moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Benfinita na Tenuta Il Poggione em Sant’Angelo in Colle

Tenuta Il Poggione em Sant'Angelo in Colle

Among its treasures, Tuscany boasts wine.  The harvesting period has just ended and the juices of the wonderful grapes are now resting, fermenting, transforming into the nectar we so love!

To celebrate a job well done, there is a sumptuous meal with everybody involved in the process, and their family.  This is called the Benfinita (well-finished)!  This past weekend I went to a wonderful Benfinita at the Tenuta Il Poggione in the Montalcino area where the prized Brunello is produced.

—————

Entre os grandes orgulhos da Toscana está o seu vinho!  A colheita das uvas acaba de terminar e o seu suco está repousando, fermentando se transformando no néctar delicioso que tanto amamos!

Para celebrar este período, existe a Benfinita (bem-terminada)!  Um banquete onde todo mundo envolvido no processo da produção do vinho, e suas famílias, se unem em uma longa mesa no meio dos barris para comer pratos típicos e degustar do seu vinho.

No fim de semana passado, fui a uma Benfinita na Tenuta Il Poggione na zona de Montalcino onde produzem o premiado Brunello.  Foi uma delícia!

A mesa pronta para a celebração do fim da colheita.

Os barris onde o vinho repousa hoje em dia são de alumínio e refrigerados individualmente.

Quase todo o processo é industrializado para garantir a higiene e qualidade.

Na Tenuta Il Poggione, a tecnologia é das mais avançadas.

Esta parte do processo é computorizada.

A sala de degustação.

Quando se experimenta muitos vinhos, um após o outro, não se engole. Se "explora" o gosto na boca, língua e nariz e se cospe o vinho nestas "pias".

Após os barris de alumínio o vinho vem envelhecer nos barris de madeira por mais que um ano. A temperatura e umidade do ambiente é controlado.

A marca do vinho Il Poggione da família Franceschi.

O Brunello de Montalcino Il Poggione, de altíssima qualidade, repousa por 36 meses nestes "barriques". Os barriques são menores para aumentar a superfície com a qual o vinho entra em contato pois no final do processo, o vinho "rouba" um pouco do gosto da madeira (de propósito).

Celebrando a colheita com a produção vinícola que ficou pronta este ano.

Adoro uma Benfinita!!

Cin-cin!!

 

Exit mobile version