moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

A incrível coleção de Inverno 2016/7 da Valentino

Final do desfile do Inverno 2016/7 da Valentino em Paris semana passada.

Final do desfile do Inverno 2016/7 da Valentino em Paris semana passada.

Quando eu vou dormir de noite, para desligar o cérebro, eu começo a imaginar o que seria um meu vestido dos sonhos…  rssss… E ele sempre é Valentino.  Essa Valentino que existe hoje, criada por Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli.

Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, diretores criativos da Valentino.

Os dois amigos começaram na Fendi muito anos atrás e foram chamados à Valentino em 1999 pelo Sr. Garavani (a.k.a Signor Valentino) em pessoa para serem responsáveis pelos acessórios.  Desde então Valentino se aposentou e a marca foi vendida.  Hoje pertence a um grupo do Quatar.   Chiuri e Piccioli são diretores criativos da maison desde 2008.  Não sei quem foi o gênio que pensou em trazê-los ao timão desta nave, mas quem quer que tenha sido, fez um bem danado ao mundo da moda.
Desde o início, os dois deram uma pegada ao brand que o trouxe de volta ao estilo Valentino mas de uma forma contemporânea, clean, romântica e jovem.  Sapatos baixos com vestidos longos etéreos, mangas raglan, volumes elegantes, crepe, tule, beleza e os famosos vestidos capa e sapatos com tachas, copiados por estações do fast fashion ao prét-à-porter.  As vendas aumentaram na maison e os acessórios nas lojas viraram um sucesso!
A cada estação Maria Grazie e Pierpaolo escolhem um tema diferente e maravilhoso para decorar suas conhecidas silhuetas mantendo-se assim fiéis à estética da marca.  Desta forma, o novo estilo Valentino foi criado!  Ao meu ver, neste momento onde estar na moda é démodé e o streetstyle e estilo pessoal é rei, criar um esitlo claro para uma marca é, além de correto, comercialmente brilhante!
Para o Inverno 2016/7, o tema foi o ballet, da Russia a Nova Iorque, mas com uma intervenção grunge genial!  O romântico característico da marca foi quebrado e consequentemente feito muito mais interessante.  Tutus, sapatilhas e tules vieram acompanhados por casacos de couro e cristais, jaquetas militares em um linho grossíssimo e botas tipo Dr. Martens (à la Valentino), cintos feitos de fitas de couro, e um suéter gola rulé oversize.  Para mim, uma das coleções mais desejáveis da estação!
Nas notas do desfile mencionam a busca da “essência do contemporâneo na irrepetível fisicalidade de uma emoção: em experiências que têm que ser realmente vividas, em pessoa, e que nenhum instrumento digital pode inteiramente recriar.”  Citam a determinação de John Cage e os contrastes punk de Karole Armitage e ainda a gestualidade abstrata de Martha Graham e o movimento no espaço e tempo de Merce Cunningham.  No backstage, o “mood board” de Chiuri e Piccioli é sempre uma obra de arte.

Mood board da Valentino desta estação. Foto Instagram de Cacá de Souza (carlossouza1311)

E a coisa mais incrível é que o estilo ainda reconhecível da Valentino está presente, mas ao invés das capas que restringiam os movimentos, a liberdade!   Tudo tem a ver com o tema e sentimento da coleção!
Aqui estão alguns dos looks que mais gostei do desfile!
No detalhe: Adorei o jeito despojado e moderno de carregarem as bolsas…

Até dei uma provada quando fui visitar o showroom!

E de perto, no showroom maravilhoso na Place Vendôme, os looks emocionam!

O lindo showroom da Valentino fica na Place Vendôme

As jóias são verdadeiras obras plásticas pelo italiano Alessandro Gaggio que colabora com a marca há várias estações.

Site de Alessandro Gaggio AQUI.

O Snap da visita ao showroom

Se não abrir o vídeo, por favor cliquem AQUI.

E o vídeo do desfile completo.

Se não abrir o vídeo, por favor cliquem AQUI.

E o meu sonho do vestido para me adormecer que era todo de renda com decote barco, ajustado no corpo até embaixo do joelho (só a cor a cada noite tentava decidir entre safira, bordeaux, branco ou bege sempre me adormecendo antes de decidir) agora é um destes…
ou destes…
ou esse!!
E o teu?  Qual é?
Exit mobile version