moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!

: “O rapto de Prosérpina” (1651), pelo francês Nicolas Mignard (1606-1668). Coleção Particular, na Itália. “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.” Carl Gustav Jung

: “O rapto de Prosérpina” (1651), pelo francês Nicolas Mignard (1606-1668). Coleção Particular, na Itália. “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.” Carl Gustav Jung

Mais uma lição de astrologia da Prof. Luciene Felix Lamy

 

Amigos do Consueloblog, no Post desse mês trazemos a decodificação do pequeno e poderoso planeta Plutão (Hades, na mitologia grega) em seu mapa natal e conheceremos o mito por trás da obra “O rapto de Perséfone” (Prosérpina/Kore), de autoria de um dos maiores exponenciais do Barroco, o italiano Gian Lorenzo Bernini.

“O rapto de Prosérpina”, por Jan Peter Van Baurscheit (1669-1728). Museu de Belas Artes de Bruxelas.

Diferente de Saturno, que é mais um desafio a transpor e há (sim!) algo que se possa fazer para amenizar, com Plutão, o deus do subterrâneo, não há conversa, pois indica onde (e como) a pessoa sofre algum tipo de perda, traição, violência, humilhação (ou até mesmo crueldade) e também onde aprende – a duras penas –, a transformar dor em glória!

Solidários, respeitemos a dor alheia! Todos nós, em alguma esfera da vida (uma das 12 Casas astrológicas), somos “raptados” e descemos às profundezas do Reino de Hades. Lá, conscientes dos “mistérios”, nos enriquecemos e retornamos com um poderoso “pharmakon”: curados e aptos a curar.

Segundo Howard Sasportas, será numa das 12 Casas que Plutão ocupa que encontramos o lado obscuro de nossa natureza – nossas paixões e obsessões desenfreadas, nossa ânsia de poder, nossa crua sensualidade, nossos ciúmes, inveja, ganância, ódio, raiva e selvageria, e nossas feridas e dores primordiais. Não seremos inteiros, diz ele, enquanto esses sentimentos não forem trazidos à superfície, transmutados e devidamente reintegrados à psique.

Pobre pluto… E foi por isso que ele tornou-se o mais poderoso!

Plutão foi descoberto em 1930 e é o planeta mais afastado do Sol. Sua órbita é de 248 anos e fica em cada signo de 12 a 32 anos.

É o terceiro dos planetas transcendentais (depois de Urano e Netuno) e, como seu movimento é lento e ele está muito distante da Terra, sua influência é abstrata e não é sentida de pronto pelo indivíduo. Porém, como tudo que leva algum tempo para se desenvolver, o eventual impacto de Plutão é profundo e de longo alcance.

Plutão representa tanto o impulso reformador como o impulso destrutivo. Ele rege o nosso mais profundo subconsciente e, como personifica o princípio da transformação e da regeneração, pode fazer a ponte entre o mundo espiritual e o material.

Regente de Escorpião, Plutão está ligado a morte, perda, vingança, traição, transformação, riqueza, poder. E cura! “Onde quer que Plutão caia no mapa é onde o deus da morte e da destruição pode ser encontrado”, diz Howard Sasportas.

Confira abaixo a interpretação de Plutão em SEU próprio mapa natal (para obtê-lo, acesse o astro.com e insira seus dados) , pois será desse jeito (Signo) e nessa esfera da vida (numa das 12 Casas astrológicas) que você poderá vir a vivenciar uma transformação profunda e renascer, poderoso(a) como uma FÊNIX!!!

Nota: para cada uma das localizações de Plutão, selecionei 12 ângulos da obra que considero a mais pujante representação de violência & sensualidade. Espante-se, é BERNINI!

 

Plutão em Áries – iniciador! Os indivíduos nascidos com Plutão em Áries tem um tremendo desejo de proceder a reformas, uma necessidade obsessiva de poder ou de vingança – se se sentirem atacados –, grande ousadia e muito vigor. Sua imaginação não tem fronteiras, mas eles precisam de autodisciplina ou são capazes de se esgotar fisicamente. Na Casa I – empenhado! Este é um posicionamento forte, e você é alguém a ser levado em conta. É criativo, mas pode ter uma personalidade dupla e não faz nada pela metade. Forte, resistente e robusto, embora tenha alguma tendência a ter infecções, geralmente se recupera rapidamente. É enérgico; sua personalidade é atraente, e muitas vezes você almeja o poder. Seu ego é forte e você mostra muitas faces ao mundo: meditativo, inquieto, enérgico, apaixonado.

Plutão em Touro – utilitário! As pessoas nascidas com Plutão em Touro demonstram resistência, teimosia, sensualidade, capacidade artística e necessidade obsessiva de riqueza e estabilidade. Esta necessidade foi explorada pelos ricos enquanto as classes trabalhadoras passavam por grande penúria. Na Casa II – incansável! Você é capaz de transformar passivos em ativos; pode ser que tenha várias fontes de renda diferentes. Muitas vezes a riqueza vem de forma surpreendente e, com sua astuta habilidade financeira, você a maneja bem. Como quer adquirir posses materiais, você precisa se acautelar para não tratar as pessoas amadas como se fossem propriedades suas. Este é um bom posicionamento para lidar com impostos, monopólios, finanças de empresas e bancos. Plutão na Casa 2 é encontrado com frequência nos mapas de milionários.

Plutão em Gêmeos – mudança radical! Se você nasceu com Plutão em Gêmeos, é voltado para a família, mas também inquieto e impetuoso. Você procura novas maneiras de se expressar e de expandir o seu intelecto, pode ser sarcástico e crítico. Depois da repressão da era vitoriana, o pêndulo se inclinou para uma sinceridade quase compulsiva. Na Casa III – futurista! – Suas atitudes mentais nunca são indiferentes e você sente necessidade de berrar para ser ouvido, quer seja falando, escrevendo, declamando ou discursando. Este posicionamento pode ocasionar um relacionamento fora do comum com seus irmãos. Embora essa colocação apareça frequentemente no mapa de pessoas que deixaram a escola, a educação é importante para você que a consegue a qualquer custo. Muitas vezes você é forçado a tomar nota de seus fracassos ou deficiências e pode ter de introduzir mudanças radicais em algum ponto da sua vida. Com aspectos muito fortes, pode ser que sofra a perda de irmãos, tenha problemas com vizinhos ou dificuldades mentais.

Plutão em Câncer – sublevação! Se você nasceu com Plutão em Câncer, provavelmente sente grande necessidade de segurança, bem como de chegar à maturidade emocional. Esse posicionamento indica percepção social. Plutão em Câncer funciona de modo muito intuitivo e instintivo, e adora romper com as tradições. Entretanto, também pode torná-lo ressentido e até mórbido (nascidos entre 1913 e 1938). Na Casa IV – complexo! Com certeza, você é capaz de mudar-se ou transformar-se. Seu lar é um ponto focal na sua vida, e você precisa ter sua autoridade reconhecida aí. Devido a circunstâncias de infância, muitas vezes é agressivo. Provavelmente existe alguma coisa fora do comum acerca dos seus antecedentes familiares: a perda prematura de um dos genitores, um pai autoritário ou um escândalo familiar. Você pode ficar rico na segunda parte da vida, possivelmente através de ciências da terra, pesquisa, imóveis ou empreendimentos científicos. Com aspectos desfavoráveis, você pode ser profundamente rebelde em relação aos valores estabelecidos, ou isolar-se da sociedade.

Plutão em Leão – poder! Se nasceu com Plutão em Leão, você tem autoconfiança e muito senso de autoridade. Tem boa capacidade para negócios e é capaz de promover interesses de massa. Também pode levar à exploração sexual e ao desejo de mandar e dominar (nascidos entre 1938 e 1957). Na Casa V – desafiador! Você tem um amor inato pelo jogo e está disposto a assumir muitos riscos emocionais ou financeiros. Muitas vezes é capaz de obter altos lucros por causa de sua ousadia. Com seu forte erotismo, o sexo pode ser uma força motivadora na sua vida, ou então você pode tomar a direção oposta e ser completamente assexuado ou celibatário. Plutão nesse posicionamento complica seu equilíbrio emocional; você precisa achar um canal para dar vazão à sua criatividade. Com aspectos desafiadores, pode haver problemas na gravidez e você ser extremamente possessivo em relação a quem ama.

Plutão em Virgem – desenvolvimento técnico! No nível pessoal, esse posicionamento torna-o analítico, inventivo, técnico e perfeccionista. Você tem habilidade em medicina, psiquiatria e negócios. Também pode ser puritano e demasiadamente crítico (nascidos entre 1957 e 1971). Na Casa VI – pesquisador! Individualista ao extremo, você não tem medo de se oferecer para ajudar os outros e muitas vezes se engaja nas artes curativas ou no fornecimento de gêneros alimentícios. Pode ser que acredite ter uma missão predeterminada na vida. Sente profunda necessidade de servir à humanidade, de pesquisar ou de trabalhar em prol da ciência. Plutão aqui, às vezes complica a sua saúde provocando coágulos, constipações, crescimentos anormais ou tumores; durante a adolescência pode haver problemas de acne. A não ser que você canalize adequadamente suas energias, pode tornar-se um hipocondríaco e correr de um médico para outro. Pode tornar-se vítima de sua própria energia reprimida e precisa encarar e superar quaisquer maus hábitos.

Plutão em Libra – instintos sociais! Se nasceu com Plutão em Libra, você ama a beleza e sente necessidade de harmonia. Seu senso de justiça e seus instintos sociais são bem desenvolvidos. Você é adaptável e pode vivenciar um conflito entre pontos de vista opostos. Pode sentir um grande senso de responsabilidade em relação aos outros, mas ser inconstante nos seus relacionamentos diretos (nascidos entre 1971 e 1983). Na Casa VII – circunstancial! Você é dinâmico, magnético e temperamental. Suas atividades afetam-no tanto quanto afetam os outros. Seu parceiro pode ter uma religião (crença, convicção) ou antecedentes culturais (valores) diferentes dos seus, o que vai demandar muitos ajustes na parceria. Algumas vezes você pode se casar por necessidade, ou se divorciar, ou vivenciar uma fuga com o parceiro ou o seu desaparecimento. Usado adequadamente, esse posicionamento faz com que você possa ser um desbravador, ditando o rumo dos acontecimentos no seu campo. Pode ser que receba aplauso público e tenha proeminência, que em geral você vai compartilhar com mais alguém. Usado impropriamente, esse posicionamento pode levar a problemas legais; a falta de diplomacia pode fazer muitos inimigos.

Plutão em Escorpião – redenção! As pessoas com esse posicionamento são sensíveis a seu ambiente, emocionalmente intensas, curiosas a respeito do misterioso, penetrantes em tudo que fazem e, às vezes, mesmo implacáveis (nascidos entre 1983 e 1995). Na Casa VIII – investigador! Como essa é a Casa natural de Plutão, o outro mundo pode ocupar seus pensamentos. A religião tem um significado real para você, que investiga profundamente tudo o que é oculto. Como seu corpo é capaz de se auto-regenerar, esse posicionamento frequentemente indica vida longa. Você é analítico, tem bom senso financeiro e é capaz de deter um grande poder financeiro. A pesquisa, a medicina ou a ciência podem atrai-lo. Você pode ganhar dinheiro com assuntos relacionados com a morte, por exemplo, como agente funerário. Com aspectos desafiadores, pode ser que seja um fanático religioso ou demasiadamente sensual. Também é possível que nada o detenha quando está disposto a levar adiante suas obsessões em relação a vítimas que nada desconfiam.

Plutão em Sagitário – reforma! Os indivíduos com esse posicionamento tem grande necessidade de liberdade pessoal. Sua abordagem é filosófica e humana. São entusiasmados e versáteis, e tem grande fé na natureza humana (nascidos entre 1995 e 2008). Na Casa IX – pioneiro! Inquieto, impaciente e aventureiro, você está disposto a tentar qualquer coisa e a experimentar tudo. Pode aspirar a um sonho impossível. Precisa viajar; os países estrangeiros podem parecer-lhe convidativos, e pode ser que você seja um viajante do espaço. Pode se casar com um estrangeiro, ou você pode ser um refugiado. Tem uma necessidade insaciável de aprender e pode ser um bom escritor sobre questões do oculto, ou de novelas de sexo e mistério. Pode ser que mude de cultura ou de religião. Com aspectos desfavoráveis, é possível que você seja intransigente, dogmático e que não esteja disposto a ouvir o ponto de vista dos outros. Pode ter problemas legais com as autoridades, muitas vezes no exterior, ou problemas com seus sogros.

Plutão em Capricórnio – evolução! Esse posicionamento concede perseverança, ambição, eficiência na organização e habilidade gerencial. As pessoas que tem Plutão em Capricórnio são conservadoras, materialistas e espiritualmente fortes (de 2008 a 2024). Na Casa X – político! Você é arrogante, determinado e disposto a lutar contra a autoridade, se necessário para atingir seus objetivos. Forte, corajoso e tenaz, pode ser que seja um ditador, um inovador, um planejador ou um inventor. Com aspectos desfavoráveis, sua insistência na autodeterminação pode beirar a megalomania. Você é líder em seu círculo ou em sua profissão, e pode tanto ser amado como odiado, mas nunca é ignorado. Você tem uma necessidade obsessiva de ser o melhor e de brilhar mais que os outros ao seu redor. Um perfeccionista, você se exige implacavelmente. É capaz de apresentar suas ideias de maneira lúcida e eloquente. Com aspectos desfavoráveis, pode ser um farsante, vingativo, sádico e trapaceiro.

Plutão em Aquário – revelação! Indivíduos com esse posicionamento são intelectuais, humanitários, engenhosos, inconvencionais e adoram a liberdade. São pessoas que buscam a verdade, e sabem como comunicar seus sonhos e suas ideias. Na Casa XI – realizador! Você é intensamente leal, tem um forte senso comunitário, um impulso reformador e inúmeros planos. Interessado nos assuntos mundiais, pode participar de movimentos de reforma ou de melhorias sociais. Os amigos são importantes para você, e você os ajuda; entretanto, precisa tomar cuidado para que eles não influenciem demasiadamente a sua vida. Com aspectos desafiadores, precisa aprender a ser discriminativo na escolha de associados, porque você pode ser atraído por pessoas que vão desencaminhá-lo. Esse posicionamento, muitas vezes, indica um solitário.

Plutão em Peixes – iluminação! No plano pessoal, esse posicionamento produz pessoas facilmente impressionáveis, compassivas, sensíveis, imaginativas e caridosas. Sua personalidade é magnética, mas elas também podem ser autoimoladoras e às vezes mesmo mórbidas. Na Casa XII – isolado! Plutão na Casa 12 pode levá-lo face a face com a tentação. É preciso que você descubra seus medos e frustrações gentilmente e os tire de seu subconsciente com paciência e compreensão. Precisa mudar suas atitudes interiores; isto é difícil, porque você reluta em mudar o rumo de sua vida. Com aspectos desafiadores, pode ser que tenha alguns problemas psicológicos, e que talvez seja até internado. Pode sentir dor, tanto física como mental, de origem obscura ou não- identificada.

Sobre Bernini…

Autoretrato de Gian Lorenzo Bernini (1623). Galeria Borghese, Roma.

Napolitano, Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) aprendeu a arte da escultura com seu pai, o florentino Pietro Bernini.

Ele esculpiu a obra acima entre 1621 e 1622, quando contava com apenas 23 anos, a pedido do Cardeal Scipione Borghese, sobrinho de Camillo Borghese, eleito papa como Paulo V, em 1605.

A marca dessa obra é a dramaticidade, expressa na ação dos personagens, repletos de força, vigor e atitude, características típicas do Barroco, período artístico originado em Roma, que vai de 1600 a 1750.

Sobre o mito por trás da obra…

Júpiter, Netuno e Plutão dividindo.

Segundo a mitologia greco-romana, quando Zeus/Júpiter AQUI  destronou seu pai, Chronos/Saturno, o deus do Tempo, AQUI   e libertou seus irmãos, a Netuno/Poseidon, AQUI  ele confiou os mares, e a Hades (Plutão), coube o Reino dos Mortos.

Plutão protestou, é claro, não quis aceitar esse quinhão. Foi quando Júpiter argumentou que ele reinaria sobre uma instância de grande PODER, pois o petróleo, os diamantes, rubis, safiras e esmeraldas, o ouro, a prata e tanto outros metais, fonte de grandes riquezas, encontravam-se sob seu domínio, nas profundezas do mundo subterrâneo. Sem falar que, por toda eternidade –, argumentou o soberano do olimpo –, o tempo todo não pararia de chegar novos “súditos”. Plutão ficou satisfeito.

E, se no cristianismo, testemunhamos a dor da mãe que perde o filho, no paganismo sofremos a dor da mãe que perde a filha, raptada por Plutão (Hades).

Deméter.

Indignada e, em protesto pelo “desaparecimento” da jovem Prosérpina (Perséfone), sua mãe Deméter (Ceres/Cibele), deusa da fertilidade, da agricultura e do cereal, mergulhou em profunda tristeza. Irredutível, negou-se a fazer florescer o que quer que fosse enquanto não revesse a filha.

Sem colheita, animais e humanos pereciam. Se Deméter não declinasse em breve a humanidade estaria acabada, por isso os deuses rogaram a Júpiter (Zeus) que intervisse no impasse, do contrário, não haveria quem lhes adorasse. Por razões óbvias, Plutão (Hades) não se comoveu com os argumentos e manteve a jovem a seu lado, tornando-a sua Rainha.

Hades Pluto_Serapis and Persephone…

Foi quando Zeus (Júpiter) teve a brilhante ideia de firmar um acordo entre a mãe de Perséfone (Prosérpina), Deméter (Ceres) e o genro Plutão (Hades): a jovem dividiria a existência entre ambos, passando assim, metade do período do ano com o marido e a outra metade junto à mãe. À partir de então, as estações do ano explicitam a alegria (primavera/verão) e a tristeza de Deméter (outono/inverno).

Retorno de Perséfone (1891), por Frederick Leighton (1830-1896). Museu e Galeria de Leeds, Reino Unido. Trazida por Hermes (Mercúrio), Perséfone retorna do Hades para os braços de sua mãe, Deméter. Somente à mente é permitido o ingresso no Reino de Hades.

Para todo e qualquer posicionamento de Plutão, uma das “thaerapeia” (do grego, servir ao divino) indicadas…

Eis o relato sincero e comovente de como Consuelo que enfrentou a presença de Plutão na 7ª Casa, a do casamento, ressurgindo forte como jamais pensou que seria, AQUI.

Confira AQUI e AQUI “Pluto – o deus da riqueza”, escrita em 388 a.C. pelo comediógrafo grego Aristófanes.

Referências bibliográficas específicas para Plutão:

Plutão no seu mapa astrológico – Donna Cunningham (Ed. Pensamento). São Paulo, SP.

O Livro da 8ª Casa – Marc Robertson (Ed. objetiva). São Paulo, SP.

Como sempre, estou à disposição do Salotto no que eu puder ajudar. Zilhões!!! lu.

Obrigada Lu, mais um post esclarecedor e sensacional!

Exit mobile version