moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Exposição em Florença: Pontormo e Rosso Fiorentino-estradas divergentes do maneirismo

540x250-itaDepois do básico, não vem o supérfluo, mas sim o que enriquece.  Sempre digo a quem viaja pela primeira vez, que devem fazer o A, B, C de qualquer viagem.  Paris, Londres e Roma tem que ser visitadas.  Florença talvez já venha na segunda viagem.  Nela, berço do renascimento, o a, b, c (em minúsculo) também deve ser feito (veja quais são neste post de Florença a pé).  Pois então, depois de visitar os museus do Uffizi e Accademia, o Palazzo Strozzi sempre tem exposições inspiradas!!

No pátio central do Palazzo Strozzi

Top Alcaçuz, casaco Marni, calça Banana Republic, botas Andreoni e bolsa Chez Dedé (lembram que agora eles tem vendar online com entrega no Brasil?)

A última exposição fala de dois pintores florentinos do renascimento: Pontormo e Rosso Fiorentino e as suas trajetórias.  Coetâneos, nascidos próximos um do outro, na Toscana, eram maneiristas (já tento explicar o que é isto) mas um tomou o caminho bem diferente do outro, tanto no estilo quanto na profissão.  Está é a premissa desta linda exposição que fica em cartaz até dia 20 de Julho 2014.

Já ouvi falar tantas vezes do maneirismo, mas nunca entendi bem o que fosse.  Dentro de uma das salas da exposição, estavam alguns alunos de arte e fiz a pergunta: “o que é maneirismo?”  Ao qual responderam que foram os artistas que vieram depois dos grandes maestros como Michelangelo e Donatello.  Eles acreditavam que nada poderia ser mais perfeito do que estes haviam feito, portanto exploraram o conceito transformando-o em algo mais cerebral.  Bom, não sei se entendi bem o que é o maneirismo… O que sei é que várias das telas são maravilhosas e visitar esta exposição de deixa mais rico.  Não deixem de ir à sala de desenhos de Pontormo que são uma maravilha!

Exposição em Florença

Detalhe por Roberto…

Tirei algumas fotos, só para dar uma idéia, com o iPhone e peguei outras da internet, pois não era permitido.   Porém o vídeo abaixo mostra muito bem as salas e alguns detalhes das telas.  Quando termina, segue outro vídeo que mostra o incrível restauro de um dos quadros mais importantes, a Visitação por Pontormo.

AQUI pode-se comprar bilhetes, mas não tem fila neste museu.

Não resisti, tive que colocar esta foto também!

O que vocês acharam?…

Exit mobile version