatro.rssss… (CB: Essa é maravilhosa!)

CB: A tua cidade favorita?

RF: Bom, a melhor cidade é onde se tem amigos amados….mas gosto muito de BH, SP, Tokio, Londres…..mas no momento estou apaixonado pela regiao da Umbria na Italia. (CB: Eu também!! Como é Orvietto?!?!?!)

CB: O teu canto de São Paulo favorito?

RF: O meu apartamento na Paulista !

Que delícia de bate-papo.

Last but not least, Ronaldo está com um projeto itinerante.

Em suas palavras:

“A exposição do São Francisco aportará em SP no dia 27 de janeiro por três meses no pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera. Aqui em BH, no Palácio das Artes, já ultrapassou o número de 50.000 visitantes e em função disso a temporada foi extendida até o dia 19 de dezembro. Rio, Salvador, Brasília, Recife, Porto Alegre e cidades ribeirinhas estão no roteiro. Esta é uma grande ciranda amorosa em torno da cultura do rio que mais desperta afeto nos brasileiros.  Contamos com a participação especialíssima do ator Wagner Moura, com um vídeo lindo e Maria Bethania fazendo a vez da voz do rio.”

Ronaldo, por tudo, GRAZIE!!!!

Exit mobile version