moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Joias vintage na Ponte Vecchio!

joias vintage

A vista da janela da loja de Giovanni Melli na Ponte Vecchio

Jóias sempre foram a minha paixão.  Até fiz uma coleção com o meu nome na Maxior (vejam AQUI)  Tenho porém, uma queda por joias vintage.  Sua originalidade e raridade sempre vêm acompanhadas por uma história única.  Foi por isto que quando o nosso amigo, Giovanni Melli, dono de uma das lojas de joias antigas mais lindas na Ponte Vecchio nos disse para vir conhecer de perto algumas peças, aceitei na hora!

Giovanni na fachada de sua loja na Ponte Vecchio

Quis trazer minha filha Allegra também.  Acho que qualquer forma de beleza e história significa cultura e queria a expor a isto.  Fiquei na dúvida se ela iria aceitar, ao invés ela disse sim na hora.  Ebaaaa!

Foi uma tarde muito gostosa.  Ficamos um bom tempo conversando, Giovanni, sua esposa Claudia, Allegra, Roberto e eu, da história da Ponte Vecchio (hoje lar de várias lojas de joias), da loja e das peças.

Giovanni nos contou como depois de anos trabalhando ao lado de seu avô com antiguidades, abriu essa loja na Ponte Vecchio em 2007.

O avô, Gustavo Melli

A fachada da loja.

Roberto

Allegra

Giovanni nos contou como a ponte é do medievo e foi destruída pelo menos duas vezes antes de 1345 quando ganhou a forma de hoje.  As lojinhas eram açougueiros que vendiam na parte interna da ponte e jogavam os restos fora da janela no Rio Arno.  No século XVI, os Medici construíram o Corridoio Vasariano (mostro mais desta beleza AQUI) sobre a ponte para ir de casa (Palazzo Pitti) ao trabalho (Uffizi e Palazzo Vecchio) em segurança e fora das ruas sujas e fedorentas.  Foi no fim de 1500, para aumentarem o prestígio da ponte e na ocasião do casamento do Grande Duque Ferdinando de Medici, que expulsaram os açougueiros.  As lindas lojinhas foram logo tomadas por joalheiros.  Até hoje na Ponte Vecchio só se vende jóias.

Bem voltando à nossa visita…  Allegra adorou experimentar várias peças e ficou impressionada com a história e qualidade minuciosa de cada uma.  Parte do prazer de uma linda joia é a sua singularidade e como a sentimos na pele.  Ao contrário de muitas peças modernas, várias antigas são de ouro maciço… e se sente.  Vejam só…

 

Esses brincos de safira combinaram com os lindos olhos de minha filha!

A beleza destas pedras na transparência!! Essa é uma peça do fim de 1700!

Como é moderna essa peça!

Este colar é de onyx. Giovanni fica especialmente feliz quando a peça vem em sua caixa original.

Olhem só o trabalho de mini mosaico desta peça!

Amei esse brinco de diamantes com corte antigo. Acho até bacana para uso de dia… Giovanni também nos explicou como muitas peças antigas como esta usavam prata onde tocavam o diamante. Tanto pela cor do metal como para ter maior facilidade quando cravejar a pedra.

Outras lindas peças da loja…

Esses são os cortes antigos de diamantes.

As vitrines da loja


Também visitamos o escritório que fica no andar de cima da loja e tem tantos quadros que contam a história desta família.

Giovanni mostrando livros antigos com brasões à Allegra

Detalhes do escritório

Detalhe da loja.

Robbie tirando uma foto da janela da loja

Saímos da loja e o sol estava se pondo…

Foi uma tarde deliciosa!

Exit mobile version