moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Dicas de Sexta Feira…festinha!!

O weekend começou com uma festa! Colocamos uma Disco ball que animou os salões centenários!

Sábado que vem tem festa na Tantafera, de novo!! Iuhuuuuu!!!! Quem lembra?  Tá AQUI o post da última.  Então já estou toda animada!!

Esta foi a inspiração para as dicas desta semana… Aqui vão algumas das minhas diquinhas sem gastar muito dinheiro ou energia demais (a não ser para dançar!!).

1) Ambiente: Luz, uma das coisas mais importantes para criar a atmosfera certa!!   Por todas as salas distribuímos aquelas velinhas pequenas, estas aqui:

Na última festa, na casa do Robbie, tinhamos três ambientes.  Um ficou para a comida e bebida à luz de velas (bebidas numa mesa separada com um moooooonte de copos para que cada um pudesse se servir sozinho)  Já a outra sala, mais íntima, ficou para conversas com luz baixa.  A terceira, esta da foto (antes da festa, pois eu não estava vestida assim…), iluminamos com uma disco ball que mais tarde à noite, quando aumentei o som, virou isso:

Conseguimos até fazer as pessoas dançarem, o que em Florença é um feito!!

2) Break the ice: expressão americana para dizer “tirar  inibições” (o famoso “quebrar o gelo” em português) e existe só um jeito super eficiente: encher a cara dos convidados (e a tua também!) assim que entram, rssss!  Se a anfitriã tiver que ter um gasto importante para se divertir na sua festa, é o/a “assistente” corretamente uniformizado, que encha cada copo vazio, leve para a cozinha cada copo e prato abandonado e esvazie os cinzeiros cheios (por sorte hoje, quem é educado fuma fora ou na janela…).

3) Anfitriões underdressed: Quando se recebe, o correto é ser discreto no vestir.  Por isso os ingleses inventaram o que chamam de smoking (blazer de veludo quase como um roupão de veludo curto)

Do site I do believe I came with a hat

Que é usado com os “slippers” de veludo ou verniz.

Shipton & Heneage

São sapatos para não sair de casa.  Quando era pequena e meu pai usava, ria tanto e dizia  que ele parecia uma menina.  Hoje acho uma esnoberia que me derrete de tão chic!  Sei que esta forma de se vestir não cabe mais no nosso diálogo contemporâneo… mas o que vale é dizer uma coisa: quem recebe tem que estar vestido mais “at ease” e nunca exagerado para não fazer nenhum hóspede se sentir inadequado.  Isto vale tanto para o anfitrião quanto para a anfitriã!

Vestir-se discretamente, mas manter a animação total!! Salto confortável pois você tem que andar muito para cima e para baixo!!

4) Presentes: Tem duas escolas de pensamento neste quesito. Quem diz que se deve levar algo para agradecer o convite e quem diz que isto só atrapalha a anfitriã que já está com as mãos cheias, e que é melhor mandar flores o dia seguinte.  O que eu faço hoje é, se a festa é informal e não muito grande, levo uma garrafa de vinho ou champagne ou chocolates ótimos.  Se for uma festa enorme, agradeço o dia seguinte com flores.  Mas não é obrigatório levar presente.

Aqui estão dois presentes que adorei quando dei esta outra festa AQUI.

Dois dos presentes mais bacanas que recebi! Um quadro do artista Fiorentino, Alfredo Futuro, amigo que estava presente, com votos de bom natal e a caixa deslumbrante com dragée em branco e prata. A chiqueria da coisa!!!! Eram de todos os sabores!!!!

5) Lavabo: ou banheiro dos hóspedes…os musts:

-várias toalhinhas: ficar se enxugando, um atrás do outro, na mesma toalha…ughhhh!

-sabonetes líquidos em um receptáculo bonitinho ou sabonete novo

-desodorante para ambientes no banheiro, por óbvios motivos…

-chiclete, aspirina e alka seltzer discretamente deixados em um potinho bonitinho

-muitos rolos de papel higiênico

6) Comida: É sempre bom anotar o que fez em cada festa para não repetir, com excessão da sobremesa, que na minha opinião, se foi um sucesso uma vez, pode se servir outra vez.

A coisa mais importante a se lembrar se o jantar vai ser em pé é que tudo deve poder-se comer com o garfo, e basta.  Portanto pedaços pequenos e comidas molinhas são as regras na hora de escolher o menu.

No meu aniversário este ano, cordeiro com verduras e batatas, Vitel toné (delícia), macarrão (pasta curta) com molho aos 4 queijos e salada toda cortadinha a mão..

Para o jantar semana que vem vamos ter 3 aperitivos diferentes, 3 “primi” (massas) e 3 sobremesas.  Saltamos o “secondo” o prato com carne.  Garanto que ninguém vai sair com fome.

No fim do jantar, junto com a sobremesa, adoro aproveitar da minha máquina Nespresso.  O café é self-service!  Até comprei xicrinhas sem pratinho bem bonitinhas para facilitar.

7) Fotos: Legal ter uma câmera que se passa a todos os convidados que tiram fotos pela noite afora!…

8 ) Chef-à-porter: Tem algo hoje em dia que me salvou a vida: são chefs que vem em casa.  Você paga por convidado.  Eles fazem as compras para você cozinham e colocam tudo em ordem!!  Até tem contatos para a compra do vinho, às vezes mais em conta do que nós leigos encontraríamos.  No fim não custa muito mais do que se tivéssemos que fazer tudo sozinhos e é MUITO mais fácil!!

Na cozinha a chef e amiga Lisa Banchieri (http://www.lisabanchieri.it/) prepara uma super comilança.

9) Conversação: Anfitrião tem que rodar a sala.  Passar de uma conversa à outra, apresentando as pessoas.

10) Action: Tem que acontecer algo de novo a cada hora, ou hora e meia.

-Chegam drinks e apresentações (de 1 a 1 hora e meia)

-Comida (1 hora e meia)

-Música para dançar

-Sobremesa e café (meia hora depois que começa a música)

Às vezes, quando é um jantar menor, após terminar de comer, faço algum jogo em times, escrito,  ao invés de dançar.  Se não acontece nada, depois de pouco tempo, todo mundo começa a ir embora… E a gente não quer isto, não é?!!!!

Bom, isso é o que me vem em mente… Estou louca para ler as dicas que vocês podem dividir comigo ou se não concordam com alguma coisa!!…

Exit mobile version