moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Corte na moda, corte na arte

Three beautiful dresses with slits reminded me of Lucio Fontana’s (1899-1968) paintings.  The energy, sensuality, determinedness and beauty of the cut on the screen and clothes unite the spaces around it.  Spatial poetry it was called.  All this much before minimalism was “in”.

——————————————–

Três lindos vestidos nas vitrines pré-natalícias de Florença chamam a atenção por um detalhe pequeno, discreto mas com efeito absolutamente importante: uma fenda.  Não nas pernas mas no colo.

Me fez lembrar de outra fenda, corte, importante na história, o de Lucio Fontana (1899-1968).  Pintor nascido na Argentina mas que mora e trabalha por muito tempo na Itália e Europa.  Com suas obras, vai além das telas monocromáticas e as rasga com força, determinação e elegância transformando, com este simples ato, a pintura bidimensional em tridimensional.  Poesia do espaço a chamam.  Pois conquista ao mesmo tempo que une os espaços em volta da tela.  Surpreendente e minimalista, muito antes disto ter virado moda.

A energia e sensualidade deste simples mas importantíssimo detalhe encontram-se nas peças de roupa com fendas que me chamaram a atenção.

Vitrine de Roberto Cavalli

Vitrine de Emilio Pucci

Vitrine da Gucci

Lucio Fontana rasgando a tela para completar a sua obra que transcende a tela adquirindo uma tridimensionalidade. Foto de Lothar Wolleh

Attesa 1965

Attese 1961

Estas lindas fotos em branco e preto são por Lothar Wolleh.

Exit mobile version