moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Caleidoscópio, de Alagoas para o mundo!

O que não é este bracelete e brinco da Caleidoscópio?!!!

O que não é este bracelete e brinco da Caleidoscópio?!!!

Viva, viva, viva!!!!  A Caleidoscópio também virou parceira do nosso blog!!!!  Aquelas peças maravilhosas que uso, todas feitas à mão, com pedras e cristais maravilhoso em mirabolantes formas, passa a fazer parte do nosso universo! Algumas das minhas peças favoritas do momento!

Este brinco e bracelete são algumas das minhas peças favoritas do momento. Usei em Londres!

Também adoro estes braceletes de couro (uni dois) e mandalas de cristais!

Mesmo vestido e só mudei alguns acessórios. Braceletes de couro e pedras Caleidoscópio.

Tem granadas também!

E, lógico, as rivieras divinas!! Misturo 3 mais um colar de plaquinhas de ouro que parece Egípcio!

Deixem-me contar um pouco desta companhia incrível!  Quando em 1998 as irmãs Jeanine e Renata se unem à mãe, Mailda, para criarem a Caleidoscópio, todas arquitetas, elas nunca pensaram no quanto se desenvolveria!

Renata, Mailda e Jeanine Fontan

Hoje exportam para 17 países e tem quase 500 pontos de venda neste nosso Brasil brasileiro!  São especializados em peças artesanais com design exclusivo onde usam pedras brasileiras, cristais, pérolas e até madeira. Abaixo algumas peças especiais para vocês verem do que são capazes!   Jeanine me explicou que tinha paixão por jóias egípcias e as estudou até que aprendeu a reproduzí-las. Algumas peças da última coleção:

Gatsby, adoro como fecham com um botão!

Primavera

Para entender ainda mais, esta entrevista para a revista InVoga de Fortaleza é ótima!

Como vocês se juntaram para criar a marca? A marca surgiu espontaneamente na faculdade de arquitetura, quando eu e a Jeanine (somos irmãs) resolvemos criar bijuterias para uso próprio, pois queríamos algo diferente. Foi o maior sucesso e as amigas começaram a pedir. Vendíamos na faculdade mesmo. Quando nos formamos abrimos um escritório de arquitetura junto com a nossa mãe – Mailda, mas a procura pelas bijus era enorme e atrapalhava a criação dos projetos. Resolvemos então contratar uma pessoa para ajudar na confecção das bijuterias e acabamos abrindo uma loja que ficava no mesmo prédio do escritório.
Daí então a empresa cresceu, aparecemos em revistas de moda e ganhamos mundo a fora.
Hoje nossos produtos estão em 17 países.
Como a formação de vocês influencia na criação das peças? A formação é fundamental, desde a criação até a confecção.
Os conceitos de proporção, volumetria, uso de cores e estrutura juntamente com os estudos sobre história da arte e arquitetura estão presentes em todas as nossas criações.
Suas criações misturam materiais inusitados, como cristais Swarovski, pedras brasileiras e pérolas cultivadas. Como é o processo de pesquisa desses materiais?
O mix dos materiais acontece de acordo com o tema da coleção. Se trabalhamos um tema étnico como por exemplo a coleção Tribos, procuramos usar materiais que transmitam a rusticidade, como a madeira e o osso e juntamos com os cristais para dar um ar cosmopolita a peça.
Quais são as etapas até a criação das peças?
Começamos com a definição dos temas a serem explorados na coleção.
Cada coleção (primavera verão / outono inverno) possui 5 “Famílias” , estas famílias representam cada uma um tema e foca em um tipo de atitute. Sempre trabalhamos as famílias da seguinte forma:
Étnico – peças mais casuais com materiais mais rústicos.
Glamour- peças glamourosas para ocasiões especiais
Moderno – peças com design ousado podendo serem clean ou não, geralmente inspiradas na arquitetura.
Após a definição dos 5 temas, escolhemos as cores e formas nos dividimos para criar a coleção.
Tudo isto com foco nas pesquisas de tendências de moda, que é feita anteriormente.
A Caleidoscópio é uma das marcas que vende na Swarovski de Nova Iorque. Como foi esse convite da marca?
Na verdade a marca está presente em 17 endereços das lojas Cadenzza – é uma loja nova da Swarovski que só vende peças de designers escolhidos em todo o mundo. Essa lojas estão distribuídas da seguinte forma: Austria(7 lojas), Alemanha(1 loja), China(3 lojas), Inglaterra(5 lojas), EUA(1 loja)
O convite surgiu através da chefe de tendências da Swarovski – Verônica Boboc – em uma feira em Paris. Posteriormente recebemos um convite para conhecer a fábrica da Swarovski na Áustria e apresentar nossa coleção. Em seguida, no ano de 2011, fomos convidadas a criar joias que ilustrassem os lancamentos das cores e tendencias da Swarovski para o verao de 2012.
Qual é o perfil da mulher que usa Caleidoscópio?
É uma mulher moderna que gosta de estar na tendência.No entanto, com um espírito inovador, ousado e fora do comum.

Agora, me emocionei mesmo foi com a missão da empresa!!  Olhem só que lindo!!

“Criar e confeccionar jóias artesanais com design inovador e identidade cultural, usando materiais de qualidade e acabamento primoroso; com o objetivo de divulgar a cultura brasileira e tornar as pessoas que as usam mais bonitas e felizes “.
 
 
Essa é a nossa missão e um dos pontos primordiais nela contido, diz respeito a questão da identidade cultural. Para nós é impossível pensar em criação sem inspiração e nossas idéias são alimentadas pelas nossas raízes , pela nossa identidade cultural. É de extrema importância levar nossa cultura aos 4 cantos do mundo através de nossas criações . Para nós isso não é um desafio e sim um compromisso com quem somos, de onde viemos, um atestado do nosso DNA ; está intrínseco em nosso trabalho. Nosso país e nossa terra Alagoas são nossas principais fontes de pesquisa. O capricho da técnica e o primor dos acabamentos são herança das rendeiras nordestinas, que se orgulham dos “avessos perfeitos ” dos seus trabalhos. Na coleção ” Iconografia Alagoana”, o sururu, marisco mais famoso do nosso litoral, empresta seu nome a um dos colares cujas formas fazem referência a concha do marisco.
 
 
“Penedo ” trás as velas dos barcos da foz do Rio São Francisco e a mistura dos tons verdes e azuis das águas do rio com o mar. Burle Marx e Oscar Niemeyer, nossos colegas arquitetos, já foram fonte de inspiração e uma coleção que homenageará o grande escultor e ceramista pernambucano Francisco Brennand está saindo do forno. Não esquecendo das coleções sobre Zumbi dos Palmares e Lampião, que foram desenhadas há muitos anos atrás mas que até hoje são encomendadas e possuem peças que se tornaram nossos bestsellers, como as pulseiras “melaço ” e ” Maria bonita “.

Até hoje, todos os protótipos são feitos pelas irmãs!  Uma equipe de mais de 30 pessoas, de grande proeza manual, é treinada para produzir as peças.

Adoro esse bracelete também!

Vendem por todo o Brasil e o mundo.  Vocês podem ver mais modelos neste meu post AQUI , no Instagram da Caleidoscópio e no Facebook deles.  O SITE está sendo renovado.

Enquanto a vendo online não chega, vocês podem pedir informação (por exemplo, a loja que vende Caleidoscópio mais perto de vocês) ou encomendar suas peças favoritas através do email contato@jmrfontan.com e o telefone da loja em Maceió, 82-32355777.  Eles mandam à tua casa pelo correio ou SEDEX! 

Exit mobile version