moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Costanza Pascolato conta como volta a se apaixonar…

No aeroporto quando cheguei, meus netos vieram me receber!

No aeroporto quando cheguei, meus netos vieram me receber!

Mais um texto de Costanza para o Consueloblog onde ela conta como nestas últimas férias ela volta a se apaixonar pelo seu lugar de origem!…

***************

VOLTAR A SE APAIXONAR PELO MEU LUGAR DE ORIGEM

E

DE COMO SEM QUERER/QUERENDO A GENTE DEIXA DE FAZER AS MELHORES COISAS PARA NÓS MESMOS E PARA OS OUTROS!   

No Natal e Ano Novo visitei longamente Firenze, e, de lá para cá, nada mais foi como era. Voltei revigorada!

 Fazia tempo que não a visitava. Sendo filha da Toscana (nasci em Siena) sua beleza e gloria medieval/renascentista – que tive a sorte de conhecer na adolescência – sempre morou na memória do meu coração. E, muito mais do que tudo isto, minha filha Consuelo mora lá! Ela nasceu em São Paulo, e em périplo oposto ao meu, radicou-se lá. É mãe dos meus netos, Cosimo e Allegra, florentinos da cepa, absolutamente indispensáveis para minha felicidade! Entretanto, por um motivo ou outro, eu só os encontrava em mil outros pontos do planeta, nunca no lugar onde moram.

DE COMO MALES VEM PARA O BEM  

O ano de 2013 foi uma experiência semi desagradável para mim. Nada acontecia como devia: encrenquinhas, adiamentos, desencontros, chatices e até a descoberta e tratamento da lesão pré-cancerosa! Fiquei bastante tempo quieta, sem viajar, me tratando. Curei-me. Meio reclusa, tive tempo de fazer um bom balanço “do-que-estou-fazendo-afinal-nesta-vida”. Com certa surpresa, entendi claramente que apesar de ter uma existência que gosto, interessante, invejável, cheia de atividades, trabalho e interesses, eu estava, sim, fazendo – desnecessariamente – um montão de coisas inúteis e desagradáveis e, pior (!) não fazendo as coisas que realmente gosto de fazer! Como me senti rígida e burra! Então: ”mãos á obra”!   Afinal, o aniversário de 50 anos de Consuelo no dia 4 de Janeiro, aconteceu logo depois dos Feriados de Natal e ano Novo! Ótima ocasião de enfrentar os titãs do frio e me jogar nos braços de minha família e terra! Confesso que foi absolutamente inesquecível.

Passeando com Consuelo na famosa Via Tornabuoni de Firenze. Foto da minha neta, Allegra!!

CERTAS COISAS E IDÉIAS TÊM PRAZO DE VALIDADE

Ás vezes, aprisionados pelas rotinas, não reparamos que tudo muda a nosso redor. Assim, percebi que ABRINDO OS OLHOS DA ALMA, CONSEGUI JUNTAR OS PONTINHOS, E VER MAIS CLARAMENTE.  

1)     Eu mudei: estou a fim de ser mais feliz aproveitando todas as coisas maravilhosas de que ainda posso desfrutar

2)     Minha filha mudou: está mais feliz, realizada, competente. Mais madura, enfrenta e resolve seus problemas assertivamente e com menos angústias.

3)     Meus netos mudaram: adolescentes eles demonstram vitalidade e carinho além de um início de um senso de responsabilidade pré- adulto

Passeando e conversando com meus netos por Florença.

4)     Firenze mudou: continua com sua vida de cidade pequena cercada de maravilhas, mas agora conectada via Web com o mundo (fato para o qual a Consuelo me alertou). Mas o que realmente mudou foi A MINHA MANEIRA DE OLHAR PARA ELA E PARA TODOS OS MEUS QUERIDOS!

NOVO GOSTO PELA HARMONIA

Alessandra irmã de Consuelo e sua família, Roberto (o pai de minhas filhas) muitos parentes e amigos de todos os países se reuniram festivos na cidade para aproveitar dos programas e passeios bacanas organizados por Consuelo [n.d.r. Foram o almoço na Badia a Passignano e o corredor Vasariano, além do ano novo na casa da Sue]. Como vocês já sabem, ela é pura animação!

Com Roberto, pai de Consuelo e Alessandra no ano novo.

No meio de tanta gente, percebi que eu estava mais conectada, mais interessada pelos outros, mais alegre. Entendi que, depois de muita “musculação espiritual”, consegui estar mais alinhada comigo mesma, com aquilo que eu sou de verdade, e não com aquilo que “pensei” ser ao longo dos anos que vivi. Simplifiquei. Livrei-me de comportamentos e sentimentos que não tem mais a ver comigo. Pude ver, com o coração apertado, que havia desejado muito aqueles momentos. Felicidade. Porque afinal,  viver bem – coisa indispensável – é fundamentalmente uma questão de consciência e de bom aproveitamento do presente.  COISA SIMPLES QUE É UM LUXO! 

Como estas…

Qualquer comida ou bebida fica mais gostosa assim!!!!!

Reaprender a dançar com meu neto Cosimo: adorei!

Rever a elegante casa de minha tia Mariella no Lungarno!

Assistir á queima de fogos do Reveillon no “loggiato” da bela casa de uma amiga de Consuelo, em outro ponto do Lungarno.

Testemunhar o maravilhosa cumplicidade avô/neta de Roberto e Allegra.

Da janela de meu quarto: ciranda de jovens festejando a véspera de Natal.
Privilégio de pequenas e tradicionais cidades.

A delícia de ter Allegra no meu quarto, devorando livros!!!

O enorme prazer de caminhar longa e serenamente pelas ruas, descobrindo novos tesouros a cada esquina!

Absorver o maravilhoso silencio no deslumbrante espaço de Orsanmichele!

A focaccia criada pelo Rocco, foi a primeira homenagem gastronômica que me fizeram na vida!!!!!

Pizzeria Rocco em Florença, Piazza Ravenna 10, 055 685802.  Fecha terça-feira.

Costanza Pascolato

Exit mobile version