moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

David Bowie em expo no MIS de São Paulo

davidbowie-1368019810

O ícone David Bowie é homenageado em uma ótima exposição no MIS de São Paulo.  A amiga do salotto, Tânia Sciacco conta.

**********

Sabe aquele artista que fez parte da sua vida, da sua adolescência?

David Bowie fez parte da minha e eu fui conferir a  exposição  organizada pelo Victoria and Albert Museum (V&A) de Londres apresentada no MIS em São Paulo desde o dia 31 de janeiro.

O MIS em São Paulo-foto Daniel Fontoura

“O V&A, um dos mais importantes museus do mundo na área de design, teve acesso sem precedentes ao The David Bowie Archive para criar esta exposição. Além de set lists, letras de músicas, manuscritos, instrumentos e desenhos, a mostra brasileira inclui 47 figurinos, trechos de filmes e shows ao vivo, videoclipes e fotografias. Organizada tematicamente, leva os visitantes a uma viagem por meio de inúmeros personagens de Bowie e performances lendárias, destacando suas influências artísticas e suas experiências com o surrealismo, o expressionismo alemão, a mímica e o teatro Kabuki.

Entre os figurinos que compõem o inventário da mostra, estão peças do álbum Aladdin Sane, como o macacão assimétrico feito de vinil (Tokyo Pop) assinado por Kansai Yamamoto e a bota plataforma vermelha, ambos usados na turnê do álbum em 1973; o terno azul claro usado na gravação do curta feito para Life on Mars? e o conjunto de calça e jaqueta multicoloridos, de Freddie Burretti, feito para a turnê Ziggy Stardust. 

A produção fotográfica também traz interessante material, como a foto promocional feita para a banda The Kon-rads, quando Bowie tinha apenas 16 anos; uma colagem feita por Bowie a partir de stills do vídeo de The Man Who Fell to Earth; e outra imagem dele com o escritor William Burroughs, fotografados por Terry O’Neill, e colorida manualmente pelo cantor. 

A exposição coloca os visitantes dentro do processo criativo de Bowie e mostra como sua obra influenciou diversos movimentos artísticos. Ela apresenta o artista como um astuto observador da nossa sociedade, que sempre fez intervenções significativas na cultura, deixando um poderoso legado.” informações retiradas do site do MIS.

Eu achei a mostra uma imersão no processo criativo de David Bowie, fiquei quase duas horas e não percebi, mas minhas pernas sim!  Logo no começo da mostra me deram um audio guia e a moça avisou que não precisava fazer nada, só aumentar e diminuir o volume. Aí fui andando e descobrindo que aqueles fios iluminados no chão não eram parte do visual somente, os fios são fibras óticas coloridas que colocam o som de acordo com o local e o que você está vendo. 

Numa sequência a história é contada através dos filmes, capas de cds, músicas, roupas, sketches, letras escritas à mão, depoimentos de parceiros de trabalho, a inspiração em filmes de Stanley Kubrick, vídeo clips e muito som na caixa (ou melhor no fone).

A minha música ficou BEM alta, no volume que falamos para nossos filhos diminuirem – pra não ficar surdo Menino!!

“Escrever músicas, para Bowie, é parte do processo criativo que integra palavra, música, produção e imagens de modo que a cada vez você veja algo novo”

Pra mim o trabalho do artista David Bowie é uma profunda conexão entre várias expressões da arte e eu acho que vale realmente visitar a exposição, mesmo que ele não tenha feito parte de sua adolescência como fez da minha!

E por falar nisto, qual artista fez parte de sua vida?

No final você ainda pode entrar no studio David Bowie e cantar os sucessos do artista.

Sobre David Bowie
Nascido David Robert Jones, em Brixton no sul de Londres, em 8 de janeiro de 1947. Sua carreira na música já dura quase 50 anos e Bowie pode se orgulhar de seu sucesso comercial e com a crítica especializada. Ele é reconhecido por ser um dos mais audaciosos, influentes e criativos artistas do seu tempo. Autor e intérprete de hits como ‘Let´s Dance’, ‘Life on Mars?’ e “Heroes”, vendeu mais de 140 milhões de álbuns. Foi premiado diversas vezes, incluindo dois Grammys, dois British Awards, três MTV Video Music Awards e um Emmy. No cinema, participou de filmes que até hoje são ícones da cultura pop, como O homem que caiu na Terra (1976), Eu, Christiane F., 13 anos Drogada e Prostituída (1981) e Labirinto, A Magia do Tempo (1986). Em 2013 surpreendeu o público com o lançamento do álbum The Next Day, o primeiro trabalho depois de um hiato de 10 anos. 

Depois de quase 10 anos de silêncio (ele teve um infarte em sua última turnê e colocou três pontes safenas) e reclusão em seu apartamento de Nova York, onde vive, David Bowie lançou um novo disco em abril de 2013. O interessante é que, em tempos de internet, ele conseguiu fazer isto em segredo. Passou dois anos gravando sem que soubessemos.
A capa deste novo trabalho, The Next Day, reproduz a foto de Bowie na capa de Heroes, mas tem um quadrado branco no meio.

E além de tudo isto…

Linda não?
Ela desafia a natureza. Do mundo e das coisas. Iman Mohamed Abdulmajid foi descoberta na Somália enquanto era pastora de ovelhas. Virou uma supermodelo, com cliques nas principais publicações de moda. Não bastasse ser uma das mulheres mais bonitas e desejadas dos anos 1990, ainda fisgou o lendário David Bowie, com quem mantém um sólido casamento de mais de 20 anos.

Exposição de 31jan a 20abr2014
terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 11h às 23h; domingos e feriados, das 11 às 20h
MIS Museu da Imagem e do Som Av Europa 158 Jd Europa

E não poderíamos não incluir alguns vídeos do fantástico David Bowie!

E de amanhã estaremos na Semana de Moda de Milão com Costanza!!  Me acompanhem também no Instagram onde compartilho em direta!!

Exit mobile version