moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O que é completamente diferente na Itália…

Image 5

Foto Robbie Leone

O Brasil e a Itália tem muito em comum… São países latinos que gostam de sombra, coco (pasta) e água fresca (vinho)… Lugares lindos com gente boa e almas felizes.  Lógico que sempre podemos gostar mais de um aspecto ou de outro e sinceramente a poluição, crime e trânsito de São Paulo são um downer para mim, especialmente com a vida pacata com a qual me acostumei aqui em Florença…  Mas hoje gostaria de contar para vocês as coisas que existem e acontecem por aqui que eu totalmente não esperava quando vim morar aqui mais de 25 anos atrás!!!  Vâmu lá!

Frutas!

Nem preciso dizer que frutas tropicais são o máximo!!!  Manga e papaia são donos do meu coração!!  Mas eu nunca havia experimentado o verdadeiro saber das seguintes frutas. (Obs: mas só no verão.  Aqui as coisas são boas nas estações que elas tem que existir!)

Pêssego, morangos e tomates.  Até 1990 quando vim morar aqui, não conhecia o real perfume e néctar destas frutas!!  Por isso que a pomarola (molho de tomate) daqui é tão melhor!!  São super suculentas e doces!!!… Hmmmm!

O pêssego é super suculento

 

Dias que as lojas estão fechadas…

Socorro!!! Essa demorou pra entender!  Vejam só… As lojas fecham na segunda de manhã, mas no verão fecham no sábado à tarde e abrem na segunda de manhã.  Porém, as lojas de comida e flores fecham na quarta à tarde… Depois das 14:30 ou 22:30 os restaurantes não servem mais!!  Ah!  E tudo fecha na hora do almoço para daí abrir às 14:30 (escritórios), 15 (posto de gasolina), às 15:30 (algumas lojas) e 16:30 (padarias)!!  Urghhhhh!!!  Sempre foi algo de bem frustrante pra mim!

Cinema fecha no verão!

Este é um povo que vive os longos dias do verão intensamente.  Tem luz até umas 9 da noite e a vida muda.  Come-se fora nos jardins, terraços e restaurantes (isso é, se os pernilongos permitem).  E quase ninguém opta por fazer algo fechado como ir ao cinema… Portanto tem só Drive-in (quem lembra?!) pois os cinemas fecham durante todos os meses do verão!!  Hoje em dia, nas periferias, tem aquelas mega salas de cinema que ficam abertas.

 

Esse tal de antipasto, primo, secondo, contorno, formaggio e dolce!

Por tradição, o italiano come um carboidrato para começar a refeição, daí um proteína com verdura, e a seguir um queijo e fruta.  Parece tanto, mas as porções são razoáveis (normalmente não se repete) e na verdade é uma refeição equilibrada!  A população italiana, de forma geral, não é gorda.  Como tudo, isto também tem mudado.  Até os italianos, especialmente de noite, comem ou o primo (carboidrato) acompanhado por uma salada ou verdura, ou um secondo (proteína).  E terminam com uma fruta.  Nos restaurantes é costume pedir duas coisas.  Pode ser uma combinação entre o antepasto, primo e secondo.  O contorno quase sempre se pede… o doce quase nunca.  O espresso sim!

Cappuccino nunca depois das 11.

Eu A-DO-RO cappuccino!!  Até aprendi a fazer em casa.  Uso uma maquininha que “bate” o leite (de soja) quente e daí adiciono o meu café!

A maquininha para fazer a espuminha do cappuccino em casa!

Tomo uns 3 pela manhã (2 deca).  Quando saio fora para o almoço, gosto de pedir um no lugar da sobremesa… Mas já vou pedindo desculpa por ser estrangeira, pois me olham mal!   É que não se deve beber um cappuccino depois das 11 aqui na Itália!   Especialmente depois de uma refeição.  Tem uma razão pra isso… é porque não ajuda a digestão!!  Eita povo com hábitos bons para comer!

 

Bem, por hoje é só! Beijossss!!!  Com bigode de espuminha de leite! 😉

–––––––––––––––––––

ADENDUM… o que eu esqueci…

Esqueci de falar do cinema dublado!!!  Dizem ter os melhores tradutores… pode até ser, mas pra mim é como ver um Picasso com outra cor…

E do calor!  No verão, é mais quente aqui do que no Brasil!! Nunca sofri tanto para dormir do que na Itália.  E não existia ar condicionado… Agora estão aprendendo… Mas mesmo assim não fica gelado como nos USA… Até pedi pro técnico o que tinha de errado com o meu ar e ele respondeu perguntando: “a senhora é estrangeira?…” Rssssssssssss!

Exit mobile version