moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

As nobres famílias romanas e seus monumentos com Sandra Gorski Rego-2ª parte

Continuando o post de ontem (AQUI), mostramos mais de Roma!!!

TERCEIRO DIA DO TOUR

E, na quinta-feira, dia 15 de Maio de 2014, foi a vez da indescritivelmente bela e riquíssima Villa Farnesina, erigida pelo arquiteto Baldassare Peruzzi (de Siena) a pedido do banqueiro também sienense, Agostino Chigi e adquirida, em 1577 pelo cardeal Alessandro Farnese.

Acima, belíssimo afresco “Triunfo de Galatéia”, de Rafael Sanzio retrata o herói Perseu (capa vermelha), arrancando a cabeça da Medusa. Especula-se que o belo rosto da alegoria de Galatéia, que porta a trombeta dourada, seja de Giulia Farnese, amante do papa Alexandre VI Bórgia (1492-1503).

As referências astrológicas referem-se ao mapa de quando o primeiro proprietário da Villa, o rico banqueiro sienense Agostino Chigi nasceu. Segundo Luciene Felix, o afresco acima indica que ele tinha Mercúrio (Hermes) no signo de Escorpião e Marte (Ares) no signo de Libra.

Afrescos retratando Bodas e o Panteão dos deuses no Olimpo.

A “Scala d’onore” conduz ao pavimento superior, ao piano nobile. A sua concepção revela um grande senso de imponência.

No “Salone delle Prospettive”, os afrescos de Peruzzi criam a ilusão de ver, entre as colunatas de mármore, paisagens da Roma do século XVI.

Sobre a lareira, a pintura do “ferreiro divino”, o deus pagão Hefestos (Vulcano).

Nesse afresco, a deusa da Sabedoria e Justiça, Palas Athena (Minerva).

Jardins da Villa Farnesina, que eram usados como palco de festas e encenações teatrais.

Todo vigor e força do deus da forja, Hefestos (Vulcano).

Depois de conhecermos a Villa Farnesina, atravessamos a Ponte Sisto e seguimos para o Palazzo Farnese. Aqui já vemos sua fachada posterior.

Fontana del Mascherone

Palazzo Farnese, harmonioso e imponente, é um dos mais emblemáticos edifícios do Renascimento e o mais representativo entre as relações da Itália com a França no século XVI.

As duas grandes bacias de mármore que compõem as fontes da Piazza Farnese são provenientes das Termas de Caracalla

Encerramos o nosso Tour em Roma com a família Farnese. E fomos almoçar no restaurante Obiká, no Campo del Fiore.

Aqui a maravilhosa Mozzarella di Búfala Campana DOP com Prosciutto nero da Sicília.

E aqui, Mozzarella di Búfala Campana DOP, pomodori di Pachino com pesto di basílico.

O grupo estava tão entrosado, e querendo conhecer um pouquinho mais dos recantos e encantos de Roma, que Sandra se propôs a mostrar outros lugares relacionados às nobres famílias romanas que não contavam deste Primeiro Módulo do Tour.

A monumental Fontana Paola, um aqueduto erigido originalmente pelo imperador Trajano, em 109 d.C. e que recebeu o nome de Acqua Paola por causa do papa Paulo V Borghese, responsável por sua restauração.

Esse é o que se considera o primeiro edifício realmente renascentista de Roma: o Tempietto (templo pequeno), erigido por Bramante em 1502. Acredita-se que São Pedro tenha sido crucificado neste local. O Tempietto ilustra o sonho renascentista de reviver as glórias passadas.

Igreja de San Pietro in Montorio, onde se encontra os restos de Beatrice Cenci.

Roma vista do alto do Gianicolo.

Na imagem acima, edículas que eram santuários ladeados por dois pilares, em geral com a estátua de um deus.

Rumamos ao bucólico bairro de Trastevere…

Começa assim: frequenta o Salotto, participa do Concurso e olha só aonde vem parar…

E as meninas resistem às feirinhas?

A magnífica Basílica de Santa Maria in Trastevere foi o primeiro local oficial de culto cristão em Roma, no séc. III. No mosaico acima, observamos Santa Maria alimentando o menino Jesus e dez mulheres segurando lâmpadas: as oito acesas simbolizam a virgindade e as apagadas (nas mulheres com véu), simbolizam as viúvas. Já o campanário é do século XII e, no topo, há um mosaico da Virgem. Ainda na fachada, as estátuas de 4 papas decoram a balaustrada.

Túmulo do Cardeal Pietro Stefaneschi, que morreu em 1417, obra de um escultor desconhecido chamado Paolo.

A Piazza di Santa Maria in Trastevere (1692), de Carlo Fontana, tem base octogonal e é convidativa a uma pausa em nossas andanças.

Finalizamos nosso Tour, repletas de novos conhecimentos, de fortes emoções e trouxemos na memória a mais sublime bagagem da vida: beleza, aprendizado, novas amizades, cultura. Aguardamos vocês na segunda metade de 2015.  Mais detalhes, no Blog da Sandra Gorski Rego, AQUI.

Exit mobile version