moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Astrologia por Luciene Felix Lamy: um clássico não sai de moda!

Hoje começamos mais uma colaboração.  É com a querida amiga do Salotto, Luciene Felix Lamy, e é sobre Astrologia!!  Periodicamente ela falará de astrologia do seu jeito, fazendo um zigue-zague com mitologia como só ela sabe fazer!  Promete ser muito divertido!!  E aceitamos sugestões nos comentários!  Sem mais, passo a palavra à professora: “dá-lhe Lamy!!”

Astrologia: um clássico não sai de moda!

“Astrologia é uma linguagem. Se você entender essa linguagem, o céu fala com você”. Dane Rudhyar

Quando Consuelo sugeriu que eu participasse com uma Coluna aqui, em seu ConsueloBlog, não me contive de felicidade. Propor isso justamente para mim, que falo tão… Pouco, rsrs.

Passada a euforia inicial, “caiu a ficha” (sou vintage!): OK, perfeito! Mas… Falar sobre o quê?

Já ministro aulas de Mitologia Greco-romana aqui em SP e em Roma (estou preparando o de Tragédias Gregas) e assino uma coluna de Filosofia num jornal jurídico, sendo assim, o único assunto-paixão ainda inexplorado era a Astrologia. Sim! A bendita linguagem inscrita na Via que nos nutre, a Láctea!

Criação da Via Láctea por Peter Paul Rubens (1577-1640)

Nessa imagem do mito grego da criação da Via Láctea, de Peter Paul Rubens (1577-1640), que está no Museu do Prado (Madrid), Zeus/Júpiter (com a águia a seus pés, segurando seus raios) observa sua mulher, a soberana do Olimpo, deusa Hera/Juno amamentar ao bebê Heracles/Hércules (ela não sabe que está concedendo a imortalidade ao filho dele coma mortal Alcmena).

Criação da Via Láctea por Jacopo Tintoretto (1575),

Já nessa representação da criação da Via Láctea por Jacopo Tintoretto (1575), é Hermes quem traz Hércules ao seio de Hera. Consu deve tê-la contemplado, pois está na National Gallery, em Londres.

Fiquei pensando o quanto o tema era pertinente, afinal, que publicação impressa não reserva o espaço – sagrado! – para as previsões astrológicas?

Previsões? OK, pode ser, mas talvez eu possa oferecer um algo a mais. Oras, estamos no ConsueloBlog! Por que não animar ainda mais o Salotto?  Mas, aos poucos, que é para ninguém começar a passar mal, rsrs.

Nesse post inaugural, dois esclarecimentos prévios e um pedido:

A) quando, como e por que me interessei por Astrologia e,

B) porque não assumiria a astrologia “profissionalmente”, embora confesse que é um deleite dar umas dicas “prazamiga”, sobretudo sobre EROS. Sim, ele, é sempre ele: o AMOR!

A – Um dia, acontecimentos inesperados viram nossa vida de cabeça pra baixo e nos pegamos questionando sobre esse mistério universal chamado “destino”, que muitas vezes, nomeamos “acaso” ou ainda “vicissitudes da vida”, “desígnios de Deus”, etc. Fato é que, como diz o malandro: “um dia a casa cai”. Em 14 de março de 1997, numa tentativa de assalto, mesmo sem reagir, fui baleada nas costas.

Diante de algo inusitado, que nos tira o chão, muitos encontram alento nas religiões, alguns vão para o divã, outros atravessam o atlântico e eu… Bem, eu ficava até às 3 ou 4h da matina enfronhada nos livros de astrologia, que não deixa de ser também uma forma de re-ligare.

Absorta, apaixonada, fascinada. Aprendi a fazer meu mapa com aqueles manuais repletos de efemérides (e olha que odeio matemática) só para conferir se o mapa que os sites realizavam em segundos estavam mesmo corretos. Estão! Nesse período, descobri que o inevitável 1º Regresso de Saturno* era algo a se enfrentar. Desarmado, de peito aberto e com toda humildade do mundo, pois Saturno nos põe de joelhos. Hoje, que estudo Filosofia, diria, ”estoicamente”.

B – E por que jamais me embrenhei na Astrologia de forma mais “profissional”?

Embora tenha até iniciado estudos “formais” no Instituto Paulista de Astrologia, com a Vera e o Antonio Facciollo (Aquarianos brilhantes!), meu conhecimento – pode-se dizer – foi adquirido de forma autodidata.

Enxergar em detalhes a complexidade que é uma mandala astrológica e mais importante, prevenir o que está por vir, seja um desafio ou uma dádiva, é de uma responsabilidade descomunal.

Cultivo certo zelo em minhas tarefas, o metódico (cri-cri mesmo) signo de Virgem ocupa minha 10ª Casa, a da carreira profissional. Isso significa que anseio por certa ordem, clareza, diria até “precisão” em meus afazeres. Mas TODOS nós temos o signo de “Virgem” no mapa, viu? Quem, como “Mamisa”, tem o SOL, estende essa exigência a todo seu “Ser”.

Esquivo-me ao envolvimento profissional porque a previsível trajetória dos astros indica, sem dúvida, mas a “resposta” ao desafio que estiver sendo indicado SEMPRE variará conforme a índole, a mentalidade do consulente!

E, suspendamos juízo moral na base do “certo” ou “errado”, mas que há pessoas intransigentes, impacientes, os famosos “cabeça dura”, há! E isso, francamente, não há como eu possa prever. E digo mais: ninguém está apto a interpretar o mapa acima do próprio dono.

Quanto ao pedido, é o seguinte: preciso muito da ajuda de vocês, amigos, para me fazer entender, por isso, tudo o que eu disser que não estiver muito claro, perguntem! Perguntem sem dó nem piedade, rsrs. É um grande favor que me fazem, pois se algo parecer ininteligível estejam certos que fui eu que não consegui explicar com clareza. Combinado?

Prepararei post’s a serem publicados periodicamente e, mesmo que os demais afazeres me impeçam de responder a todos de imediato, tentarei dar conta da coluna anterior antes de postar uma nova. O que requerer maior discrição, vocês tem meu e-mail.

Para ilustrar a inauguração dessa aventurosa empreitada, a divindade que nos fará companhia é o dono dessas sandálias aladas, o patrono da hermenêutica (ciência da interpretação): Hermes (Mercúrio), o único capacitado a adentrar no subconsciente, o tradutor e intérprete oficial de Zeus (Júpiter), brincalhão como ele só.

E é Hermes quem roga que admitamos certos pressupostos, tais como: de que um círculo tem 360°, que a Terra tem movimento de Translação e Rotação (são 4 as estações do ano), o dia 24h, e duas máximas assentadas pelos filósofos gregos, pré-socráticos, que o “Ser” “É” e não pode “Não-Ser” (Parmênides), que Tudo Flui (Heráclito), que seja o que for, abarca: surgir, estabilizar e desaparecer.

Sim, Consu, aquela pergunta – bem perspicaz, por sinal – que você me fez na Galleria Borghese, sobre a origem do arquétipo do tríptico, onde citou “Pai, Filho e Espírito Santo”, o simbolismo mais antigo que encontrei a traduzir essa imagética é o de Cloto, Láquesis e Átropos: as Moiras (na mitologia grega), Parcas (na romana), Tecelãs, ou, dito de outro modo, Cardinal, Fixo e Mutável e… YES! Rolam os 4 Elementos e cada um desses 4 abarca 3 modalidades de “Ser” (Cardinal, Fixo ou Mutável). Que 4 x 3 = 12 e assim, temos os doze signos do círculo zodiacal.

Astrologia não é dogma de Fé (creio/não creio): é matemática, geometria, pré-socráticos (mais anterior ainda, caldeus, babilônicos, etc.), psicologia, antropologia, sociologia, mitologia, arte e mais, muito mais!

Relevo com Aion / Phanes (do grego, tempo e aparição) dentro do Zodíaco, Séc. II d.C., Galleria Estense, Modena (Itália).

São 12 signos, na verdade 6 pares, pois o que é desafiante em um, encontra sua “solução” naquele que está diante de si, seu famoso “oposto complementar”.

Áries (Fogo – Cardinal) – Libra (AR – Cardinal)

Touro (Terra – Fixo) – Escorpião (Água – Fixo)

Gêmeos (AR – Mutável) – Sagitário (Fogo – Mutável)

Câncer (ÁGUA – Cardinal) – Capricórnio (Terra – Cardinal)

Leão (Fogo – Fixo) – Aquário (AR – Fixo)

Virgem (Terra – Mutável) – Peixes (Água – Mutável)

E antes de partirmos, deixo a vocês este texto dodo inglês Martin Schulman:

A missão dos doze signos

 

Legado do astrólogo ingles Martin Schulman (in Karmic Astrology: the Moon’s Nodes and Reincarnation). Se, além do signo solar, você souber qual é seu signo Ascendente leia também, pois são as duas primeiras informações mais importantes num mapa.

E naquela manhã Deus compareceu ante suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o dom e a função que lhe cabia.

Para ti, Áries, dou a primeira semente, para que tenhas a honra de plantá-la. Para cada semente que plantares, mais outro milhão de sementes se multiplicará em suas mão; Não terás tempo de ver a semente crescer, pois tudo o que plantares criará cada vez mais e mais para ser plantado. Tu serás o primeiro a penetrar o solo da mente humana levando Minha Ideia. Mas não cabe a ti alimentar e cuidar dessa ideia, nem questioná-la. Tua vida é ação, e a única ação que te atribuo é a de dar o passo inicial para tornar os homens conscientes da Criação. Por este trabalho, Eu te concedo a virtude do Respeito por Si Mesmo.  Silenciosamente, Áries retornou a seu lugar.

Touro: a ti Eu dou o poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa, e requer paciência; pois tens que terminar tudo que foi começado, para que as sementes não sejam dispersas pelo vento. Não deves, assim questionar; também não deves mudar de ideia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso, Eu te concedo o dom da Força. Trata de usá-la sabiamente! E Touro voltou a seu lugar.

A ti, Gêmeos, Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu dom, reservado a ti: Conhecimento. E Gêmeos voltou ao seu lugar.

A ti, Câncer, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. Minha Ideia é que provoque neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam desenvolva uma plenitude desde dentro. Para ti, Eu te dou o dom da Família, para que tua plenitude possa se multiplicar. E Câncer voltou ao seu lugar.

A ti, Leão, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor. Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha a Criação, e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem. Para isso Eu te concedo o dom da Honra. E Leão voltou ao seu lugar.

A ti Virgem, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com a Minha Criação. Terás que observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e lembrá-los de seus erros, de modo que através de ti Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o dom da Pureza. Virgem retornou ao seu lugar.

A ti, Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente dos seus deveres para com os outros; para que ele possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado de suas ações. Hei de te levar onde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o dom do Amor. E Libra voltou ao seu lugar.

A ti, Escorpião darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Ideia, o que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do homem enquanto animal, e lutarás tanto com os instintos em ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas quando finalmente voltares, terei para ti o dom supremo da Finalidade. E Escorpião voltou ao seu lugar.

A ti, Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Ideia eles se tornam amargos. Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecerás a inquietação. A ti, Sagitário darei o dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz. E Sagitário voltou ao seu lugar.

De ti, Capricórnio, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros; mas, pelo jugo te tua carga, te concedo o dom da Responsabilidade. E Capricórnio voltou ao seu lugar.

A ti, Aquário, dou o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terá a dor da solidão, pois não te permito personalizar o Meu amor. Para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela esteja. E Aquário voltou ao seu lugar.

A ti, Peixes, dou a mais difícil de todas as tarefas. Peço-te que reúnas todas as tristezas dos homens e as traga de volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, Minhas lágrimas. A tristeza e o padecimento que terás de absorver são os efeitos das distorções impostas pelo homem à Minha Ideia, mas cabe a ti levar até eles a compaixão, para que possam tentar de novo. Por esta tarefa, Eu te concedo o dom mais alto de todos: tu serás o único de Meus doze filhos que Me compreenderás. Mas este dom do Entendimento é só para ti Peixes, pois quando tentares difundi-lo entre os homens eles não te escutarão. E Peixes voltou ao seu lugar.

Então Deus completou: cada um de vós é perfeito, mas não compreendereis isto até que vós doze sejais Um. Agora vão! E as doze criaturas foram embora executar sua tarefa da melhor maneira.

Relevem toda essa canseira inicial, mas é que algumas coisas precisavam estar assentadas. Prometo que logo mais, isso aqui estará divertidíssimo; juntos, descobriremos coisas incríveis!

Gratidão à adorável Consuelo, pela confiança. Espero não desapontá-la, entreter e encantar o seu precioso Salotto, donzela.

Mil beijos e até breve, amigos!

lu.

PS: Sempre que posso, coloco os nomes dos deuses que nomeiam os planetas, 1º em grego, depois em Romano (ex. Zeus/Júpiter; Hera/Juno; Chronos/Saturno; Hermes/Mercúrio, etc.). Logo mais, uma tabelinha com o “Who is Who”.

(*) 1º Regresso de Saturno = Após cerca de 29 anos e ½ , o planeta Saturno regressa à posição que estava quando nascemos. O trânsito dele por um signo dura cerca de 2 anos e ½ . Nesse período, acontecimentos externos nos obrigam a enfrentar o resultado de nossas atitudes, a reavaliar nosso propósito no mundo. É a 1ª grande oportunidade de alterar o leme e partir para a conquista de algo realmente nosso, não mais do que esperavam de nós.

______________________

Não deixem de conferir o site com o curso de mitologia Greco-Romana em Roma de Luciene, eu fui e é DIVINO!!!

Exit mobile version