moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Isolda: Como trazer a essência do Brasil à moda internacional

Juliana e Alessandra Ferreira formam a Isolda.

Quando converso com a imprensa estrangeira nas semanas de moda no Brasil, ouço que buscam “Brasil” na nossa moda.  Não é sempre o que mostramos na passarela.  O mercado nacional ainda exige o que vê no exterior adaptado ao gosto local.  Mas se queremos uma identidade de moda brasileira, temos que repensar este conceito.  Como bem diz Costanza Pascolato,  “Vai se identificar uma maneira de vestir nacional quando se identificar a cultura do país.”

Por isso fico tão feliz quando encontro um modo de interpretar o Brasil que seja usável, de gosto e original.  Vi isto na jovem marca Isolda de Alessandra e Juliana Ferreira estabelecidas em Londres.

Estas duas baianas criaram no ano passado a marca que tem como característica principal estampas de emblemas brasileiros.  Na segunda coleção, a de inverno, intitulada Misty Jungle, são o jacaré, a cobra coral e a onça pintada que servem de base às estampas.

Os desenhos de Alessandra de onde nascem as estampas.

A coleção Misty Jungle que desfilará no Brasil dia 31 de maio no Hotel Emiliano.

O papagaio do verão e a onça pintada.

É com cara e coragem, após cursar a Chelsea College of Arts and Design, que Alessandra se une à determinadíssima irmã, Juliana (que se ocupa da comunicação e marketing), para começar uma marca.  O nome vem de uma estória lendária de amor na família.  O Bisavô carioca, Tristão de Athayde, noto crítico de literatura, chama a sua companheira de 62 anos, Isolda.  É esta força, este amor que serve de coluna vertebral para estas meninas.

O mini estúdio e showroom da Isolda fica em Notting Hill ao lado da famosa Portobello Road.

Fui visitá-las no pequeno showroom em Notting Hill após conhecê-las em Paris.  Vi os desenhos e peças e identifiquei um broto de algo que pode ser ótimo!

No showroom...

...elas me contam a história da marca e seus sonhos.

Dia 31 de Maio, no Hotel Emiliano em São Paulo, Isolda desfilará  a coleção Misty Jungle e oferecerá um coquetel para imprensa e convidados.

Vocês podem ver, e comprar, os modelos da coleção de verão no site da Isolda AQUI.

No Brasil elas vendem na loja de Sarah Chofakian.

 Mas não acaba aqui.  As duas são filhas de pai paulista e mãe inglesa que adora jóias vintage.  Com o imprinting materno, Alessandra vai a Portobello, buscar peças antigas que desmonta para criar brincos, pulseiras, anéis e colares com pedras, muitas das quais, brasileiras.

Algumas partes desmontadas e outras peças prontas...

E tem mais, Juliana é uma ótima fotógrafa.  Olhem só as fotos que tirou de mim com minha irmã e com a Daniela Falcão em Paris.

Com Alessandra, minha irmã.

Com a também baiana, Daniela Falcão, editor in chief da Vogue Brasil no Jardin de Tuileries.

Então, o que vocês acharam?…

———–

PS: Estava muito atrasada nas respostas dos comentários.  Acho que consegui responder quase tudo!!  Se não cheguei ao teu, me avise!

Exit mobile version