moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Nova Iorque: Museu The Cloisters

The Cloisters faz parte do Metropolitan Museum of Art mas fica na ponta norte de Manhattan.

The Cloisters faz parte do Metropolitan Museum of Art mas fica na ponta norte de Manhattan. Foto do site do museu.

Faz (acho que finalmente aprendi a usar este verbo corretamente neste caso!!) anos que queria ir ao The Cloisters mas sempre achava que era muito longe.  Hoje me bateu uma coragem e fui!!  Descobri que em 45 minutos do centro de Manhattan chega-se lá de metrô!  O truque é pegar o express train!  As instruções para chegar estão AQUI.

Para chegar ao The Cloisters, pega-se o express train A Uptown.

Desce-se na 190 St. Station

Dali se faz um lindo passeio de 10 minutos através do Fort Tryon Park

“Não deixe que ninguém diga, e diga à sua vergonha, que tudo era lindo aqui, até que você viesse.”

O The Cloisters faz parte do Metropolitan Museum of Art e foi um museu criado para expor o povo americano à arte medieval européia.  A iniciativa veio de John D. Rockefeller, Jr. após a compra da coleção do escultor, George Grey Barnard.  Este último, nas suas viagens à Europa para procurar pedras para suas esculturas, trazia com si peças de arte medieval.  Isto acontecia no início do século XX.  Hoje não pode-se mais fazer isto sem milhares de documentos e permissões do governo.  Fato está que este bonito museu ostenta algumas lindíssimas peças e partes de igrejas e pátios internos da época medieval.  Tudo foi reconstruído peça por peça e inserido no museu após o seu desmantelamento na Europa.

Este lindo altar, e o afresco que na realidade é de outra igreja na Espanha, foram desmantelado na Europa e reconstruído aqui no The Cloisters!!

Uma sala inteira foi criada para dar uma idéia do tamanho que seria esta igreja.

Uma linda porta na sala.

O documentário abaixo mostra como foi feito o transporte. É um pouco longo, mas pode-se avançar às partes que interessam.

O museu não é muito grande e não tem uma coleção extensiva, mas é uma delícia fazer o passeio até lá para ver a estrutura, seus jardins, a vista do Hudson River, e sim as lindas peças que eles tem, inclusive tapeçarias maravilhosas de unicórnios.

Linda a sala com as tapeçarias de unicórnios. São do fim de 1400 e vem da Holanda. Demoravam 8 anos para fazer!

Os incríveis tons e sombras na tapeçaria!!  É muito provável que estes sejam o casal que comissionou a série de tapeçaria.

A mais importante é esta. A foto é do museu pois esta não podia ser fotografada.

Cheguei por sorte quando estava começando um tour.  Foi muito interessante observar o quanto o ponto de vista do guia americano é diferente da do europeu.  Discuti isto mais tarde com a Lucia.  Acredito que o americano supõe que quem vem visitar o museu não só não sabe nada de arte e história, mas também pouquíssimo da religião católica.  Ao invés, um guia europeu tem como certo que seus  observadores sabem do que ele está falando e parte para a análise específica de uma peça dentro da realidade artística, cultural e religiosa da época.  Isto parece bobo, mas foi quase como uma epifania para mim (ou como a Lucia tão bem descreve, “uma pizzada na cara!”).

Entre uma sala e outra, passeia-se por estes lindos pátios reconstruídos como os originais.

Inclusive as pedras usadas para completar as colunas foram trazidas das mesmas pedreiras usadas originariamente para criá-las.

Outra sala com uma linda tapeçaria…

No detalhe…

O museu é espaço para crianças também…

Vai-se perambulando de uma sala à outra…

(a mesma sala da foto anterior com outra exposição na câmera para retratar os vitrais)


Estas miniaturas são incríveis!


E uma das pièces de résistence, o tríptico da anunciação por Robert Campin (Belga) de circa 1427. Este quadro está em um estado impecável por ter sido sempre muito bem cuidado. Ele contém dezenas de simbolismos que nem sempre são necessariamente precisos para a época. Reparem (clicando para aumentar a imagem) no Jesus na cruz que chega no raio de sol!  As páginas do Antigo Testamento e da Bíblia que se esvoassam quando chega o anjo (logicamente e é a anunciação, a Bíblia não tinha sido escrita ainda).  À direita é José e à esquerda quem comissionou a pintura com sua esposa que foi adicionada mais tarde por ele ainda ser single quando o quadro fora criado.  E tem muitas outras particularidades a este quadro que não lembro mais!…

Pedi a um casal para tirar uma foto de mim…

Voltando downtown, encontrei a Lucia para o nosso tradicional happy hour com Cosmopolitans!!  O meu conselho para qualquer turista (inclusive eu) é fazer meio dia, ou no máximo 2/3 do dia de cultura, e o resto de lazer!!  Só assim, ao meu ver, a memória daquelas férias são alegres.

Como coloquei no meu Instagram #nyisaboutCosmos !!

E tive um presente!!  A Allegra veio jantar conosco!!  Fomos ao chinês Shun Lee (Allegra tinha o direito à escolha e quis oriental!) 43 W 65th St, Phone:(212) 769-3888

Fomos jantar no Shum Lee.

Meu amorzinho!!

Isto foi hoje…até amanhã!!

Exit mobile version