moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Luciene Felix Lamy, mitologia é com ela!!

Parte I - 1ª foto

Parte da gangue em Roma. Sandra, Ana Laura, Luciana, Luciene e Cassandra

Semana passada fui encontrar uma das primeiras amigas do Salotto, a Luciene Felix Lamy (muitos de vocês devem conhecê-la através de seus fantásticos comentários).  Ela teve uma idéia genial!!  Fazer um curso de mitologia na incrível Galleria Borghese em Roma onde explica o contexto das emocionantes estátuas de Bernini e Canova através de seus mitos.  Foi uma manhã linda e iluminada…e não estou falando sobre o clima!

A experiência foi incrível!!  Poder ver estas maravilhas e entender o por quê daquela cena, no contexto dado por Luciene com grande cultura, sabedoria e humor, é algo de fantástico e único!!  Recomendo muuuuito!!  Deve ter outro curso em Maio de 2014.

A Luciene montou um post para contar tudo que fizemos.  Está aqui!

Curso de Mitologia Greco-Romana na Galleria Borghese

A Galleria Borghese em Roma

Finalmente, aqui está o tão esperado post de nosso Curso de Mitologia Greco-Romana na Galleria Borghese, em Roma, acompanhados pela querida professora Luciene Felix Lamy, eu! Rssss!! Para todos que estavam na maior expectativa, mais curiosos que Pandora diante da famosa “Caixa”, eis os registros de nossas aventuras. 

Esse é o portal da Villa Borghese, onde fica o Parque que abriga o Museo/Galleria de mesmo nome. A águia, ave-símbolo de Zeus (Júpiter/Jove), presente em toda parte, é Brasão da família.

Berço da cultura do Ocidente, a Itália continua arrebatadora, sempre me surpreendendo mesmo!  

A magia de viajar para participar de um Curso de Mitologia Greco-Romana num lugar privilegiadíssimo como esse é que realizamos TODAS essas propostas simultaneamente! Reunimos cultura (de elevada erudição!), lazer e consumo também, de um Bem inestimável, imperecível e da melhor qualidade, para nossa Alma!

E a “fessôra”, com sua amiga de infância que mora em Roma, Luciana Migliaccio, chegando para o trabalho!

 Vamos à experiência única, inesquecível. O grupo é seletíssimo! Na foto acima: Luciana Migliaccio, Sandra Regina Gorski, Ana Laura Migliaccio, Kika Repetto, Consuelo, eu, Luciana Rodrigues, Cassandra Martins Gulin e Bia Lombardi. Contamos também com a presença do Christian (marido da Luciana Migliaccio) e do filhinho deles, Luca Marzilla. 

 

Durante o percurso na Borghese, “o museu dos museus”, vamos sendo transportados para outra dimensão, a gente vê, sente, flutua entre os deuses enquanto conto os relatos por trás das impressionantes esculturas de Antonio Canova e Gian Lorenzo Bernini, dentre outros.

O mito por trás desse estupendo Bernini, produzido entre 1621/22, “O rapto de Prosérpina” (que se chama Perséfone na mitologia grega) explica o ciclo das estações do ano, revelando uma das maiores dores humanas que no paganismo, diferente do cristianismo, é a dor da mãe que perde a filha, raptada pelo poderoso e riquíssimo deus do reino dos mortos, o Hades (Plutão). 

Também explico como o irmão, Zeus o convenceu a “aceitar” presidir o reino do subterrâneo e porque ele é tão rico! Ele fará da jovem Perséfone, filha da deusa da agricultura, Deméter (Ceres), sua rainha. Acompanhando-os, está Cérbero, o atento cão de três cabeças que vigia para que os mortos não saiam e os vivos não entrem no reino de Hades.

Afresco gigantesco com cenáculo da Ilíada de Homero: Zeus/Júpiter o senhor do Olimpo está iluminado, ao centro, rodeado de divindades envolvidas na guerra de Tróia (Ílion) e, logo abaixo, os heróis Heitor, Aquiles, Ajax e outros. O que desencadeou a guerra mais famosa da humanidade? 

A maior concentração de Caravaggios por metro quadrado, “azaluna pira”, rsrs.

Sala do Caravaggio

 Eis a Sala de Sileno! Foi por tê-lo acolhido que o rei Midas ganhou de Dioniso (Bacco) o presente de pedir o que quisesse e ele quis transformar em ouro tudo o que tocasse. Tudo? Tudinho: até a filha, ao abraçá-la, até mesmo o que pegava para comer… Bem, claro que isso não vai acabar nada bem. Mas vou parar por aqui, rsrs!

Aqui, a Sala de nossa anfitriã, Paolina Borghese Bonaparte, a magnífica Vênus Victrix por Antonio Canova (sim, o original está mesmo no Louvre).

 

 No site da Galleria lemos que: “No final do século XVII a família Borghese teria uma coleção de cerca de 800 pinturas e uma das mais famosas coleções de antiguidades em Roma, além de um enorme mercado imobiliário. Foi precisamente a coleção arqueológica que aumentou o interesse de Napoleão Bonaparte, cuja irmã, Paolina (1780-1825) se casou com o Príncipe Camillo Borghese (1775-1832)”.

 Convidei pessoalmente a atual princesa Camilla Borghese (na faixa da ‘autonomia existencial’ e dona de uma beleza estonteante), descendente de Paolina e apreciadora de meus artigos de Filosofia e Mitologia Greco-Romana, que lê quando está no Brasil!!  Fiquei honrada!

Muito solícita e distinta, ela pediu que telefonasse quando chegasse a Roma, se dispondo a ajudar no que precisasse. Devido a compromissos assumidos nesse horário, dessa vez, ela não pôde mesmo participar.

Quando fui abrir o e-mail onde ela me convidava para um aperitivo, já passava da meia-noite. Me desculpei pela desatenção e respondi sugerindo o sábado, quando retornaria de Florença, mas Camilla tinha um casamento para ir e propôs o domingo. Ah, era o dia da volta: “Ritorno oggi in Brasile”.   Agendamos para Maio!!! 

 Bem, o Amor é tema recorrente em nossas vidas e, portanto, nos mitos. Depois de uma boa base (desde a evolução do homem primitivo com interdito de incesto, enterro dos mortos, descoberta do fogo, cultivo da terra, domesticação do cavalo e etc.), passo às Salas e vou contando as estórias: a escultura de Apolo e Dafne fala da origem do amor não correspondido e explica que os louros que coroam a vitória foram adotados pelo deus Apolo em homenagem a ninfa Dafne, que por ter recebido de Eros (Cupido) uma flechada de bronze (e não de ouro!) se recusou a amá-lo!

E vimos também um pouco da escultura do Hermafrodito (só as costas e o bumbum), que estava interditado… Mas aqui, uma imagem e a lembrança do mito que narra sua origem: o da ninfa Sálmacis que apaixonada pelo belo rapaz e rejeitada, esperou ele entrar no rio e mergulhou em seguida agarrando-o com toda força, pedindo aos deuses que os fundissem num só.

 

Conta-se também que é filho de Hermes (Mercúrio) com Afrodite (Vênus), que conquistou a deusa do amor e da beleza quando disse que adoraria estar no lugar de Ares (Marte) quando eles foram flagrados pelo marido traído, Hefestos (Vulcano). A deusa sentiu-se envaidecida com esse comentário e concebeu o Hermafrodito com o mensageiro dos deuses. 

 Aqui, Enéas foge de Tróia carregando nas costas, seu pai, Anchises, já idoso. Atrás deles, seu filhinho Ascânio. Essa obra retrata também as três idades do homem: infância, maturidade e velhice. Dessa linhagem nascerão os gêmeos Rômulo e Remo (reparem eles no detalhe, nas mãos de Anchises), fundadores de Roma. O mito diz ainda que Anchises gerou Enéas com a própria deusa Afrodite!!!

Depois de duas horas e muitos lindos mitos saímos.

Cassandra assina a Lista de Presença…

Kika ganha sua Apostila… 

Sandra recebe o Certificado e…

Bia, a vencedora do concurso para ir à Roma assistir ao curso!

 Bia, toda orgulhosa, exibe o seu: agora, sim, prêmio totalmente entregue! Pode providenciar a moldura, Bia. Mas, calma que a “experiência única, exclusiva e inesquecível” ainda não acabou, tem mais…!

Agora é a hora de passearmos pelas alamedas do Parque da Villa Borghese, dando uma paradinha aqui e ali porque tudo é lindo e convidativo mesmo.

 

Já estávamos sendo aguardados no restaurante Casina Del Lago onde fomos recebidos com um prosecco de “Boas Vindas” e uns petiscos (mini tramezzini, bruschettine e mini pizza) enquanto íamos escolhendo os pratos: saladas, massas e outras opções leves e gostosas.

Consuelo e Bia

Kika

O brinde!

Luciana Rodrigues, querida amiga do Salotto que também mora em Roma.

As especialidades do dia!

Hmmmm!

Enquanto almoçávamos, aproveitei para contar mais dois mitos: o de Eros & Psique que fala qual é a condição “sine qua non” para o amor e o da Medicina, que abriga na linhagem o deus da saúde, da profecia e da harmonia, Apolo (Hélios), o centauro Quíron e Asclépio (Esculápio), que é de quem descende o “Pai da Medicina”, Hipócrates!

Bem ao lado do restaurante Casina Del Lago, esse espetáculo! Asclépio, que se chama Esculápio na mitologia romana, ladeado por suas filhas Higea e Panacea.

Então, conseguiram traduzir direitinho o frontispício? É um grego bem arcaico e quem participou já sabe! Ele porta o caduceu, envolvido por duas serpentes.

   Christian e seu filho, Luca Marzilla, foram espertos em aproveitar para um passeio completo!

 

E, em Roma, finalizamos assim essa nossa experiência: com uma dose cavalar de injeção da mais pura apolínea medicina, harmonizando tanto nossos corpos quanto nossas Almas. Mas… Opa! Teve uma canja!!! 

No dia seguinte, a narrativa das aventuras do herói Perseu, filho de Zeus com a princesa Danae, que foi fecundada com… uma chuva de ouro!!!

É aqui, em Florença, que Perseu recebe a todos, trajando as sandálias aladas de Hermes (Mercúrio), o elmo e a espada forjada pelo ferreiro divino Hefestos (Vulcano) e ostentando com imponência a cabeça da Medusa. Tudo muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes!!!

 É MUITA, muita informação em pouquíssimo tempo. Com uma didática bem simples, expliquei a transição da MAGIA para o MITO, do mito para o RITO e do rito para a RELIGIÃO, espero de forma clara e inesquecível: a lua é nova (magia!) porque está em “hierogamós” (união sagrada) com o sol. Esse é o mito, a “leitura” que os povos antigos contavam. E nós nos casamos até hoje, com aliança, testemunhas e tudo para atualizar, através desse rito, o mito que nos religa a magia. Ah, Bendita Lua Nova!!!

 Tudo isso está registrado na apostila que distribuí (mais de 60 páginas!), preparada especialmente para a ocasião, ou seja, puderam guardar o conhecimento na Alma e levar também para casa! 

A próxima Turma deverá acontecer em MAIO de 2014, durante duas manhãs, vamos nos organizando para outro Curso e mais “extras” em Firenze!

E só para terminar esta experiência incrível, fomos comer uma pizza no Rocco e ver Florença “lá de cima”!!

Foram dois dias incríveis!!

Exit mobile version