moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Presépios! Por Tânia Sciacco

Joia Bergamo

Joia Bergamo

 

Dezembro chegou!!
E com ele, a montagem de nossas árvores, das luzinhas pisca-pisca, das mesas natalinas, das listas de presentes, de comes e bebes, de amigos secretos, listas e mais listas que nos esperam.

E mais do que tudo isto, com dezembro, sempre chega, pelo menos pra mim, uma sensação de esperança e de renovação.

Li um texto, acho que de Carlos Drummond de Andrade, que diz que foi um gênio quem dividiu o tempo em frações, horas, dias, meses, anos… Recomeços que nos enchem de planos e sonhos.

Quando recebi o convite para esta  exposição de presépios no Museu de Arte Sacra de São Paulo pensei que seria o assunto ideal para este mês temático e de esperança.

“A origem dos presépios é atribuída à São Francisco de Assis que teria feito a montagem do primeiro presépio no Natal, em argila, na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio) em 1223. Sua ideia foi de apresentar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
O costume se espalhou por Igrejas, Catedrais e Mosteiros da Europa, começando a ser montado em casas de Reis e Nobres no Renascimento. No século XVIII, o costume chegou às casas de pessoas comuns pela Europa e depois em outras regiões do mundo.
Fazem parte do presépio tradicional os seguintes personagens e elementos: Menino Jesus, Virgem Maria, José, manjedoura, burro, boi e ovelhas, anjos, pastores, Reis Magos, estrela de Belém”.

E lá fui eu até o Museu de Arte Sacra, local da mostra, pra ver e fotografar.
Som ambiente: cantos gregorianos e eu andando de um lado pra outro.

Pátio interno do museu

O que fizeram de diferente nesta exposição?

Convidaram um grupo de 42 pessoas entre  designers, arquitetos, empresários, artistas plásticos e nomes da sociedade para montar, ambientar, cada um com seu estilo, suas memórias e visão,  um presépio composto por peças  do acervo do Museu de Arte Sacra ou de coleções particulares. Resultaram 35 presépios, mais os do acervo da família Landmann, montados pelos filhos, que foi uma homenagem do Museu à matriarca desta família.

Podemos ver todos os estilos, desde os mais tradicionais até os mais modernos, uns com poucas peças, outros que parecem  uma procissão, alguns bem simples e outros bem  luxuosos. Feitos de palha, madeira, argila, papel, metal, barro cozido, tecido, entre outros materiais, tem para todos os gostos.

Vamos à festa:

Acervo pessoal de Lourdes Bottura

Esther Schattan e Ana Stecca

Por Chris Ayrosa, de seda, palha e papel de arroz. O meu preferido! Achei lindo!!

Virginia Lamarco

Walkiria e Angelo Derenze

Por… dentro de uma pedrinha

Por… dentro de uma casca de noz. Estas últimas duas fotos não ficaram muito boas. É que eu achei tão lindo dentro da casca da noz e da pedrinha…

Com as lupas para conseguirmos enxergar. Foto de Sonia Balady

Jorge Brandão

Alessandra Campiglia

Francesca Alzati

Glorinha Baumgart

Irene Ravache

Toninho Mariutti e Osley Viaro

Eduardo Machado e Wair de Paula

Maria Adelaide Amaral e Antonio Ferreira Jr

Maria Pia Trussardi

Priscila Noschesi Pacey

Vilma Eid

Condessa Graziela Leonetti

Esta tradição é linda, ajuda a entrar no clima de Natal e a relembrar o motivo real da festa, que é o nascimento de Jesus, e com este nascimento o maior fundamento da vida aqui nesta terra: o amor ao próximo.

Vamos mostrar os nossos? E quem não tiver e esbarrar com algum em uma loja ou

na rua ou na casa de amigo, também vale! Que tal?

Sobre a exposição, datas e horário você pode ver no site do Museu de Arte Sacra aqui.

Fotos Sonia Balady

_______________________________

Eu ADORO um presépio!!…

Aproveito este artigo de Tânia e o seu apelo para fazermos algo de parecido ao ano passado.  Quem estava por aqui talvez lembre que pedi ao Salotto para me mandar fotos de suas árvores de Natal.  Foi um sucesso e muito divertido!!  Vejam AQUI e AQUI.

Pois então, este ano, peço que vocês mandem ao consueloblog@gmail.com imagens de seus presépios, menorás e outros cantinhos e objetos especiais que representem neste período de renovação e de esperança uma alegria no seu lar.  Aguardo e farei destes Registros do Salotto um post!!  O que vocês acham?…

Exit mobile version