moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!

Mais astrologia com a amiga do Salotto e professora Luciene Felix Lamy.

O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!

“Personificação da Astrologia”, por Guercino (1650-55). Blanton Museu de Arte, Texas. Segundo a Wiki, Giovanni Francesco Barbieri, é mais conhecido como Guercino ou Il Guercino (Cento, 1591 — Bolonha, 1666), palavra italiana para “estrábico”, apelido que lhe foi dado por conta de seu desvio ocular.

Amigos do Consueloblog, dos inúmeros e-mails que recebo perguntando sobre mapas astrais, muitos relatam estar passando por momentos cruciais em suas vidas e, quando vou dar uma olhada, constato que estão vivenciando um trânsito saturnino ou, um dos mais marcantes deles, o famoso “1º regresso de Saturno”.

Mesmo sabendo que a maioria de nós ruma ao 2º regresso (por volta dos 58/60 anos de vida), vamos falar sobre essa 1ª “chacoalhada” do destino, que pode ser de grande ajuda àqueles que amamos, pois entre os 28 e 30 aninhos, muitas vezes, “dá um tilt”!

Sim, tanto os trânsitos quanto o 1º regresso de Saturno ocorrem, existem! Dura cerca de 2 anos e meio e, se serve de consolo: passa, nos tornando muito mais maduros, centrados e mais fortes.

Sabemos que o lindo planetinha que habitamos leva cerca de 365 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Já o lindo planeta dos anéis, nomeado Saturno, o deus do Tempo na mitologia romana (na mitologia grega ele é Chronos), leva em torno de 29 anos para completar essa mesma “voltinha”.

Saturno é o último planeta visível a olho nu e sua associação com limites, responsabilidade, desafio, amadurecimento, seriedade, é notória.

Durante o 1º regresso de Saturno, que é o retorno para o signo onde ele estava quando você inspirou pela primeira vez a atmosfera terrestre, são comuns as angústias, tais como, em relação ao início ou término de um amor, dúvidas sobre a carreira, além de, quase sempre, incertezas sobre o ambiente familiar, englobando a própria moradia em si, culminando num súbito anseio por mudar de ares e de chão. Bem, isso se você ainda tiver tudo isso, porque com Saturno, muitas vezes… Vejamos o que ocorre.

Pela primeira vez, a vida nos “joga na cara” que o Tempo passa. Impiedoso e implacável, como lhe é peculiar. Nem é nada assim tão arrebatador, os sinais vem aos pouquinhos, mas vem! Não adianta nos esquivarmos: o fôlego não é mais o mesmo dos vinte, a própria pele já resseca com mais facilidade… Mas é na mente, na cabeça, nas ideias e ideais que ele nos sacode: começamos a nos tornar um pouco mais introspectivos, confabulamos com nossos botões sobre o que alcançamos versus o que deixamos para trás. E redirecionamos o leme!

Durante o 1º regresso, “cai a ficha”, e pela primeira vez, temos consciência de que a juventude, a juventude mesmo, já se foi, é coisa do passado (e esse primeiro “Adeus” é sentido). Será durante o 1º regresso que atinaremos aos primeiros sinais de maturidade. Os antigos diziam que todos somos inocentes até o primeiro regresso de Saturno.

“Todos nós estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando as estrelas…”. Oscar Wilde em Dorian Gray

No entanto, se há a irrefutável constatação de que o tempo passa (exceto para Dorian Gray, famoso personagem do literato inglês Oscar Wilde), há também a consciência (que alento!) de que a velhice, com seus problemas e limitações, se encontra a uma margem segura de distância. E isso nos energiza! É quando nos sentimos imbuídos de tomar as rédeas, ajustar a rota, reestabelecer novos objetivos e seguir renovados, com todo gás!

Durante o 1º regresso, é como se o Universo nos chamasse pelo nome e fôssemos convocados a olharmos para dentro de nós e fazermos um balanço tentando equacionar as vitórias, as conquistas, os erros e os enganos. Mas esse acerto de contas é somente entre você e você mesmo(a).

Por mais que tenhamos seguido a cartilha direitinho (dos pais, da sociedade, da cultura na qual nos inserimos), há um quê de irrealização, alguma peça que não se encaixa, uma sensação de: “Era isso? Então era… Só isso? Oh, mas isso não é o bastante!”

Pã consola Psyché (a Alma). Escultura de Reinhold Begas (1858), Museu Nacional de Berlim.

Subitamente, sabemos que não era só isso ou apenas “isso” o que tanto almejávamos. Mas o problema é que também não sabemos ainda exatamente o que é que nos satisfará. Se atingimos certo status profissional, nos ressentimos pela parte amorosa ainda capengando; se já encontramos o que pensamos ser “o grande amor de nossas vidas”, começa a parecer custoso limitarmo-nos ao cercadinho que a relação exige.

Se tivemos filhos, parece que a responsabilidade sobre a criação deles tornou-se descomunal; se ainda não os tivemos, começamos a olhar para as “famílias propaganda de margarina” ao lado e… A grama do vizinho parece mesmo mais verde. Atentamos que, às vezes, tudo não passa de um engôdo.

Embora haja (raras) exceções, o fato é que durante o 1º regresso de Saturno, poucos estão satisfeitos com o que amealharam, a maioria está ávida por uma nova vida. Mas qual caminho seguir? Qual???

Talvez possamos ajudá-los a descobrir sobre para qual área da vida (Casas astrológicas de I a XII) o 1º regresso OU um trânsito de Saturno chamará sua atenção.

Para tanto, confira o que o sábio astrólogo Stephen Arroyo, em sua obra “Astrologia, Karma & Transformação” (infelizmente esgotada) tem a revelar sobre o 1º Regresso de Saturno clicando AQUI

E, mesmo que o “1º ou 2º Regressos” não seja seu caso no momento, vale a pena verificar qual Casa Astrológica de SEU mapa astral é ocupada por Sagitário (o signo da Fé, da religião e da filosofia, da mente mais ampla e “abstrata”, que busca o sentido, contextualizando o micro no macro), pois é lá que Saturno se encontra atualmente, nos oferecendo a possibilidade de darmos um salto em direção ao aprimoramento da Alma.

Em qual esfera, qual área da vida haverá esse salto? Descubra fazendo seu mapa AQUI

Considerando que, independente de qual seja seu signo astrológico e qual Casa o signo de Sagitário ocupe em SEU mapa, o atual trânsito de Saturno por Sagitário chama a todos nós para – numa palavra – questões de Fé, portanto, eis a imagem que sintetiza nosso momento:

Sacrifício de Isaac por Abraão, afresco no Palazzo da Villa D’Este, em Tivoli. Foto de Luciana Rodrigues, do blog romapravoce.com

Se em SEU mapa astrológico, o signo de Sagitário estiver ocupando as…

Casas I, V ou IX (análogas aos signos de Áries, Leão e Sagitário), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas II, VI ou X (análogas aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas III, VII ou XI (análogas aos signos de Gêmeos, Libra ou Aquário), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas IV, VIII ou XII (análogas aos signos de Câncer, Escorpião ou Peixes), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Como sempre, estou à inteira disposição do Salotto para ajudar a sanar as dúvidas!
Zilhões!!!

Exit mobile version