moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Lição de Amizade por Cris Zanferrari

Queridos, queridos, queridos amigos deste maravilhoso Salotto!!  Obrigada pela paciência durante este período de transição do Consueloblog!!  Não só o blog ficou offline, mas em algumas regiões demorou para voltar mesmo depois que anunciei o seu retorno.  Ainda estamos “uploading” imagens e posts ao nosso novo server, portanto os mais antigos vão demorar um pouquinho para voltar.  Mas é questão de mais alguns dias!  Espero sinceramente!!

Mas queria roubar um espaço aqui para contar o que me emocionou nestes dias… É, sempre tem um lado positivo a tudo!!  Todas as mensagens tristes e preocupadas que recebi quanto ao fato do blog estar com problemas contavam da saudade e da falta que este espaço, seu conteúdo e amizades, faz.  Que coisa mais linda é essa??!!!   Foi neste momento que Cris me manda seu último texto que celebra a amizade!!!  Impressionante, não, esta sinergia!!??!!   Com suas palavras mágicas, Cris, mais uma vez, nos explica emoções tão simples e tão importantes a uma vida feliz!!!!  Obrigada Cris!!!!

 

Lição de amizade

Cris M. Zanferrari

Adam Lerner é jovem. Tem 27 anos e um câncer. De um tipo raro, mas nem tão raro como se descobrir jovem e com câncer. Adam Lerner é o protagonista do sensível e contundente “50/50”.

Não sei o que diz a crítica especializada sobre o filme e, francamente, não me importa. Não que eu menospreze a bagagem cultural e o profundo conhecimento de artes cênicas dos críticos. Não é isso. O que ocorre é cada vez mais percebo que as impressões acerca de uma obra _seja uma tela, um filme, um poema , uma peça teatral_ dizem respeito unicamente à subjetividade do nosso olhar. Ou seja, o território das emoções alheias é vasto demais para caber na mais bem intencionada das críticas. Ou nos toca, ou não nos toca. Simples assim.

Pois bem. “50/50”, ou “50 por cento” como foi traduzido, com seu enredo (aparentemente) piegas, me tocou. Não sei se conseguirei me explicar, porque o que é do campo das emoções nem sempre se colhe através de palavras. O fato é que a história mostra todos os estágios pelos quais uma pessoa passa ao se descobrir com uma doença fatal. São fases que vão do estado de choque à aceitação, passando pela negação e resistência. Nada disso me comoveu. Nem mesmo a veterana Angelica Houston no papel da mãe excessivamente protetora e devastada pela situação. O que me encheu de ternura foi algo talvez um tanto óbvio, como tantas obviedades que_ de tão óbvias_ passam batidas: o valor da amizade.

Kyle é o amigo-de-todas-as-horas de Adam que não hesita em usar o câncer alheio como pretexto para atrair mulheres. É bizarro, mas é apenas o melhor amigo sendo quem ele é. Porque amigos se solidarizam com a nossa dor, mas têm a sua própria vida. Podem sofrer junto, mas não em nosso lugar. Não abandonarão o seu jeito de ser por nossa causa _e se os queremos bem, talvez seja precisamente por serem como são. Amigos de verdade seguem com suas vidas sim, mas não se afastam, não recuam, apenas fazem o que melhor sabem fazer, nos momentos de alegria ou de dor: se fazem presentes. Como Kyle se fez. O tempo todo.

Existem, claro, amigos que mesmo à distância ligam ou escrevem, dão notícias, pedem por notícias, demonstram carinho e se importam. De alguma forma, estão por perto mesmo estando distantes. Mas vamos combinar, não há whatsapp ou skype que possa suprir o que só a presença física nos traz: a possibilidade do toque. Precisamos da densidade do outro, da mão no ombro, da mão na mão, do abraço que dispensa as palavras porque é pleno de sentidos. Precisamos enxergar a gargalhada sincera do outro, o olhar marejado, o tique nervoso, a covinha na maçã do rosto, o furinho no queixo. Precisamos que tudo seja tridimensional, concreto, palpável, que esteja a um toque das mãos e a poucos centímetros do olhar. Precisamos do outro na vida que é real, para nos adensar, para nos expandir, para nos sabermos também reais, e um pouco menos sós .

50/50 está longe, bem longe, de ser um “filmão”. Muito provavelmente não o assistirei uma segunda vez. Não será preciso. A lição que tirei dele se aprende de primeira, e na verdade me foi dada muito antes de assisti-lo, me é dada diariamente, no que a vida tem de mais cotidiano: haver gente que nos dá, e a quem também damos, a mais pura amizade. E “amizade dada é amor”, já dizia o mestre Rosa pela voz de Riobaldo. Pode haver lição mais bonita do que essa?

———————————————————————————————————-

O trailer oficial do filme você pode ver AQUI.   Você também poderá encontrá-lo no Netflix.

———————————————————————————————————-

 

Não deixem de seguir o seu Instagram Prosapoesia e o seu novíssimo blog, Mania de Citação, AQUI!!

Exit mobile version