moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O apartamento de Coco Chanel

Ésta é a escadaria icônica da loja da Rue Cambon da Chanel.

Since the fashion weeks have just started and in a few days I will be in Milan starting out my season, I wanted to share with you some glamour by one of the greatest dames of this métier.

………………..

Já que as semanas de moda começaram e daqui a alguns dias estarei em Milão e logo após em Paris, deu vontade de dividir com vocês o glamour desta grande senhora da moda: Gabrielle Chanel.

Este post foi publicado pela primeira vez no dia 28 de janeiro de 2011.

=============================================

A day after the haute couture show, I had the privilege to go see the amazing Metiers D’Arts, Pre-Fall, collection in Mademoiselle’s apartments!

—————————-

O dia seguinte ao desfile de alta costura Chanel, fomos convidados para ver ao vivo a coleção Metiers D’Arts.  Karl Lagerfeld dedica um desfile Chanel ao ano, o Pre-Fall,  a artesãos franceses da alta costura.  Usa a maestria de cada atelier para criar uma coleção comercial magnífica.  Os detalhes são tão espetaculares que mais do que um desfile, esta coleção merecia um tête-à-tête!  Foi o que nos concederam…mas não só, além de tudo, o rendez vous, aconteceu no apartamento de Mademoiselle!

Coco Chanel em seu apartamento circa 1965.

Minha mãe sempre me contou da emoção que sentiu ao entrar nos lindos aposentos…sempre quis ir e ver se sentiria a mesma coisa.

Chanel comprou o prédio do século 19 na Rue Cambon, 31, em 1910 no início do seu sucesso.  Junto com o amigo, conselheiro e pintor José-Maria Sert decorou os 3 quartos com peças orientais e venezianas; duas de suas grandes paixões.  Porém ela não tratava estas preciosidades como objetos inatingíveis…Enquanto livros antigos eram guardados atrás de vidros em outras casas, chez Chanel eles eram ao alcance de qualquer um.

Chanel admirando, de perto, seus livros preciosos.

Os maravilhosos Coromandels, biombos chineses dos séculos 18 e 19, eram usados como papel de parede, e parece que ela tinha 32 deles.  Ela também gostava de usá-los para criar intimidade e esconder portas para que as visitas não quisessem partir nunca…que mulher!

Alguns de seus maravilhosos Coromandels, biombos chineses antigos. Adoro o contraste com a tv anos 60…

Foi uma emoção maravilhosa que fotografei de todos os ángulos.  Aqui está o resultado.

Os apartamentos são no terceiro andar, sendo o primeiro a loja. Estas escadas levam da loja ao primeiro andar…

…aonde ficam os salões de alta costura. Aqui não pode-se fotografar. Portanto só fiz esta foto aonde vê-se as várias paredes de espelho, escolha de Chanel, que criam a ilusão de infinito, sem confins. Nas salas atrás de mim, as clientes de alta costura (estimadas em só 200 em todo o mundo) escolhiam e experimentavam as peças que mais gostaram no desfiles do dia anterior.

As escadas que levam ao terceiro andar. As famosas aonde Chanel se sentava enquanto assistia aos seus desfiles sem ser notada.

E por aqui, vi pela primeira vez os apartamentos de Mademoiselle.  Nas paredes os famosos Coromandels, e nos saudando, a estátua de um servo veneziano.

Ela não dormia neste apartamento e sim no Hotel Ritz que fica a poucos minutos de distância.

Este apartamento era para receber…

Circundada por seus lindos objetos…

Iluminados pelos candelabros feitos sob medida com cristais e cristal de rocha. As partes em ferro são um design que mistura o logo com dois “C”s e o número 5. Uma cartomante disse a Chanel que 5 era seu número de sorte. Daí a origem do nome do perfume.

Ela também recebia aqui para almoço.

Aonde a luz se reflete nos belíssimos espelhos venezianos.  Que maravilha as paredes folheadas de ouro!

Não dá para ignorar…as belezas da coleção Metiers D’arts!

No desfile, esta foi a minha peça favorita.

Mas, ao vivo, tive que reconsiderar…

…olhem só o detalhe desta peça…

…que estava apoiada “na” cadeira aonde Chanel se sentava quando fazia as provas às clientes e modelos. Me explicaram que Chanel não desenhava croquis, assim sendo, montava e corrigia tudo sobre a modelo.

Durante uma prova nos anos 60 com a atriz Romy Schneider. Olhem só a cadeira alí.

Na bolsa menor, as “costuras” que “seguram” o logo são feitas com correntinhas!!! Lindo!

Essa é a minha peça desejo!…se tivesse a perna pra que te quero…

…bom, essa bolsa também…

Foi quase impossível sair de lá…mas saindo, me deparei nisto!!! Pode?!?!? Parece que Chanel fez de propósito para poder controlar tudo. No andar de cima ficava o atelier… Alguém consegue encontrar o meu reflexo?

Senti…

Clickando nelas, as imagens aumentam.

Exit mobile version