moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

MFW- Semana de moda de Milão Gucci, Stella Jean, Cucinelli, Alberta Ferretti e Nº21

A catedral de Milão

A catedral de Milão

O primeiro dia da semana de moda de Milão (MFW) nos reservou surpresa e energia!

O dia estréia com o desfile de Stella Jean.  Já falei dela AQUI e AQUI.  Esta estilista italo-haitiana, sempre traz à passarela her heart and soul.  Me apaixonei por ela pela chiqueria das montagens dos looks e o mix de estampas étnicas (de sua origem mais “exótica”) com listras de camisaria masculina (das camisas de seu elegante pai).  Nesta estação ela se apaixonou pelo Himalaia.  Vejam só que incrível as combinações, cores, estampas e atitude desta coleção!!  Eu AMOOOO!!!  E adoraria adicionar algumas destas peças no meu guarda-roupa tão clássico.  Daria um super up!!

Tem um feeling anos 70 em várias passarelas milanesas.

Fotos do site Style.com para melhor illustrar os detalhes.

No backstage Stella dá entrevistas e agradece os elogios.

Os mood boards

Os acessórios incríveis!

Depois foi a vez da GUCCI!!  A marca está com um novo estilista, Alessandro Michele.   Ele foi assistente da anterior, Frida Giannini (que foi despedida pelas vendas estarem caindo depois de 15 anos na marca, um grande bafafá no meio fashion).  A surpresa da indústria foi a escolha de alguém pouco conhecido.

Quando há mudanças, tudo muda.  Ao invés de 2 desfiles, foi um só, e nessa eu fiquei de fora… Mas hoje vou ao showroom e tirarei mais fotos e bem de pertinho!!

Lógico porém que o segundo que terminou o desfile corri ao Instagram!  Fiquei deludida… Me parecia feio, amassado, sem graça… Sim, novo, mas não algo que queria usar…  Mas depois abri as imagens no iPad, e entendi que estava equivocada!!

O que os chefões da Kering (proprietária da Gucci) buscam é o cool, adjetivo que mais vende hoje em dia (!) pois transcende todas as idades!!  E foi o que Michele fez!  A proposta é interessante, apesar da ambiguidade sexual oferecida.  Modelos homensn em vestidos de mulheres e vice versa.  Mas o cool está aí!!  Porém tem que tomar muuuuuito cuidado na interpretação que não pode ser literal, como fez muito mal a Salma Hayek (esposa do dono da marca que estava com um look completo andrógeno antes do desfile.  Andrógeno em uma das mulheres mais sensuais do planeta não rolou!!).

Alessandro Michele

Alessandro mostrando os novos acessórios (que vou ver daqui a pouco) para o Insta da Vogue Brasil

Salma Hayek com total look

Em contraste, existem italianos apaixonados pela vida!!  Um é Brunello Cucinelli que começou a marca nos anos 80 e fez dela um estilo de vida.  Digo isto com segurança pois seus cashmeres e total looks (com os materiais mais nobres que eu já toquei), ficam melhor em pessoas de verdade do que nas modelos!!

Bruno Cucinelli! Não é maravilhoso ele? Além de bonito, é um filósofo e ultra determinado! Conversei 5 minutos com ele. Do signo de virgem ele me contou que ele e todos no escritório trabalham das 8 e um minuto até as 5:30. Depois disto todos tem que ir “godere la vita”, viver! Mas durante aquelas horas é intenso. Pode-se dizer “Bom dia” só uma vez para não perder tempo!

O showroom e a recepção é elegantérrima!!

A qualidade é incrível!

Acho as pessoas de verdade que trabalham lá mais chiques do que as modelos!

O desfile de Alberta Ferretti foi uma homenagem a o que há de lindo na Itália.  Ela uniu uma estética do renascimento aos anos 70 usando brocados, jacquards (que já está se transformando em tendência) e seus famosos chiffons!

Após o desfile, entrevista aos VIP’s.  Entre os mais concorridos, esta linda atriz chinesa toda vestida de Ferretti.

O cenário era um filme do raiar ao pôr do sol…

E lá fora, a mesma coisa estava acontecendo…

Alessandro dell’Acqua na sua Nº21 surpreendeu.  Quase desaparecerem seus cristais e foram substituídos por pregas e plissados super sofisticados em gabardina e chiffon e organza.  Talvez mais complicado para entender, mas certamente moderníssimo!!  Dois de seus looks com suéter oversize e saia levíssima em chiffon, achei ultra contemporâneo!

Minhas fotos ficaram muito ruins, portanto usei as do Style.com para ilustrar melhor.

Este dourado brocado está virando tendência!!

Este look, o seguinte e aquele acima que eu fotografei com saia transparente acredito sejam super do momento!

Agora, estes três últimos são a minha paixão!!!

Nestes dias, Suzy Menkes fez uma entrevista a Marc Jacobs que arrasou com a indústria da moda de hoje dizendo que estilistas não tem novidades e “edge” (AQUI).  Talvez depois do dia de hoje ele tenha mudado de idéia!

Exit mobile version