moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Rem Koolhaas

Rem Koolhaas presents in Florence his concept of Cronocaos.  A paradox where time and space have reached its limit in renovation.  Before 1880, restoration of building did not exist.  Surprisingly today, before a project is finished, thoughts on how to restore it are taken into consideration.  He also argues for maintaining, in certain cases, the structure as it is and just inserting the new, as if they were scars of time…

————————————

Na sexta feira, fui assistir uma conferência com o arquiteto Rem Koolhaas sobre preservação de prédios antigos.  Na Europa é raro que se possa construir novos espaços, destruir ou modificar velhos.  Não pode-se nem abrir uma janela nova ou mudar a cor da casa.  Tudo para preservar o patrimônio.

Koolhaas é conhecido principalmente por sua colaboração com Prada e pela construção do prédio da CCTV em Beijing, uma obra que dizem desafiar a gravidade.  Suas obras são sempre intelectuais além de deslumbrantes, na minha opinião.  Elas refletem com eficácia este holandês magro, alto e com uma arrogante timidez.

Na sua palestra ele apresenta vários paradoxos:

– Cronocaos, a metáfora da preservação: até o fim de 1800 não se restauravam prédios.  Desde que esse processo começou, o relacionamento entre o espaço e o tempo em que algo é restaurado, chegou ao limite em 2007 (cálculo do estudo feito pelo seu escritório, OMA).  Hoje, ele diz, mesmo antes de terminar uma obra, já se pensa em como restaurá-la.

– o equilíbrio entre autêntico e restaurado: quando deve-se deixar algo, mesmo se em ruinas, e só inserir o novo, sem restaurar.  Gosto desse conceito.  Acho que pode ser muito mais interessante às vezes que um restauro aonde tudo parece novo.  Como rugas e cicatrizes são troféus do tempo, um prédio tem a sua história.  Porque apagá-la?

– arquitetura é limitada à função.  Arte não.

Bacana!!!!

O próprio, Rem Koolhaas.

Rendering da torre da televisão chinesa, CCTV, em Beijing. Este prédio desafia a gravidade, como construções em videogames.

Loja da Prada no SOHO em Nova Iorque.

Sede da fundação Prada em Milão. Espaço nu que reflete a filosofia do arquiteto de manter a condição atual de uma estrutura...

...onde poder inserir o moderno...

Todos os desfiles da prada são neste espaço com interferências do escritório de Koolhaas,OMA. Este da Primavera/Verão 2009

Primavera/Verão 2010

Outono/Inverno 2007

Outono/Inverno 2006

O último desfile, Primavera/Verão 2011

Clique aqui para o post do showroom da Prada desta estação.

Sapato com design de Koolhaas para United Nude Shoes

Perguntei a Koolhaas o que pensa de Florença. Não respondeu, dizendo "escolho não responder se não fiz um estudo." O público bateu palmas e eu fiquei incabulada. Não entendi... Ele riu e disse que foi a primeira vez que foi aplaudido por não responder a uma pergunta... (Gente, mas digam a verdade, como diz a minha mãe, mais vale um bom corte de cabelo do que 4 pares de sapatos novos!)

Um dos slides da apresentação com a filosofia do pensamento de Koolhaas.

Exit mobile version