moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor

O mundo da perfumaria tem tomado uma guinada interessante nos últimos anos.  Depois de ter-se massificado e virado algo de mais convencional, a reação do mercado foi criar um produto de nicho.  Frascos de cristal Baccarat, ingredientes raríssimos, distribuição limitada, produção restrita e preço alto definem este produto.  (Falo mais sobre esse fenômeno AQUI onde conto os perfumes que uso e trago um artigo que escrevi para a Veja Luxo.)

O perfume existe há milhares de anos, e na forma de garrafa já na era do antigo Egito em 1000 BC.  Mas foi durante a Renascença, na Itália da metade do século XV, e logo depois na França, que perfumes ganharam importância.  Caterina de’ Medici, uma florentina casa com o rei da França e leva o perfume à corte da sua nova pátria onde na época a toalete dos nobres e ricos era pouca. Para disfarçar o cheiro ruim, perfumes começaram a ser usados em abundância. Mas este costume era oneroso, só para a elite.

Inicialmente um produto luxuoso, nos anos o perfume se transformou em algo mais acessível.  Até que o encontramos nas lojas de departamentos e duty free.  Essa versão da grande distribuições perde muito da sua alma e qualidade.  Se vocês forem reparar, todos são muito parecidos e fortes… dão até uma certa dor de cabeça.  Percebendo isto, alguns expertos da industria vêem a oportunidade de resgatar a arte e criam a alta perfumaria de nicho.

Silent Cheloni criador da Aquaflor Firenze

Os mestres da alquimia são chamados de “nariz”.   Em Florença temos vários produtores de perfumes de nicho, um deles é Sileno Cheloni que cria a Aquaflor (Borgo Santa Croce, 6, 50122 Firenze) em 2009.  Uma amiga do Salotto, a linda e doce Marcella Cardoso Vieira Gomes, é responsável pela divulgação da marca.  Fim de semana passado nos encontramos e fui conhecer a loja.

A querida Marcella!

Instagram: @aquaflorfirenze @marcellacvg

Fica muito próxima à linda igreja de Santa Croce.  Ao passar pela pequena porta desse prédio renascentista entra-se em um sofisticado mundo onde o respeito pelo ofício, e o cliente, é óbvio.  Já de cara dois confortáveis sofás de couro nos convidam a sentar enquanto esperamos que o perfume que provamos faça efeito na pele.  A luz é suave, o pessoal educadíssimo e não insistente.  Os móveis que cobrem as paredes são antigos e charmosos.  Cada perfume é acessível e tem a sua história.

A linda sala de entrada da Aquaflor no Palácio Corsini Antinori Serristori com suas poltronas convidativas e móveis antigos.

Por todas as salas peças antigas usadas nos anos para a produção de fragrâncias.

Na outra sala estão os sabonetes, e perfumes ambientes.

A sala com os perfumes ambiente e sabonetes

Adorei o santuário do nariz da marca, Sileno Cheloni , com as centenas de essências esperando seus novos conúbios.

E no andar de baixo existem os workshops onde podemos criar a nossa própria fragrância em uma tarde inesquecível!

No andar de baixo fazem os workshops

A mesa do coffee break para o workshop

Sileno liderando um workshop

Também no andar de baixo a sala de embalagem.  Cada perfume é embrulhado manualmente.

Os perfumes são de nicho, portanto os preços são mais altos.  Acredito que partam de 120 Euros até 2000! Mas a loja também oferece produtos mais em conta como os perfumes de ambiente que podem vir em vidros personalizados, as maravilhosas velas e os sabonetes.  Tem vendas online no site, AQUI, e entregam no Brasil.

Os preço dos perfumes vão de 120 Euros a…

2000 Euros!

Esta é a caixa para o perfumes mais preciosos.

Os vidros podem ser personalizados.

Mas mesmo se não quiserem comprar nada, visitem a loja que é um encanto!  Vejam só a beleza do pátio interno!

Experimentei tantas fragrâncias!  Quando escolho um perfume para mim, coloco na pele e espero reagir.  Fecho os olhos e me imagino saindo de um ambiente e deixando só o meu perfume… Pergunto: este aroma me representa?  Representa o que eu gosto de mim?  E é assim que escolho.  E sabem qual escolhi?  O Marilyn Monroe!  É um perfume que foi comissionado.  Sabemos que o perfume da atriz era o Chanel Nº5, mas pediram que Sileno cria-se um perfume que refletisse a sua personalidade.  É ultra feminino e como nada que tenho.  Fiquei super feliz com a escolha!

Do press release:

Aquaflor Firenze e’ uma exclusiva Perfumaria Artesanal fundada em 2009 pelo visionário maestro perfumista Sileno Cheloni.  A boutique se encontra em um prestigioso palacete Renascentista, Corsini Antinori Serristori, obra do grande arquiteto Giuliano da Sangallo, com o laboratório subterrâneo localizado onde antes era a fascinante adega da residência. 

Aquaflor e’ a perfeita representação da arte e tradição da perfumaria artística florentina. Propõe uma coleção de perfumes produzidos com essenciais raras e valiosas proveniente de todos os cantos do mundo.

Aquaflor possui uma  preciosa decoração com  moveis de epoca que se misturam harmonicamente com a experiência sensorial e estetica dos perfumes.

As “joias” olfativas de aquaflor são realizadas no próprio local pelas mãos hábeis de Sileno Cheloni, que como os alquimistas do passado, realiza com paixão as suas criações. 

O maestro também oferece a seus clientes a possibilidade de criar um perfume personalizado através de uma entrevista exclusiva no seu atelier.

Além disto, Aquaflor oferece uma vasta escolha de worshops sobre a perfumaria e de fragrâncias para casa, guiada ou não pelo o maestro perfumista. Cada participante leva consigo a propia criação e tem acesso a uma experiência sensorial única no mundo misterioso e sutil das fragrâncias. 

Aquaflor (Borgo Santa Croce, 6, 50122 Firenze)

Exit mobile version