Raf Simons vai à Dior: porque acho ótimo.


Após meses de suspense, o belga Raf Simons finalmente foi confirmado como novo designer da Maison Dior após a demissão de John Galliano em Março de 2011.

Raf Simons acaba de sair da marca Jil Sander após 7 anos.  Jil volta à marca que já foi sua e Raf vai a Paris!  Mas prometi explicar o porque acho ótimo que Simons vá à Dior.

Estamos em um momento de transição na moda internacional.  O equilíbrio que conhecíamos nos últimos anos desmoronou… Explico.  Já há alguns anos Tom Ford não está mais presente.  Galliano e McQueen sumiram do mundo da moda.  Armani continua fazendo ótimas roupas para vestir mas seus desfiles são menos influentes.  Valentino se aposentou.  Simons saiu da Jil Sander e Stefano Pilati saiu da YSL.

Desde sempre, existem rivalidades históricas nos momentos da moda: Armani vs Versace nos anos 80, Prada vs Gucci nos anos 90 ou, como lembra Suzy Menkes no seu artigo de hoje para o International Herald Tribune, Balenciaga vs Dior nos anos 50.  Isto é sadio, pois leva cada designer ao seu top criativo.  O leva a definir sua marca sem ambiguidades.  A nova rivalidade há de ser Simons na Dior e… Hedi Slimane que entra a fazer parte da Yves Saint Laurent.  Esta é a primeira razão pela qual estou entusiasmada com esta notícia, esta rivalidade há de render uma moda extraordinária!

Segundo é por quê Simons traz a elegância de volta a uma marca francesa.  Hoje em dia, poucas marcas são elegantes.  Os italianos já a tem na Valentino com a dupla Chiuri e Piccioli.  Temos que dizer que Galliano fez muito para rejuvenecer esta marca que em ’96, quando ele chegara, estava completamente fané (empoeirada).  Mas hoje precisa-se de alguém que traga de volta a elegância, glamour e contemporaneidade  a esta marca.  Simons é um intelectual e grande admirador de arte contemporânea, mas respeita a tradição quando a respeita.  Como ele mesmo disse à própria Suzy Menkes: “Meu objetivo é uma Dior muito moderna, mas no final, eu também olho para trás.” Referindo-se a uma modernidade da metade do século XX onde buscavam evolução na forma e proporções.

E terceiro, na Dior, Simons também terá a oportunidade de trabalhar com um atelier para criar as suas coleções de alta costura.  Ele já pôde trabalhar com um na Jil Sander onde criou peças divinas como estas.

 

Inverno 2009

A sua primeira prova com a maison Dior será justamente com a alta costura em Junho em Paris.  Com um atelier da qualidade da Dior, Simons poderá fazer magia!!  Nem vejo a hora!!

(Se quiserem, estes são os meus posts anteriores dos desfiles de Raf Simons para Jil Sander: Inverno 2012, Verão 2012 (com influencia de Picasso), Inverno 2011.)

A imprensa já está fazendo comparações:

Revista Elle americana compara modelo de Dior com o último desfile de Simons para Sander.

À esquerda, um look de Dior: logo após a segunda guerra mundial, o New Look que conquistou o mundo com seus modelos que exigiam kilómetros de tecidos dando um tapa à austeridade do período de guerra. À direita modelo do último verão de Simons para Sander.

E aqui algumas imagens do últimos desfile de Simons para Jil Sander onde já se via uma vontade Dior…

E o seu adeus à Jil Sander...agora é só esperar para ver!

Me digam qual é a sua opinião sobre a chegada de Raf Simons na Dior!

YOU MIGHT ALSO LIKE

O que famosos designers fariam inspirados no estilo Dior – por Stylight.com.br
November 02, 2015
Paris- PFW – Dior
October 04, 2015
Como é feito o “it” sneaker Dior!
February 14, 2015
Como se faz uma peça de alta costura Dior!!
January 30, 2015
Raf Simons encontra a sua estrada na Dior.
March 07, 2014
Dior Spring Summer 2014, o desfile
September 28, 2013
Dior: Spring/Summer 2014, semana de moda em Paris
September 27, 2013
Paris: Dior por Raf Simons Inverno 2013
March 02, 2013
Paris: cheguei na semana de moda de Paris
March 01, 2013

32 Comments

Solange
Reply 10 de April de 2012

Suas fotos são lindas. Olhando o blog, sou novata, encontrei uma foto de flores com uma taça de champanhe. Achei belíssima. O seu jardim parece de sonhos. Até mais

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    acho que foi no meu aniversário, 4 de janeiro de 2011...será?...bjs c

Solange
Reply 10 de April de 2012

O desfile está maravilhoso. Bjos

Ivo Viana
Reply 10 de April de 2012

Curioso! Só se fala nisso! Mas eu não vejo com bons olhos, não. Achava muito lindo o minimalismo dele para Jil Sander, mas não consigo enxergar como ele vai fazer Dior.
Acho q a Dior é muito chique, muito francesa e o que sempre, sempre me chamou a atenção na cultura francesa é uma certa perversão, um esnobismo, Catherine Deneuve sendo chicoteada em "La Belle D´Juor", coisas q amo de paixão. A moda francesa sempre foi altiva, desde da Era de Luis XIV foram confeccionadas roupas a fim de humilhar alguém, algo tão chique, tão chique q envorganha o outro q não está a altura daquilo. E Dior tem esse concentrado, essa pompa, esse volume. Não sinto q o Raf Simmons tem essa malícia, esse toque de fel. Ele me parece ter essa imagem plana, branca, asséptica. Dior tem um perfume mais forte, uma desconfiança, um exotismo ... Achava perfeito o minimalismo dele na Jil Sander. Na Dior, não sei ... Pode ser q esteja totalmente errado e venha a contradizer tudo isso, mas, se vivemos mesmo essa tal rivalidade, eu prefiro Slimane. Acho que ele sim, tem esse lado sadomasô-chique-curioso q os franceses cultivam tão bem. Beijão,

    consueloblog
    Reply 11 de April de 2012

    Wow Ivo,
    Vc me abriu os olhos a uma verdade verdadeira! Muito inteligente a tua observação, e de pessoa q ama e analisa a moda com intensidade. Acho q vc tem razão. Porém, sem determinar certos ou errados, acredito que vamos deixar esta malícia a Slimane e ver se Simons consegue trazer o esnobismo, q ele TEM como quase todos intelectuais...
    Também temos que considerar o teu ponto de vista como masculino, portanto observador, e o meu como feminino e consumidora desta moda. Concordas?
    AMO debates de nível, e o salotto é lugar perfeito!
    Obrigada Ivo!!!
    bjs
    c

      Ivo Viana
      Reply 11 de April de 2012

      Obrigado, Consuelo. Mas eu vejo as pessoas q consumem tbm. Como foi muito bem apontado nesses artigos internacionais, a Dior vem flertando com a China, com a Índia e com os países muçulmanos já há algum tempo. Me lembro bem o frisson q eram os óculos cor de rosa, as bolsas e aquelas camisetas bem kitsch escrito "J`Adore Dior" de Galliano. Até Ontem as chinesas amavam Dior e vê-se isso pela quantidade de cópias que têm da marca nas ruas. Tbm li num desses artigos q foi a filha de Bernard Arnault q escolheu Raf Simmons por conta da estética "Celiania" dele. Como ela é a diretora da Dior e gosta muito de Céline, quis dar uma Celinizada na Dior. E aí eu te pergunto quem consome Céline??? Eu nunca vi nenhuma bolsa Céline, verdadeira ou falsa, em baixo de um braço de uma chinesa. Enquanto q as bolsas Lady Di de Galliano estão sempre partout. Quem consome o minimalismo, atualmente, ainda é o público Ocidental do Hemisfério Norte; ou seja a parcela do mercado q está afundada na crise. Enquanto q do outro do mundo: o povo é colorido, carregado, over. Isso acontece até mesmo no Brasil! Eu acho sim q ele vai fazer um trabalho belíssimo, mas de uma forma muito correta, no mal sentido. Hj eu já não aguento mais os desfiles da Céline. Até acho as bolsas lindas, mas o look mesmo; já foi. Acho extremamente chato. E o que eu quero dizer é q Dior é uma marca bem maior e mais abrangente. Eu penso q a passarela de Raf Simmons só ira "acontecer" mesmo na hora q uma chinesa usar um óculos ou uma bolsa Dior by Simmons, verdadeiros ou falsificados. E não somente fazer sucesso entre jornalistas de moda e fashionistas (eu próprio incluso). Um beijão,

        consueloblog
        Reply 20 de April de 2012

        A sua análise é intelegentíssima e de alguém q está em contato direto com o produto e consumidor...
        Me fez pensar e vou ficar observando.
        Com certeza, porém, a Céline aumentou o seu faturado enormemente vendendo a produção (pequena) q querem vender. Dior é maior... realmente tem q ver se ele vai conseguir o sucesso comercial que precisam e querem...
        Certamente, a máquina de venda da LVMH é mais abrangente do q a da Jil Sander e a rivalidade com a YSL vai colocar os produtos bem em vista.
        Mas me pergunto, vc foi quem disse que temos q seguir o caminho do designer, do design, das peças originais, belas e de gosto. Portanto seguir o ponto de vista do criador e não do público...Vc está dizendo q para esta marca este critério deve ficar em segundo plano?...
        (Desculpe o atraso na resposta, espero q vc leia...)

Françoise
Reply 10 de April de 2012

Concordo com você Consuelo, esta disputa entre estilistas faz surgir uma moda muito mais criativa ,gosto muitoooo do Raf Simons, e quando ontem a noite vi a notícia da escolha da Dior, lembrei-me imediatamente de você .Os modelos do último desfile da JS ,já indicavam o caminho do Simons para um refinamento e uma sofisticação maior ,indo para a alta costura.Acho que a limpeza com que êle trabalhava na Jil, só faz acrescentar ao trabalho da alta costura em pleno século XXI, que exige além de uma criatividade imensa , uma perfeita sintonia com um novo tempo.Dior ,uma marca que por si só traz uma imagem de glamour , refinamento e silhueta impecável, dará a este estilista uma oportunidade única de desenvolver seu talento, agora como diz você é torcer e aguardar.bjs.

    consueloblog
    Reply 11 de April de 2012

    Muito certo isto q vc diz. Acredito porém q ele encontrará um novo caminho. Não sei se será tão clean, mas acho que terá MUITO trabalho de construção com modelagens praticamente mágicas. Talvez um Dior com técnica alla Cristobal Balenciaga... Quem sabe?...
    Maravilhoso vai ser ter a primeira vista de suas criações logo na alta costura!
    bjs
    c

Natalie
Reply 10 de April de 2012

Todos na expectativa!!!
Coincidência esse post hoje, amanhã vou apresentar um trabalho de pesquisa de moda na faculdade sobre os anos 40 e vamos falar do Dior! rs
Amei o post anterior sobre a páscoa,que deve ter sido delícia! A foto do jardim a noite,que você até postou no instagram,ficou incrível! Parecendo um cenário,lindíssima! Foi o Roberto quem tirou ou você já aprendeu os truques do mestre? hahaha
Beijos!

    consueloblog
    Reply 11 de April de 2012

    O post saiu hoje por ter sido anunciado ontém e saído na imprensa hoje...rs
    Vai ser legal falar na faculdade do passado e discutir o futuro desta marca e da moda francesa...pf, leia os comentários do Ivo e Françoise para poder debater estes pontos também com a classe e o professor... E, se posso ser SUPER ousada, porque não sugerir à classe para passar aqui no blog e salotto?...:-)
    A foto é toda minha! Visão, captura e post production... Sempre fui gamada em fotografia, desde os 13 anos, e agora com blog e Robbie a paixão estourou!
    bjs

    c

Ana Laura Rabelo
Reply 11 de April de 2012

Adoro seus posts como esse que sao uma master class! Fico toda empolgada.
Sempre vi o trabalho dele na Jil Sander como muito chic. Acredito q ele vai mesmo levar esse tom para Dior que tem a elegância em seu DNA originalmente, e vou torcer muito para que esse estilo limpo chic dele ganhe muito mais destaque. XXX ,AL

    consueloblog
    Reply 11 de April de 2012

    AL, vc me dá coragem! Acho q temos q exprimir opiniões se baseadas em fatos que conhecemos. Esta é a minha e sendo um blog que criei, mas de todos nós, acho este o lugar certo para discutir. Porém, tenho receio às vezes de passar uma atitude dogmática... Fico feliz q vc curte e tem a tua opinão também!
    bjs
    c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 11 de April de 2012

      Vc sabe, eu não entendo da moda como vc ou o Ivo, mas como a Juliana@..Gyn, curto muito, amo as belezas da moda, tudo que é bem feito e o lado histórico. Por isso esses posts são para mim como verdadeiras master classes. Aprendo com eles e ao mesmo tempo me fascina ver como a moda pode ser também, entre tantas outras coisas, tão complexa. Adoro!
      obs.: você com esse jeito ultra democrático e "trés polie" não tem atitude dogmática, ao contrário, deixa a todos muito confortáveis. Veja que até mesmo eu que não tenho conhecimento me atrevo a comentar...por quê? Por sua atitude ser exatamente o oposto, é aberta às ideias e as respeita.XXX,AL

Julian@ .. Gyn
Reply 11 de April de 2012

Esse post esta sendo uma lição, bem como o comentário do Ivo, já que não entendo de moda .. me refiro ao conceito por trás de todo o processo de criação.
Entendo, talvez, do resultado final, quer dizer, do que me atrai visualmente. Valorizo um bom corte e peças que favoreçam a silhueta feminina. Por isso, estou ansiosa para ver o resultado desta parceria.
Gostaria de aproveitar o assunto e saber qual será o futuro de John Galiano no mundo da moda. Com certeza um talento desperdiçado, mas achei justa a punição que lhe foi concedida.
Bjos!

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    Por enquanto, que eu saiba, ele está low profile sem nenhum futuro no mundo da moda...mas a memória coletiva é curta e ele saindo da França, pode encontrar um espaço onde o aceitem...
    bjs
    c

Carollina Lauriano
Reply 11 de April de 2012

Eu realmente estou curiosa para saber como será essa "nova era", mas eu realmente me questionei bastante sobre o Simons na Dior. Assim como Ivo, eu vejo nele um design minimal, desses que a gente vê e até sorri de alegria, coisa que eu realmente admiro. E, se ele tiver a inteligência de conseguir conciliar esse chic minimal com a exuberância que a moda francesa transpira, com certeza será o gênio dessa "nova geração". E quanto a essa nova batalha Slimane vs Simons, acho que só temos a ganhar com tudo isso, e, cá pra nós, a moda estava precisando de um pouco de agito hahah

bjs

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    " e, cá pra nós, a moda estava precisando de um pouco de agito hahah" Isso mesmo!!!! bjs c

Larissa
Reply 11 de April de 2012

Adorei esse post! É muito bom respirar História e um pouco de Psicologia ou quem sabe Sociologia sobre quando se fala de períodos da Moda! ;-)
Obrigada pelas informações de qualidade que você compartilha conosco! E o melhor: em português! rs
Beijos, Larissa (www.quatropontomeia.com)

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    Larissa, fico tão feliz quando gostam de um post assim!! É para esta satisfação q acho existe a blogosfera!...A mídia hoje cobre a notícia e pouco a análise...
    bjs

    c

patricia
Reply 11 de April de 2012

Consuelo, que delícia ler seu post. Foi uma aula para mim. Obrigada.bj

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    :-)
    bjs

    c

Walter Rodrigues
Reply 11 de April de 2012

Eu nem vou dormir até junho!!!! Dei mil pulos de alegria ao saber que Raf Simons era o escolhido, também acredito que precisamos mudar como vc tão maravilhosamente explicou.....é saudável, rejuvenesce, reinventa e a moda agradece!!! Lindo post!!!Kisses!

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    A moda, e nós saltitantes, agradecemos!! Nem q ele dure pouco lá (se n for um sucesso comercial) serão peças históricas!! Ou assim espero! E começar com haute-couture!!! Q privilégio!!
    bjs
    c

Luciene Felix Lamy
Reply 11 de April de 2012

E a França é de.... Leão!
"A moda francesa sempre foi altiva, desde da Era de Luis XIV foram confeccionadas roupas a fim de humilhar alguém, algo tão chique, tão chique q envorganha o outro q não está a altura daquilo."
É a velha estória: um homem 'mede' o outro (até inconscientemente) e meio que indaga: "Que poder [kratós] você tem?"
Como, graças à Deus, evoluímos desde a guilhotina, é salutar e supercivilizado que esse embate se dê no campo das ideias, da criatividade. E que lugar [topós] melhor que a moda para nos brindar com os frutos de toda essa vaidade, 'humana, demasiado, humana'?
Show esse post! Tô aprendendo muito, com todos os amigos do "Salotto"!
Beijos,
lu.
PS: Ivo entende, hein?

    Ivo Viana
    Reply 11 de April de 2012

    Obrigado. São através das minhas observações cotidianas de um universo macro e micro q vou tecendo tais idéias. Beijão,

      Ivo Viana
      Reply 11 de April de 2012

      Agora, outra coisa me intrigou: a França é de leão???? E os lugares tbm são regidos pelos signos???? E a Itália? De qual signo é????

        Luciene Felix Lamy
        Reply 11 de April de 2012

        Putz, Ivo!
        Vou ter que pesquisar em meus livros...
        Lembro que a Espanha é Sagitário;
        os EUA é Gêmeos e Ascendente em Câncer;
        Brasil é Touro com Ascendente em Aquário;
        England é Capricórnio;
        Mas justo nossa querida Itália... esqueci.
        É muito bela, não espantaria que tenha Libra.
        Mas, pensando na Roma Antiga, Áries estava lá!
        Beijos,
        lu.

          consueloblog
          20 de April de 2012

          Por isso que me sinto imediatamente "em casa" na Inglaterra!!!!!!!
          Q bom saber!! bjs c

Suzy Tavares
Reply 11 de April de 2012

Me deleitei com os comentários desde post,seria ótimo ter mais discussões desse tipo por aqui.
Quando temos uma opnião formada vem alguém e desestrutura tudo o que tinhamos na cabeça,mostrando argumentos inegáveis e até então esquecidos.Amo!!
Mesmo assim meu minimalismo torce para que Simons tenha uma trajetória brilhante na Dior.

Esse salotto está cada vez melhor.
bj
Suzy Tavares

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2012

    Suzy, me uno ao coro!!
    bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *