moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy

E aqui vai a coluna mensal sobre Astrologia da nossa querida Prof. Luciene Felix Lamy.

ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma!

Netuno mosaico romano. Museu arqueológico Antonio Salinas, Palermo (Itália).

Amigos do Consueloblog, no Post desse mês abordamos o significado do posicionamento do planeta NETUNO (Poseidon, o deus dos mares, na mitologia grega) no mapa astrológico e contemplaremos algumas fontes e esculturas da divindade dos mares mundo afora.

Dentre outros temas, a Casa astrológica ocupada pelo planeta Netuno indica onde você tende a se iludir, fantasiar, se enganar e/ou enganar os outros; também mostra onde buscamos um ideal.

 

Confira abaixo em qual signo o planeta Netuno se encontrava quando você nasceu (Faça seu mapa AQUI)

Além de conferir em qual signo, atente também qual é a Casa astrológica (de 1 a 12) que NETUNO ocupa em seu mapa, pois será nos assuntos relativos a esta Casa que tenderemos ao escapismo, às ilusões, à espiritualidade, à nebulosidade, às incertezas, à fantasia, à imaginação, ao fantástico, ao submundo, às drogas, às artes e à dissolução.

A imponente escultura de Christian Carl Peters (1822-1899) dá boas-vindas no Porto de Copenhagem (Dinamarca). “Quando estiveres nos caminhos dessa vida e encontrares dificuldades, lembre-se de que no céu há um Deus que te guia e na terra alguém que te ama”. Richard Bach.

Reiterando: para saber exatamente em qual esfera da vida toda essa nebulosa inspiração se dá, basta consultar em qual Casa astrológica Netuno se encontra. Lembre-se de que já abordamos TODAS as 12 Casas astrológicas aqui mesmo, no Consueloblog.

Pode acontecer de você ir para Roma e não ver o Papa (o que, sendo nosso querido Francesco, é lamentável), mas é impossível que não se depare com Netuno! Graças à genialidade de Nicola Salvi, Gian Lorenzo Bernini e de Pietro Bracci (autor do Netuno ao centro), ele reina na Fontana di Trevi (1762), em Roma (Itália).

Netuno, o segundo dos “trans saturninos” (são assim chamados os três planetas além de Saturno, que são Urano, Netuno e Plutão), rege os assuntos marítimos, os líquidos, a música, o cinema, o teatro e a televisão, o encantamento, os sonhos, a ilusão, a desilusão, a espiritualidade, os ideais, a mística, os pressentimentos e as coisas que tomamos profundamente como certas na vida sem questionar.

Este imponente Netuno de bronze foi esculpido em 1565 por Tommaso Laureti e Giambologna. Está na Piazza Maggiore, na cidade de Bologna (Itália).

Rege o nevoeiro, o petróleo, o mistério, os anestésicos, a lisonja, os intangíveis, as fragrâncias, a segunda visão, o amor pela poesia, a cor e a dança. Netuno governa as drogas e seu uso, o alcoolismo, a hipocondria, o sonambulismo, os transes, a hipnose, a imaterialidade e a anormalidade. A ação de Netuno é sutil, gradual e, às vezes, insidiosa. É a oitava superior de Vênus!

Fonte em homenagem ao deus dos mares pelo escultor Wolfgang Hieronymus Herold (1668), na cidade de Nuremberg (Alemanha).

Netuno é o segundo dos planetas transcendentais. É chamado um planeta geracional, porque permanece em cada signo do zodíaco durante cerca de 14 anos. Todas as pessoas nascidas durante esse período tem Netuno no mesmo signo; portanto, para uma leitura pessoal, o posicionamento por Casa é o fator importante!

Aqui, temos o Netuno neoclássico de Ventura Rodríguez e Juan Pascual de Mena, esculpido entre 1782-1786, nos aguardando na Plaza Cánova del Castillo, em Madrid (Espanha).

Como Netuno passa 14 anos num signo, suas propriedades deixam uma marca em determinada geração; assim, os principais acontecimentos históricos de uma época e as características pessoais são partilhadas pelas pessoas nascidas durante o período.

Netuno representa tanto o impulso espiritual quanto o impulso escapista; representa o seu desejo de se iludir e a sua capacidade criativa e intuitiva. A quem tem Netuno “forte” no mapa (em conjunção com o Sol, no Ascendente ou junto à Lua, por exemplo), convém morar perto do mar, canalizar essa poderosa energia para as artes, o misticismo e a compaixão, através de atividades filantrópicas. Do contrário, será presa fácil de um outro lado desse deus: ser engolfado e afogar demais na fantasia, inclusive, na bebida e nas drogas.

Toda a dramaticidade de Giacomo della Porta e Gian Lorenzo Bernini nesta Fontana di Nettuno, construída em 1574 e incrustada na Piazza Navona, na Cidade Eterna (Itália).

Netuno em Áries – radical!
As pessoas nascidas quando Netuno esteve em Áries são pioneiras em relação a muitos conceitos religiosos e filosóficos. Partilharam um grande senso de que tinham uma missão a cumprir. Expressaram uma forte imaginação, criatividade e autopercepção. Netuno aflito produziu esquemas repletos de falso orgulho e egoísmo e pessoas que almejavam a notoriedade.

Esse sólido monumento em bronze ao deus Netuno, foi esculpido pelo prof. Alberto Bernine (nome é destino!), em 1956 e nos aguarda no bairro Cidade Ocian, na cidade de Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo (Brasil). Imagem gentilmente cedida pelo fotógrafo Marcos Piffer, da sofisticada Revista Guaiaó

Revista Guaiaó AQUI. 

Netuno em Touro – artístico!

Se você nasceu com Netuno em Touro, a sua abordagem das ciências e das artes é estética; gosta da música e da beleza, e entretanto possui um senso de negócios inato, grande necessidade de segurança e pode ser facilmente enganado pelos outros. Com aspectos de Plutão, você pode ter poderes curativos. Aspectos desfavoráveis com Netuno podem levar a preocupação com posses materiais, ou autoilusão e descuido nos assuntos financeiros.

Esculpido por Giovanni Ceccarini em 1822/23, o deus dos mares, acompanhado de dois Tritões, nos recebe na Piazza del Popolo, em Roma (Itália).

 

Netuno em Gêmeos – perceptivo!

Se você nasceu durante esse trânsito, tem muitas teorias novas a respeito de comércio, viagens e comunicações. Alerta, inquisitivo e inquieto, você quer ter experiências novas e variadas e tem dificuldade em assentar raízes. Com aspectos desfavoráveis, pode se preocupar com valores superficiais, ser susceptível a influências externas, ser contestador, ladino, de mente estreita e fofoqueiro.

A famosa Fonte de Netuno na Piazza della Signoria foi encomendada por Cosimo I de Medici, que lançou um concurso em 1559 vencido por Bartolomeo Ammannati e Giambologna.

Mais imagens de Il Biancone por Consuelo, AQUI

Flanando pela Europa, sobretudo em Florença, ABRA os olhos, pois a magia da astrologia se apresenta aos mais atentos! Acima, um círculo zodiacal no pedestal do “Il Biancone”.

Netuno em Câncer – protetor!

Se você nasceu com Netuno em Câncer, tem fortes ligações com a terra, seu lar e sua família. É idealista, emocionalmente sensível e protetor em relação aos outros. Decididamente um patriota, aberto às ideias místicas e religiosas, você está disposto a se sacrificar pelos outros. Com aspectos desafiadores, pode ser que você se torne autoindulgente, pessimista e viva demasiadamente num mundo de fantasia, ou pode ter dificuldades em casa, talvez com relação a sua mãe.

Eis o deus dos mares em toda magnanimidade! Nos jardins do Palácio Schönbrunn, por Johann Baptist Hagenauer (1776), em Viena (Áustria).

Netuno em Leão – especulativo!

Se você nasceu durante este trânsito, suas inclinações básicas são românticas, idealistas e artísticas. Você tem aptidão para o entretenimento, uma queda pelo drama, uma tendência ao exagero e a disposição de tentar de tudo pelo menos uma vez. A especulação é com você. Você idealiza o amor e gosta do namoro; deseja o poder mas não gosta de submeter-se à autoridade. Se Netuno estiver aflito, pode ser que você seja autoritário, subversivo e extravagante na busca do prazer. Pode sofrer por causa de casos de amor ou dos filhos.

No Giardino di Boboli, no Palazzo Pitti, por Stoldo Lorenzi (1571).

Ainda em Florença, Consu nos levou para um passeio AQUI

Netuno em Virgem – técnico!

Se você nasceu com Netuno em Virgem, tem conceitos novos a respeito de saúde e condições de emprego. Pertence à primeira geração a aceitar a psiquiatria como parte da vida cotidiana. Provavelmente você vivencia uma forte tensão entre razão e a emoção, e pode ter dificuldade em aceitar responsabilidades, o que pode levar à fuga pelas drogas ou outros meios psicodélicos. Com aspectos desfavoráveis, você pode ter colapsos e neuroses. Você é crítico e é capaz de destruir o que é velho com rapidez, antes de ter algo novo para colocar em seu lugar. Entretanto, também pode ser um grande humanitário e lutar por causas válidas.

Essa escultura de “Oceano” (1570/75), está no Museu Nacional do Bargello, em Florença (Itália). Há um delfim a seus pés. O tridente e a concha são seus símbolos.

Netuno em Libra – dependente!

Quem nasceu nas décadas de 40 ou 50 ou no século dezoito se interessa por conceitos novos na área dos relacionamentos e das leis, e tem dúvidas a respeito de obrigações e necessidades. Você tem abordagens novas e sutis em relação às artes. Deseja ser humanitário, altruísta, compassivo e amante da paz, mas pode acabar sendo sem praticidade, voltado para as drogas, preguiçoso e sem força de vontade. “Ficar cada um na sua” com frequência tem causado mais divórcios do que casamentos, mais discórdia do que união, o que é típico de Libra operando através do véu de Netuno.

Apesar do discreto clique à esquerda do charmoso libriano Robbie Leone, chegamos a Escorpião!

Netuno em Escorpião – sutil!

Se você nasceu com Netuno em Escorpião, é investigativo, magnético, emocional e dotado de grandes poderes regenerativos. A intensidade com que você ataca tudo leva a novas abordagens na pintura, na literatura, na religião, na política e em todas as facetas da vida. Se Netuno estiver aflito, pode originar magia negra, obsessões, traições e práticas sexuais estranhas, principalmente se houver aspectos desafiadores com Vênus ou Marte.

O deus Netuno, esculpido por Roland Hinton Perry e Jerome Connon (1897-98) nos recebe na Biblioteca do Congresso, em Whashington, D.C. (EUA).

Netuno em Sagitário – profético!

Sagitário é o signo da abertura, da franqueza e do idealismo; Netuno nesse posicionamento está destinado a trazer à tona muitas coisas ocultas. A descoberta de grandes subornos em negócios no exterior e a conduta antiética do mundo dos altos negócios ou dos legisladores também não é de surpreender. As pessoas nascidas durante esse período necessitam de valores religiosos e espirituais mais elevados. Você é capaz de explorar os poderes da mente, revisar as leis existentes e buscar o significado mais profundo da vida. Tem ideias novas a respeito de educação; interessa-se pelas culturas estrangeiras e sente-se à vontade com o conceito de uma religião universal. Se Netuno estiver aflito, você pode vaguear sem rumo, não ter discernimento, desconfiar dos outros e acreditar em falsos profetas.

Esse sério Netuno por esculpido por Dominik Auliczek (1777-78), está no Jardim das ninfas, do Palácio “Nymphenburg”, em Munique (Alemanha).

Netuno em Capricórnio – terreno!

As pessoas nascidas nessa época sofriam uma forte influência parental e eram tradicionais, convencionais e conscienciosas. Tinham um profundo senso de responsabilidade e de autodisciplina, e tentaram aplicar toda a sua criatividade em coisas práticas e tangíveis. Quando as forças netunianas eram mais fortes que as capricornianas, elas incorporavam a imaginação espiritual e poética a sua vida cotidiana.

A pujante obra do escultor Abraham van den Blocke (1617), nos recebe em Gdansk (Polônia).

Netuno em Aquário – teórico!

A combinação de Netuno e Aquário produziu pessoas de orientação social, filosófica e políticas. Suas atitudes distantes, combinadas com a capacidade de entender o abstrato, resultaram em muitas abordagens novas da arte e muitas invenções. Quando Netuno transitar novamente por Aquário, muitos astrólogos acham que poderá ser o começo dos mil anos de paz prognosticados no Livro das revelações da Bíblia, e que a harmonia universal poderá tornar-se realidade. Esperamos que estejam certos.

Um belo Tridente acompanha o Netuno do Centro Cultural e Jardim Botânico em Nova Iorque (EUA).

Netuno em Peixes – místico!

Netuno em Peixes está em seu próprio signo; esse trânsito é inspirado, espiritual, sensível e mesmo profético. Esse posicionamento indica talento para poesia e música, compreensão das pessoas necessitadas, descobertas médicas e novos conceitos culturais.

Só mais um pouquinho de Netuno, pode ser?

Mais cliques do pensativo Netuno acima, você confere AQUI, nos cliques da Consu por Boston.

Em Sintra, distrito de Lisboa (Portugal), a obra de John Cheese (1771) enfeita o Palácio de Queluz, aberto à visitação pública.

Paganismo e cristianismo na mais perfeita paz. Netuno por Reinhold Begas (1871), nos aguarda em Berlim (Alemanha).

Há cerca de dez anos, minha primogênita, Sofia, na fonte da Praça Buenos Aires, em Higienópolis (SP), onde temos Anfitrite e Tritão, esposa e filho do deus dos mares. Eles denominam também os dois satélites naturais do planeta Netuno.

Para desfrutarmos juntos, de algumas dessas e muitas outras fontes, convido-os a conhecer nossa proposta de viagem à cidade italiana de NETTUNO: uma pérola medieval, de rara beleza, incrustada no mar Tirreno.

 

Espero que tenham apreciado o passeio, Salotto! Adoraria saber qual dos Netunos acima vocês mais gostaram. E, por falar no deus que – com seu poderoso tridente – estremece a terra e abala o mar com ondas gigantescas, causando terror e pânico mesmo em experientes marinheiros, convido-os a conferir AQUI  a obra “A Tempestade”, de um profundo conhecedor da Astrologia, o inglês William Shakespeare. Qualquer dúvida, estou às ordens! Zilhões!!!

PS: A bibliografia é de Marion D.March e Joan McEvens (Editora Pensamento).

Obrigada Luciene!

Exit mobile version