moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O que é elegância?…

O que é elegância

Marcel Duchamp por Ugo Mulas na Fondation Cartier-Bresson , Paris
Do Instagram de Isabel Junqueira

Bom dia Salotto!!! Nestes dias de Pitti Uomo uma pergunta tem surgido repetidamente: o que é elegância!  Tanto em referência aos looks dos bonitos homens que usam do evento como uma passarela, quanto ao que faz de um deles elegante e de outro algo ridículo… tem um termómetro?

Tentei responder nos pequenos intervalos de 10 segundos do Snapchat… Foi um começo, mas acho que tem mais.

Se não conseguir abrir o vídeo sobre elegância, por favor clique AQUI.

Hoje no seu Snapchat, Isabel Junqueira (Snapchat: JunqueiraIsabel) nos mostra a linda foto de Marcel Duchamp por Ugo Mulas na Fondation Cartier-Bresson (acima).  Na minha opinião, esta é uma pessoa elegante.  Tem a ver com o porte, a consciência de quem se é, a humildade a maturidade (mental) e a inteligência.  Pode-se ver uma pessoa elegante no seu porte e na luz dos seus olhos.  E esta beleza é eterna, é forte!

Tem também a elegância como a da minha mãe, Costanza Pascolato.  Ainda não encontrei alguém que não a ache linda e um ícone de elegância.  Ela mesma se surpreende, mas sabe, como boa virginiana, como usar esse seu dote natural à sua vantagem.  Sua disciplina diária matutina entre beber 1 litro e meio de água, se maquiar, pentear e vestir demora duas horas.  Vale a pena, não existe uma pessoa que a veja e não se lembre dela.

Minha mãe, Costanza Pascolato, com meus filhos Cosimo e Allegra

A internet amplificou a importância da imagem.  Democratizou a sua divulgação e ofuscou a sua definição quanto ao que é elegância.  Além de tudo virou um business, como bem disse Ale Farah hoje no seu Snapchat (@alefarah) a uma polêmica que a revista GQ trouxe hoje.  Vender o look do dia rende para todos: produtores, revistas, modelos e blogueiros.  Então é inútil reclamar.

Mas para reconhecer a elegância, como disse no meu Snapchat (@consueloblocker), requer um olho treinado, portanto profissionalismo.  Como a um crítico de arte ou cinema, é necessário entender a história e cultura do ofício a ser discutido.  Infelizmente revistas e sites começaram a mandar fotógrafos nos arredores dos desfiles que nem paixão por moda tem (estou generalizando, lógico).  O briefing: fotografar o que tiver de mais “original” (leia-se colorido) ou fotografar o que os grandes streetstyle photographers (como o The Sartorialist, Garance Doré, Tommy Ton, etc) estavam fotografando.  Isto gerou uma legião de pessoas coloridas de pouco estilo (sempre generalizando…) que aproveitaram do momento para auto-divulgação.  É muito mais difícil detectar a elegância pura, do que o excesso…

Tudo isto para dizer o que?  Que na minha opinião, elegância está em primeiro encontrar o teu estilo, e depois ter um ótimo relacionamento com ele!!  Essa intimidade gera um look descolado com o qual se vive confortavelmente, com o qual nos apaixonamos e que se reflete em tudo: comportamento e brilho no olho!!

Existe algo de mais elegante do que um sorriso?

Exit mobile version