moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Jantar estrelado! Restaurante Florença, Borgo San Jacopo

Os chefs e sous-chefs!! À esquerda a chef de doces, Loretta Fanella, daí chef do Borgo San Jacopo, Peter Brunel, a seguir um ex-crítico da Michelin e chef-aspirante Fausto Arrighi ao lado de outra jornalista que ajudou na cozinha neste dia e Oliver Glowig, o chef convidado nesta edição do Spoon.

Os chefs e sous-chefs!! À esquerda a chef de doces, Loretta Fanella, daí chef do Borgo San Jacopo, Peter Brunel, a seguir um ex-crítico da Michelin e chef-aspirante Fausto Arrighi ao lado de outra jornalista que ajudou na cozinha neste dia e Oliver Glowig, o chef convidado nesta edição do Spoon.

Estou me apaixonando pelos jantares do Borgo San Jacopo (Borgo S. Jacopo, 62, 50125 Firenze, Tel:055 281661).  Falei desta iniciativa para vocês AQUI quando participei.   Só para lembrar…

A família Ferragamo tem 4 hotéis bem pertinho da Ponte Vecchio, cada um com seu perfil.  Juntos eles se chamam Lungarno Collection.  Cada um tem ótimos bares, inclusive os meus favoritos, Fusion do Hotel Gallery (para o inverno, post AQUI) e o deslumbrante La Terrazza no teto do Hotel Continentale (para o verão, post AQUI).  Os restaurantes são muito bons também.  Entre eles, o novo Caffé dell’Oro e o Borgo San Jacopo, os dois sob a cura do chef Peter Brunel (1 estrela Michelin).  Neste último, desde Abril 2015, uma segunda feira ao mês, são convidados chefs do mundo todo para vir colaborar em um jantar muito especial.  Com o tema spoon, (colher) em honra também à Expo que está acontecendo em Milão com o tema “Nutrir o planeta, energia para a terra”, são servidos 4 pratos.

Bem, ontem fomos a outra destas noites deliciosas!!  O chef convidado foi Oliver Glowig, alemão que tem um seu restaurante com seu nome de duas estrela em Roma.

O Hotel Lungarno, onde fica o Borgo San Jacopo, tem um saguão lindo onde é super agradável tomar um drink. Foto Roberto Leone

Olhem só a vista!!

Logo ao chegarmos, o aperitivo foi no lindo e acolhedor saguão do hotel.

Mozzarella com molho de tomate fresco, mangericão, azeite e espuma de ar de tomate…não me perguntem… mas estava ótimo! Além do ótimo champagne! Tudo está em maior detalhe no vídeo abaixo.

E polenta “soffiata” levinha e crispy!

Tudo acompanhado por ótimo champagne!

Enquanto isto na cozinha…

Os chefs Peter Brunel e Oliver Glowig

Daí fomos à mesa.  Me sentei ao lado de um crítico de culinária.  Ele era super sério.  Tentei me comportar… :-S … Joguei charme, mas não adiantou… Então me joguei no vinho mesmo! Rss!  O Roberto do outro lado da mesa, ria de mim!!

Os pratos foram lindos e gostosos!!  Vejam só?

Panzanella

Acompanhado pelo Bramito que adorei.

Caviar com ovo, batata e storione affumicato.  Este prato foi acompanhado por um rosé novo da Antinori que se chama A.  Ele é ótimo e tem uma produção super limitada! Só 2000 garrafas que estão esgotadas.  Nos últimos anos, o rosé tem adquirido status.  Ele não era respeitado por produtores e entendidos do assunto por ser quase feito praticamente com uvas que não eram escolhidas para os vinhos melhores.  Mas caiu no gosto (inclusive meu) especialmente no verão.  Este A chega a custar quase 70 Euros em restaurantes!

Não sei traduzir menu bem… menos ainda nome de peixe… este é rombo…

O peixe foi acompanhado por este ótimo champagne.

A sobremesa excepcional!!

Doce maravilhoso! Casquinha de chocolate branco com creme de framboesa dentro. Além da melancia no gin e morango no brandy.

A nossa mesa

Depois do jantar todos os chefs e sous-chefs passam para comprimentar. Durante o jantar com cada prato vem o responsável explicar o prato.

Se estiverem em Florença, não percam estas noites!! (Reservem no site AQUI ou pelo telefone +39055 281661)  Tem um preço muito honesto pela qualidade da comida, vinho e location.  Os jantares custam 100 Euros por pessoa incluindo a degustação de vinhos que sempre inclui garrafas interessantíssimas.  É uma grande experiência!!  Senão, venham tomar um drink no hotel, que é lindo!!

CALENDARIO DAS PRÓXIMAS  NOITES SPOON

Setembro 14
Guest Chef Nadia Santini
Dal Pescatore, Canneto sull’Olio, Mantova (3 estrelas Michelin)

Outubro 12
Guest Chef Nino di Costanzo
Mosaico, Ischia (2 estrelas Michelin)

Novembro 9
Guest Chef Pino Cuttaia
Madia di Licata – Agrigento (2 estrelas Michelin)

Novembro 30
Guest Chef Giancarlo Perbellini
Isola Rizza- Verona (2 estrelas Michelin)

Janeiro 11
Guest Chef Josean Martinez Alija
Nerua- Guggenheim Museum Bilbao Spagna (1 estrela Michelin)

Virei fã!!

Look da noite…

Vejam só o vídeo do meu Snapchat de ontem que inclui o jantar.  Infelizmente parte da tela é cortada pois o Snap tem outro formato.  Mas dá uma boa idéia.

Se não conseguirem ver o vídeo, por favor cliquem AQUI para abrir no YouTube.

No vídeo eu coloquei um #catalert que virou mania no Snap quando vejo um gato! Foi o fotógrafo da noite que também é o barman de tarde no Hotel Lungarno. É este menino aqui com o chef, Martino Dini

Foto Martino Dini Photography e Leone Photography

Exit mobile version