moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Astrologia: 6ª e 12ª Casas – Corpo & Alma

Casas Corpo e Alma

Mais um post espetacular de Luciene Felix Lamy para o Consueloblog. 

Amigos do Consueloblog, com este Post concluímos o 1º Módulo dessa jornada rumo à revelação de nossas tendências (pathós) psíquicas.

Analisamos os posicionamentos de todos os 12 signos astrológicos por todas as 12 Casas, que são áreas de experiência da vida.

Como o objetivo é decifrar nosso próprio mapa, a “planta” da casa está pronta, por isso, a próxima empreitada será “mobiliar”, informando sobre o posicionamento dos planetas e luminares (Sol & Lua) tanto por signo quanto por Casa.

Abaixo, trazemos os indícios relacionados às 6ªs e 12ªs Casas. Contemplaremos o retrato do cotidiano na aparentemente caótica (Peixes/12ª Casa) e detalhadíssima (Virgem/6ª Casa) obra de Pieter Bruegel, tão a ver com o tema tratado nesse post e finalizaremos com a análise do mapa de uma das amigas do Salotto, mapa esse que explicita momentos de grandes desafios.

Se você chegou agora, mas quer participar da brincadeira, faça seu mapa no link abaixo e confira os Post’s anteriores para poder prosseguir em seu strip-tease psíquico!

Faça seu mapa AQUI!

“Chegou a hora de tirarmos de dentro de nós, de discriminar nossas prioridades, de avaliar o uso que estamos fazendo de nosso poder e de nossas capacidades, e, acima de tudo, de reconhecer os limites e a verdade de nossa própria natureza e humanidade”. Howard Sasportas

Os assuntos referentes à 6ª Casa, tradicional de Virgem, são: a saúde, o trabalho, a nutrição, os hábitos cotidianos, o dia-a-dia, o ambiente, os empregados (o perfil daqueles que nos servem, o modo como os tratamos) e os animais de estimação. Empenho aqui significa conquista da perfeição do corpo, que provém de disciplina. Nada mais virginiano.

♈ÁRIES na 6ª Casa – Você é um ótimo e incansável trabalhador; na verdade, o trabalho é uma coisa natural para você, que gosta de canalizar suas energias para essa área. Entretanto, com esse ímpeto sobre-humano, é possível que você pressione os outros tão impiedosamente como faz consigo mesmo, o que nem sempre é bem aceito. Você se sai melhor como autônomo ou ocupando um cargo executivo, pois não gosta de chefes nem de interferências, principalmente quando Escorpião está no Ascendente ou quando Marte está muito ativo no mapa. Apesar de parecer forte, você precisa de reafirmação e age melhor quando se sente apreciado. Se não usar as energias de Marte no trabalho ou de alguma outra forma construtiva, pode abrir as portas para doenças passageiras ou dores de cabeça; porém, como a sua natureza básica é robusta, se recupera rapidamente, embora seja propenso a temperaturas muito altas quando doente.

♉TOURO na 6ª Casa – Touro na cúspide da sexta Casa proporciona muita energia física, mas você pode tender à acomodação, a menos que Vênus tenha alguns aspectos desafiadores. É importante você ter autodisciplina, do contrário poderá ter problemas de peso. Essa disciplina também vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos; sem ela, pode ser que você ande à deriva. Nos primeiros anos da vida, são comuns os problemas de garganta, mas raramente são muito sérios. No trabalho você é confiável e detalhista, embora também seja um pouco dogmático e pouco inclinado a mudar o seu jeito de agir. Você é de fácil convívio, desde que os outros respeitem seus hábitos. Se tiver o jovial Sagitário no Ascendente, as pessoas que esperam outra coisa de você vão se surpreender com sua aplicação ao trabalho. Com Vênus dignificado ou em um dos signos de água, pode ser que você queira trabalhar em alguma atividade artística.

♊GÊMEOS na 6ª Casa – Você tem bastante aptidão para a pesquisa científica, devido à rápida e fácil compreensão das questões intelectuais e dos problemas complexos, principalmente com Capricórnio em elevação. Com Sagitário ou Aquário ascendente, as ocupações não rotineiras lhe agradam; pode haver muitas mudanças de trabalho. Se Mercúrio tiver aspectos desafiadores, ou se estiver num signo mutável, é bem possível que você se veja às voltas com irritabilidade e nervosismo e tenha preocupações com o emprego. Sua saúde depende muito de sua postura mental. Você não tolera o trabalho pesado, e, portanto tem um melhor desempenho numa área que lhe permita movimentação e flexibilidade.

♋CÂNCER na 6ª Casa – Em geral você se envolve muito com o trabalho e a carreira, mas é infeliz, a menos que realmente goste do que faz, principalmente se Capricórnio ou Aquário ascendem. Você tende a trabalhar bem em posições subordinadas, mas tem uma grande ambição material que nem sempre é visível para os outros. Quando Peixes se eleva e a Lua está num signo mutável, é possível que você se dê bem no campo médico ou em alguma área relacionada com dietética e nutrição. A boa digestão é importante – uma Lua aflita pode indicar úlceras, alergias ou bulimia. Com Câncer nessa posição, é frequente o interesse por causas trabalhistas. Esse é o posicionamento daqueles que podem interessar-se pelos desfavorecidos.

♌LEÃO na 6ª Casa – Você vai trabalhar com um sorriso, e sem dúvida pode tornar-se líder na sua área; entretanto, com Aquário ou Áries ascendendo, não se sente feliz numa posição inferior. Raramente fica totalmente satisfeito com seu trabalho, e essa insatisfação pode torná-lo irritável e difícil de lidar. Com Peixes ascendendo, você acha que o trabalho é uma área em que se pode afirmar e está disposto a trabalhar com afinco. Resguarde bem sua saúde; você é propenso a problemas do coração e das costas, principalmente quando Saturno aflige o Sol. O Sol, como regente da sexta Casa, não está proeminente nessa situação, e muitas vezes indica vitalidade diminuída. É importante aprender a equilibrar suas atividades.

♍VIRGEM na 6ª Casa – Essa é a Casa natural de Virgem no mapa plano; assim você também se sente naturalmente à vontade em relação a todos os assuntos de sexta Casa. No trabalho, você é escrupuloso, preciso e meticuloso, tem capacidade de lidar com detalhes e se interessa por nutrição, mecânica ou pesquisa. É um historiador nato. Faz questão de ordem, mas às vezes pode ser impaciente ou irritável, quando Mercúrio recebe aspectos desafiadores. Mesmo assim, trabalha de boa vontade. Com Áries ou Gêmeos no Ascendente, é importante que você tenha algum emprego, caso contrário suas energias se transformam em frustrações e afetam sua saúde. Dê a atenção devida a sua dieta e hábitos de alimentação, para evitar os problemas de digestão e fígado frequentemente acarretados por esse posicionamento.

♎LIBRA na 6ª Casa – Se não houver harmonia no seu ambiente de trabalho, é possível que você se torne muito hostil, apesar de gostar de prestar e receber serviços. Quando gosta do seu trabalho, você faz tudo com perfeccionismo, mas precisa de constante variedade, principalmente com Gêmeos ou Áries no Ascendente. Com Vênus bem aspectado, você se dá bem na área de pessoal, ou em qualquer lugar onde possa usar seus talentos artísticos. Com Touro ascendendo, você é perseverante e, se Vênus estiver bem colocado, pode expressar essa qualidade de alguma forma artística, como pintar ou escrever. Podem ocorrer problemas de rins, a menos que você vigie atentamente sua saúde e sua dieta.

♏ESCORPIÃO na 6ª Casa – Você não gosta de rotina e restrição no trabalho. Tem muita integridade profissional e se orgulha de sua escrupulosidade e de sua resistência à fadiga. Assim, é um trabalhador incansável, quando gosta do seu trabalho. Com Gêmeos ou Câncer no Ascendente, o seu sistema nervoso está em alta velocidade, o que pode afetar sua saúde até que você aprenda a desacelerar e fazer tudo com moderação – e isto não é uma lição fácil de ser aprendida. Nem sempre você é uma pessoa com quem seja muito fácil conviver, principalmente quando Touro ascende, porque seus hábitos e atitudes carecem de flexibilidade. Escorpião, nesta Casa, quase sempre indica a possibilidade de problemas de saúde envolvendo os órgãos sexuais e o reto, principalmente quando há aspectos desafiadores a Plutão ou Marte.

♐SAGITÁRIO na 6ª Casa – Você se orgulha do seu trabalho, mas para realmente se empenhar nele precisa ter um Marte fortemente aspectado e proeminente. De outra forma, você tende a ser um pouco preguiçoso e precisa de muitas horas de sono. Gosta de empregos onde possa se movimentar ou, melhor ainda, viajar, principalmente com Gêmeos ou Câncer no Ascendente. Você é ordeiro e arrumado, mas não gosta de rotina. Com Leão ascendendo, procura trabalhos que lhe permitam expandir-se e crescer. Se Júpiter tiver aspectos desfavoráveis, você tem propensão a problemas de fígado e tumores, a menos que domine sua tendência à autoindulgência. Com Sagitário nessa posição, problemas com os quadris, as coxas e o nervo ciático também são uma possibilidade.

♑CAPRICÓRNIO na 6ª Casa – Você é um ótimo organizador, possivelmente um eficiente especialista, em especial quando Câncer ou Virgem se elevam, e frequentemente trabalha para o governo ou outras grandes organizações. Como é o maior trabalhador do zodíaco, precisa de uma ocupação permanente e estável onde possa conseguir status e respeito. Com Leão em ascensão, pode ter dificuldades crônicas de saúde relacionadas com a espinha, os ossos ou o coração, principalmente se não conseguir um trabalho que lhe agrade. Com Câncer em elevação e Saturno aflito, principalmente por Vênus, existe a possibilidade de surgirem doenças de pele. Quando Saturno tem aspectos desfavoráveis, é possível que você caia num trabalho apagado, aborrecido e rotineiro, principalmente com Virgem em elevação. Onde quer que encontremos Capricórnio ou Saturno, existe a tendência à supercompensação; se não usamos essa energia no trabalho ou no serviço, ou se nos recusamos a aceitar responsabilidade nessa área da vida, a saúde pode ser prejudicada.

♒AQUÁRIO na 6ª Casa – Quando Virgem se eleva, você se orgulha por trabalhar com mais afinco do que qualquer outra pessoa, mas não é necessariamente bem organizado; na verdade, pode ser que você sinta seus nervos em frangalhos repetidamente, porque quer fazer muitas coisas e parece que o dia não tem horas suficientes para terminar tudo o que decidiu fazer. Ter uma boa atuação no trabalho é muito importante para você. É possível que seja um reformador nato. Gosta de atividades em que possa servir, de alguma forma, aos menos favorecidos, à humanidade, e faz isso de bom grado, até de graça. Se não direcionar os seus esforços para o trabalho e o serviço, pode ser que você se torne hipocondríaco ou, de alguma forma, dê uma ênfase muito maior à saúde e à nutrição. Como você tem um sistema nervoso mais ou menos ativo, principalmente quando Virgem se eleva, é recomendável que direcione suas energias para áreas mais positivas. Quando Câncer se eleva, pode ser que você se interesse por todos os tipos de dietas da moda, alimentação orgânica e também por trabalho na área médica.

♓PEIXES na 6ª Casa – Com Virgem ou Escorpião em elevação, pode ser que você não seja muito forte fisicamente, e, se der livre curso às suas emoções, o resultado pode ser úlceras. Quando Netuno está aflito, frequentemente há uma diminuição da resistência às doenças, e a diagnose dos problemas de saúde se torna difícil. Você se sai bem nas vocações piscianas, como arte, música ou fotografia; do contrário, há indicação de aborrecimentos profissionais bem como de empregados inconfiáveis. Cultive algum hobby criativo para aliviar a tensão mental. Elimine a tendência a se preocupar com coisas pequenas. Com Libra em elevação, sua necessidade de equilibrar e pesar tudo pode torná-lo muito exigente consigo mesmo e com os outros no trabalho; entretanto, você também é intuitivo o suficiente para saber a hora de parar e pode, assim, tornar-se um bom chefe.

“Quod hoc ad aeternitatem?” O que é isso comparado com a eternidade?

Já na 12ª Casa, tradicional de Peixes, desvendamos algo sobre o inconsciente, a força oculta, confinamento, tudo o que preferimos manter nos bastidores, como casos e inimigos secretos. Empenhar-se, aqui, significa conquistar a perfeição da alma, pois também é considerada a Casa dos sacrifícios, no sentido original da palavra, em latim: sacro + ofício.

♈ÁRIES na 12ª Casa – Essa pode ser a Casa do autoaniquilamento; Com Áries aqui, pode ser que você seja muito inquieto para fazer um exame interior, sempre querendo agir sem passar por isso. Entretanto, se você não chegar a se conhecer, a segurança interna sempre poderá lhe faltar, o que pode causar-lhe grandes frustrações. Com Touro no Ascendente, esse perigo é parcialmente compensado pela perspectiva estável e pela natureza exterior afetuosa, dependendo, é claro, do posicionamento de Vênus e de Marte. Com Gêmeos ou Áries ascendendo, o sistema nervoso é onerado e o exame interior torna-se imperativo. Durante a juventude, cuide da saúde e resguarde-se contra acidentes. É muito importante encontrar um tipo de trabalho adequado para liberar sua tensão nervosa.

♉TOURO na 12ª Casa – Quando Câncer está no Ascendente, você precisa ter dinheiro para se sentir protegido, porque tem um grande medo oculto de ficar carente nessa área. Você é muito emocional e tem dificuldade em se olhar honestamente. Precisa ser abordado com suavidade e amor. Com Gêmeos no Ascendente, você é capaz de análise e raciocínio, mas nem sempre com objetividade ou total honestidade. O caminho para o seu subconsciente, nesse caso, passa pelo bom senso e pela lógica – não pelas emoções. Entretanto, você tem um lado teimoso que resiste à mudança: sofre com status quo em vez de experimentar algo novo. É um pouco crédulo e precisa acautelar-se contra intrigas, do contrário poderá ser ludibriado na área que mais teme – o seu bolso.

♊GÊMEOS na 12ª Casa – Esse posicionamento favorece a autoexpressão. Frequentemente você tende à morbidez e ao mau-humor, em especial com Gêmeos ou Câncer em elevação. Você tende a agir mais em função do inconsciente instintivo do que da razão e, com Câncer no Ascendente, pode ser bastante psíquico e deveria desenvolver essa capacidade. Sua faculdade intuitiva também é adequada para as áreas da psicologia e da psiquiatria. Tem dificuldade em aprender maquinalmente, mas absorve conhecimentos simplesmente prestando atenção. Quando Mercúrio está aflito, pode haver problemas com a lei ou com o desenvolvimento da segurança interior. Pode ser que você seja superficial e se deixe levar facilmente.

♋CÂNCER na 12ª Casa – Você é altamente sensível, mas o orgulho e o medo de ser ferido podem impedi-lo de demonstrar sua sensibilidade, principalmente com Câncer ou Virgem no Ascendente. Com a Lua mal aspectada, ou num signo mutável, é possível que sua mãe lhe tenha negado amor na infância, deixando-o agora com uma grande insegurança. Você é muito gentil com as pessoas que estão em dificuldades, e assim se sai bem na área de medicina e enfermagem. Com Leão em elevação, você se empenha muito em não deixar transparecer suas áreas vulneráveis. A colocação da Lua no mapa é muito importante aqui, pois as emoções e sentimentos subconscientes moldam sua vida futura.

♌LEÃO na 12ª Casa – Os atores frequentemente tem esse posicionamento, pois brilham através dos papeis que representam, sem nunca revelar seu verdadeiro eu. Com Leão nessa posição, a depressão ou inimigos poderosos podem ser obstáculos importantes. Seu maior sucesso vem através de atividades reservadas – pesquisa, história, cinema, arqueologia ou assuntos semelhantes. Com Virgem em elevação, muitas vezes você é o poder por trás do trono, mas pode ter desgostos com o amor, os filhos, o jogo ou a especulação. Desde que você esteja disposto a brilhar através dos outros, a felicidade está ao seu alcance. Com Leão ou Libra ascendendo, você pode ser tentado a desperdiçar seus talentos, a não ser que o Sol esteja bem colocado.

♍VIRGEM na 12ª Casa – Crítico de si mesmo e dos outros, você prefere escarafunchar os detalhes superficiais em vez de se olhar honestamente. Com Virgem ou Escorpião em elevação, pode ser que você seja atraído por problemas e trabalho em asilos. Você se interessa por saúde e doenças e tenta entender sua natureza, mas precisa tomar cuidado para não ficar hipocondríaco. Qualquer tipo de trabalho que exija atenção aos detalhes e capacidade de trabalhar nos bastidores lhe agrada; porém, é possível que surjam dificuldades quanto à segurança no trabalho e problemas conjugais se Mercúrio receber aspectos desafiadores. Se houver planetas na décima segunda Casa, pode ser que você se interesse por alguma das áreas de psicologia ou aconselhamento.

♎LIBRA na 12ª Casa – Você é capaz de encarar seus problemas muito filosoficamente, mas precisa se encarar sem autopiedade e ver os outros como são, e não como você quer que sejam. De outra forma a sua tendência vai ser culpar os outros pelos seus problemas e nunca aprender a lidar de fato com a vida como ela é. Pode haver um casamento ou caso secreto, principalmente com Escorpião ascendendo. Em geral o seu senso artístico e literário é bem desenvolvido, em especial se Vênus estiver bem colocado. Quando Libra também está em elevação, você tem dificuldade em esconder sua vida particular e seus segredos; de algum modo eles acabam vindo a público.

♏ESCORPIÃO na 12ª Casa – Esse posicionamento pode ser a central elétrica que ilumina o caminho para a mente inconsciente, ou pode ser totalmente destrutivo; a escolha é sua. Parece que você tem inimigos secretos, mas em geral você mesmo é o seu pior inimigo devido à sua incapacidade de se olhar de frente, principalmente com Escorpião em ascensão. Precisa aprender a se regenerar, mas isto só é possível através dos seus próprios esforços. Com Sagitário em elevação, parece que a sua escolha é sempre servir ou sofrer, e é possível que você precise se esforçar muito para erradicar sua tendência ao ressentimento; porém, depois que você faz um profundo exame interior e se aceita, a sua força interior não tem limites.

♐SAGITÁRIO na 12ª Casa – Em geral você conserva uma fé otimista na vida e a sua tolerância e bondade podem acarretar uma profunda compreensão, principalmente se Júpiter estiver bem colocado no mapa. Com Sagitário ou Aquário no Ascendente, você tem maior capacidade de olhar para dentro de si e usar intuitivamente seus recursos interiores. Com Capricórnio em elevação, você precisa de visão e deve aprender a ser compassivo, pois acha, muitas vezes, que nem você nem seu trabalho são reconhecidos. A influência de Júpiter, aqui, pode ser gratificante de uma maneira sutil e oculta; dá-lhe proteção quando você menos espera.

♑CAPRICÓRNIO na 12ª Casa – Com Capricórnio nessa posição, é preciso superar o seu egoísmo inerente, em especial se esse signo também ocupar o Ascendente. A menos que você aprenda a servir aos outros, pode haver muito desgosto na área da vida mostrada pela colocação de Saturno no mapa. Existe uma tendência à artrite e à cristalização das atitudes, porque você dá muita importância ao ego e ao prestígio. A verdadeira humildade é uma lição importante que você precisa aprender. Gosta de trabalhar sozinho, e em geral tem um hobby que você curte na solidão. Entretanto, com Aquário em elevação, Capricórnio nessa posição pode dar-lhe a solidez e a força interior tão necessárias para utilizar o que Aquário tem a oferecer de melhor sem se tornar um excêntrico – hoje lá em cima e amanhã lá embaixo.

♒AQUÁRIO na 12ª Casa – Urano é conhecido como “o despertador”; assim com Aquário na cúspide da Casa do subconsciente, o seu despertar interior torna-se mais importante que tudo o mais. Urano é um planeta transcendental, e a maioria das pessoas só reage à sua influência longínqua e um pouco abstrata depois da maturidade; assim, é possível que você sinta um tumulto e uma agitação interiores que só consegue explicar de verdade depois do primeiro retorno de Saturno, mais ou menos aos 29 anos. Isso se aplica principalmente quando Áries se eleva. Com Aquário em elevação, você se ressente enormemente com qualquer tipo de restrição, porém como está mais acostumado ao sentimento uraniano, aprende a lidar bastante bem com suas emoções, a menos que Urano esteja muito desafiado no horóscopo. Com Peixes em elevação, em geral a sua intuição é bastante desenvolvida, você sente empatia pelos menos favorecidos e por todos os necessitados. Essa combinação Aquário-Peixes faz com que você fique mais feliz quando está prestando algum tipo de serviço ou trabalho para as pessoas menos favorecidas; também faz de você uma pessoa bastante reservada, alguém que sempre mostra uma face diferente ao mundo, uma máscara que esconde seu verdadeiro ser. É um bom posicionamento para atores. Num mapa fraco, existe a tendência ao escape pelo álcool ou pelas drogas.

♓PEIXES na 12ª Casa – Esta é a Casa natural de Peixes no mapa plano; em consequência, você lida bem com as questões da décima segunda Casa, a menos que Netuno esteja mal aspectado no horóscopo. Com Touro ou Peixes em elevação, você tem um pronunciado senso de serviço pessoal e está sempre pronto a ajudar os desfavorecidos. A menos que Netuno esteja bem colocado, pode haver considerável solidão e desapontamentos na sua vida, porque frequentemente você subestima ou superestima os outros; também tem dificuldade em se enxergar honestamente. Às vezes precisa de solidão para recarregar suas baterias. Mas também precisa se precaver para não se esconder dos outros ou fazer o papel de mártir. Com Áries no Ascendente, você avança com bastante vigor, como se quisesse esconder a sensibilidade e a vulnerabilidade que de fato sente, subconscientemente e bem lá dentro. Se o regente do Ascendente estiver colocado na décima segunda Casa, você terá a capacidade de se enxergar muito mais objetivamente, e campos como a psicologia ou o aconselhamento podem ser muito bons para você.

Provérbios Flamengos – Pieter Bruegel

A obra “Provérbios Flamengos”, pintado em óleo sobre madeira (1,17 x 1,63) é de 1559 e está exposta no Museu Estatal de Berlin, na Alemanha.

Pieter Bruegel (1525-1569), o “Pai”, ou ainda, “O velho” (para distingui-lo de seu primogênito, também pintor), nasceu em Breda e é considerado o maior pintor flamengo do século XVI. Por gostar de se misturar aos rústicos camponeses, fonte de inspiração de sua arte, era conhecido como “Bruegel, o camponês”.

Ao entreter e também instruir, a obra que trazemos para ilustrar esse post, “Provérbios Flamengos” (ou holandeses) explicita mais de cem adágios populares, dos quais selecionamos alguns, bastante conhecidos.

Satírico e bastante perspicaz, contrário ao ideal de refinamento italiano, Bruegel flagra e chama a atenção para o engodo, o ridículo, o patético, o tosco, enfim para as caóticas mundanidades que permeiam o cotidiano da maioria das pessoas.

Atentar à sabedoria presente na revelação de cada uma dessas figuras, além de diversão na certa, faz refletir sobre nossa própria conduta e nos leva a ponderar se não estamos repetindo as tolices denunciadas através de suas pinceladas.

Para facilitar a compreensão da cena com o provérbio correspondente, dividimos a obra em quatro partes e numeramos. Como fonte de pesquisa, cito Robert Cumming e Gemäldegalerie, Staatliche Muzeen zu Berlin. Preuischer Kulturbesitz.

1 – “As bolachas nascem no telhado”: ou seja, a abundância vem fácil e a pessoa pode se dar ao luxo do que chamavam de “viver à francesa”.

2 – “Viver debaixo da vassoura”: casal que mora junto sem ser casado pela Igreja, em concubinato. Na época, isso era visto como desonroso. Outro provérbio associado à vassoura diz: “A vassoura está à porta”, ou seja, os patrões (os pais ou o marido) não estão em casa, portanto “tá liberado”.

3 – O homem na janela do meio está a “Olhar por entre os dedos” (fechar os olhos a uma irregularidade ou a um erro porque disso se tira proveito de alguma maneira) e também “A faca está pendurada”, trata-se de um velho adágio indicativo de desafio.

4 – “Defecar sobre o globo”, ou seja, roubar nas cartas (o de casaco vermelho) ou não dar a mínima para as leis, as regras. Atrás dele, dois homens “Agarram-se pelo nariz” (enganam-se mutuamente). Sobre essa cena, há ainda os provérbios: “Os dados estão lançados” (a decisão está tomada) e também: “Os loucos recebem as melhores cartas” (a abundância é dos inocentes).

5 – “Assando arenques”, diz-se de um tolo que assa arenques para comer as ovas. À frente dele, outro tolo está a “Cair entre dois banquinhos” ao tentar sentar-se em ambos, indicativo de desmedida ambição, de ganância.
6 – “Carregar fogo e água” é alguém que não sabe o que quer e/ou abraça opostos.
7 – O pilar representa a Igreja, o homem de camisa azul o abraça e ao mesmo tempo, morde, isso significa que guarda seus segredos: “Debaixo do chapéu”, atitude típica do hipócrita que esconde seus vícios pensando que ninguém os vê.
8 – “Demônio caseiro”, representa as esposa tirana, que é capaz de fazer até o diabo temê-la.
9 – “Bater com a cabeça na parede”, é agir como esse tolo que empunha uma faca e também “Dar murros com ponta de faca”.
10 – “A porca faz transbordar o tonel”, ou seja, a má gestão, a negligência gera desperdícios.
11 – “Armado até os dentes” (bem preparado) e “Colocar o guizo no gato”, assumir a realização de uma tarefa perigosa.
12 – “Tosquiando o porco”, ou ainda “Muito trabalho para pouca lã”, diz-se de tarefas vãs.
13 – “Uma enfia o fuso e a outra fia”, refere-se às duas linguarudas, fofoqueiras, maledicentes que espalham calúnias.
14 – “Ele muda o dia com cestos”, ou seja, perde tempo com coisas inúteis.

15 – “Agarrar o casaco de acordo com o vento”, ou seja, ser oportunista, mudar de opinião ao sabor das circunstâncias.
16 – “Lançar as penas ao vento”: perder o fruto do seu trabalho, agir irrefletidamente.
17 – “Passar do boi para o burro”, significa fazer maus negócios, cair de posição social.
18 – “Não sabe se vai ou se vem”, diz-se do homem de capuz vermelho que está empurrando a porta com seu traseiro.
19 – “Cego guiando cegos”, quando um cego guia outro, os dois caem na vala. Ou ainda, um alerta para o fato de que os estúpidos tendem a seguir outros estúpidos.
20 – “A viagem não acabou só porque avistamos a igreja e o campanário”, ou seja, o fim não foi atingido senão quando concluímos completamente a nossa tarefa.
21 – “Os peixes grandes engolem os pequenos”. Os fracos são vítimas dos fortes.
22 – “Pescar por trás da rede”, perder a oportunidade.
23 – “Não suportar que o sol brilhe na água”, diz-se de pessoas invejosas, àquelas cuja opulência do próximo incomoda.
24 – “Jogar dinheiro por água abaixo”, ou pela janela, desperdiçar os seus bens.
25 – “Jogar o manto na cerca”, nosso atual “Jogar a toalha”, quando se desiste de algo.
26 – “Uma enguia apanhada pelo rabo foi apenas meio apanhada”, deve-se esperar o resultado final antes de sair cantando vitória.
27 – “Com o couro dos outros se talham belas correias”, ser generoso com os bens dos outros.


28 – “Acende uma vela para Deus e outra para o diabo”, diz-se dos interesseiros e hipócritas.
29 – “Sangrar o porco pela pança”, ir direto ao assunto; sem apelo.
30 – “Dois cães nunca estão de acordo sobre um osso”, encarniçarem-se sem acordo.
31 – “Atirar pérolas (flores) aos porcos”. Dar algo valioso a quem não sabe reconhecer o valor.
32 – “Botar a capa azul no marido”. Atitude da esposa adúltera, que desonra o marido.
33 – “Tapar o buraco depois que o bezerro já se afogou”, ou seja, tomar precauções depois que já não adiantam mais.
34 – “Tem o mundo na palma da mão”, diz-se do Sábio. Reparem que porte elegante!
35 – “Perdido dentro do globo”, a cena representa a tolice (repare que o sábio lamenta).
36 – “Não adianta chorar pelo leite derramado”: não se pode reparar os estragos causados.
37 – “Cair através do cesto”: um apaixonado recusado; não ter êxito numa missão ou ainda, “Estar suspenso entre o céu e a terra”, meter-se numa situação embaraçosa e não saber como sair dela.
38 – “Apanha o ovo da galinha e deixa fugir o do ganso”, ou seja, faz más escolhas.
39 – “Tem dificuldade em chegar de um pão ao outro”: não consegue concluir algo.
40 – “O amor encontra-se mais do lado de onde pende a bolsa”. Quem tem dinheiro não fica sozinho(a).
41 – “Por uma barba de estopa em Nosso Senhor”, ser falso, tentar enganar alguém.

E você, tem algum provérbio para enriquecer nosso Post?

Eis um mapa que explicita grandes desafios. Vejamos quais!

O Sol no emotivo signo de Câncer indica alta sensibilidade. Em conjunção com o planeta Urano, acarreta certa “eletricidade” (tensão), stress (observe que Urano também faz conjunção com Marte), enfim, uma carga emocional bastante excessiva.

Mercúrio em Gêmeos propicia uma inteligência aguçada e muito intuitiva. Em conjunção com Vênus em Câncer, dota de uma fala agradável, memória incrível, além de uma tendência natural a ser amoroso, cuidar, alimentar e zelar pela família.

Aliás, a família é o palco principal do desenrolar de toda essa psique, pois há muita Água na esfera solar: temos um “stelium” (concentração de planetas) na 5ª Casa, ou seja, é na esfera de experiências ligadas aos filhos, à criatividade, ao amor (assuntos leoninos) que toda essa emoção e sensibilidade são levadas a atuar. Sol, Urano, Mercúrio e Vênus nessa Casa indicam filhos brilhantes, arrojados, inteligentes e amorosos.

O Ascendente em Aquário revela que o “eu” dá vazão ao que é por estar no grupo, lutar por algum ideal, estar à frente, enxergar as coisas sob um prisma de originalidade e de forma quase instantânea. Com o regente do Ascendente (Urano) em Câncer, agregar, cuidar, alimentar é o que dá sentido a essa Alma.

A Lua em Áries, na 2ª Casa indica oscilações nas finanças: ora gasta demais; ora poupa demais. Trata-se de um bolso bastante agitado no que se refere às entradas e saídas. Em Áries, é de rompantes. Mas, fazendo trígono com Júpiter, os recursos estão favorecidos.

Plutão em Leão traz propensão ao trabalho ligado à cura. Talvez de crianças, pois está em Leão. Marte e Júpiter na 6ª Casa conferem um dia-a-dia bastante agitado, atarefado mesmo. Esgotamento físico é algo a se atentar, no entanto, atual trânsito de Júpiter por Leão augura boa saúde.

A 7ª Casa está em Leão, ou seja, o posicionamento é afortunado para uniões matrimoniais, parcerias e sociedades. Mas Netuno em Libra pode conferir uma pontinha de ilusão na ideia que faz de casamento.

Ainda sobre esse Netuno em Libra, na 9ª Casa, indica que a percepção do divino é colorida por um quase indistinguível nevoeiro, ou seja, não há clareza sobre o que seja esse “Deus”, embora a Fé seja profunda, é testada. Mas é a presença de Saturno em Escorpião, também na Casa da religião e da filosofia que chama para um aprofundamento nas questões de foro íntimo. É como se a pessoa sentisse a mão pesada de um ‘deus’ exigente, duro, inflexível. Ou simplesmente obscuro.

No quadrante superior esquerdo não há planetas, indicando que a vida se dá muito “interiormente”: a pessoa é tímida, não se expõe, não se envolve em nada que fuja a alçada de seu alcance diário, cotidiano. Uma vez que seu Ascendente é Aquário, a participação, a atuação nos grupos fica comprometida e esse desequilíbrio sobrecarregará a esfera onde está o “Stelium” (Câncer) alinhavando dramas próximos, os enredos familiares.

O trígono entre a Lua e Júpiter aponta que sempre haverá quem cuide dessa pessoa.

A quadratura entre a Lua e Mercúrio que excesso de emoções e sentimentalismos pode obscurecer o raciocínio e clareza das ideias.

Numa das setas amarelas, assinalei o atual trânsito de Plutão por Capricórnio, o que abala um pouco as estruturas e exige que a pessoa extraia poder por si e de si mesma, mas através dos contatos com grupos e associações que frequente. O fato de estar quase fazendo oposição ao Sol natal implica na diminuição da vitalidade.

Entretanto, o mais digno de nota é o atual regresso de Saturno ao local que estava quando o nativo nasceu, no signo de Escorpião (seta amarela no topo da mandala). E, na 9ª Casa, onde se enfrenta uma busca de sentido para as coisas. O que se roga é que se perca o medo de correr riscos, de voar, que se compreenda que sim, talvez Deus esteja mesmo ocupado e que tenha nos deixado “no escuro”, mas isso não significa que não nos ame. Em resumo, a busca por uma experiência mística pode levar aos píncaros de uma epifania. Ou nos fazer sentir como se estivéssemos prestes a ser tragados por Caríbdis (redemoinho que se forma no mar e “engole”, tragando tudo o que vem pela frente). Manter a cabeça fora d’água (emoções sob certo controle) confere a lucidez necessária para não se morrer afogado. Até quando? Dentro de um ano Saturno sai de Escorpião. Tudo passa, dizia Heráclito.

Curiosamente, não há nenhum planeta nos signos de Terra. Psiquicamente, a pessoa tende a erigir alicerces reais, concretos, palpáveis, mensuráveis a fim de encontrar a estabilidade necessária para poder dar vazão à sua vulnerabilidade (muitos planetas em Água).

Atentemos ao fato de que excesso de Água numa esfera de Fogo, não “casa”. A saída, para Água é a Terra (trabalho, propósito, objetivo) e, sendo no Fogo de uma naturalmente festiva 5ª Casa, busquemos o refresco do elemento Ar (conhecimentos, cursos, passeios, festas, amigos, alegrias) a fim de amenizar, de arrefecer e equilibrar a carga emotiva.

Exit mobile version