moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Astrologia: 4ª e 10ª Casas – De onde vim? Para onde vou?

“Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos, mas o que modifica o jeito de olhar e de ouvir”.

“Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos, mas o que modifica o jeito de olhar e de ouvir”.

Nossa querida Luciene Felix Lamy nos traz mais um post sobre Astrologia pipocado com cultura…que é o que ela faz de melhor!!  Um post lindíssimo e muito interessante.  Pois além da astrologia, ela nos explica Vanitas com imagens de grande beleza.  E como se não bastasse, analisa o mapa da grande Coco Chanel!!  Um deleite!!  Aguardo ansiosa os comentários aqui embaixo, no nosso Salotto!!  Mais uma vez, obrigada Luciene!

Amigos do ConsueloBlog, neste Oitavo Post, desvencilharemos os mistérios das 4ª e 10ª Casas, contemplaremos alguns “Vanitas” e, por fim, revelaremos segredos do mapa de uma mulher que soube deixar sua marca de elegância e refinamento no mundo: Gabrielle Chanel.

Se você chegou agora, mas quer participar da brincadeira, faça seu mapa no link abaixo e confira os Post’s anteriores para poder prosseguir em seu strip-tease psíquico!

Faça seu mapa AQUI!

“O homem mais feliz, seja ele um rei ou um camponês, é o que encontrou felicidade em seu lar”. Goethe. Sagrada família del pajarito, de Bartolomé Esteban Murillo (1650), no Museu do Prado, Madrid.

A 4ª Casa é análoga ao sensível signo de Câncer e diz respeito aos assuntos referentes ao lar, a base, a família, a origem, as raízes, os imóveis, a velhice e o fim da vida.

Já a 10ª Casa, que trazemos logo abaixo, análoga ao empenhado signo de Capricórnio, preside os assuntos ligados à carreira, à posição que alcançamos no mundo, nosso status profissional, a ambição, a vocação, a respeitabilidade pública, ou seja, nossa reputação.

Trata-se de duas Casas Cardinais (de Ação), sendo que a 4ª é emocional (Água) e a 10ª é material (Terra).

Não é fácil conciliar nossa necessidade de segurança, recolhimento, afeto, proteção, amor e carinho (a casa) enfim, nossa herança enquanto coletivos com nossos anseios e ambições profissionais (o trabalho), que é nosso legado enquanto indivíduos. São opostos/complementares, ou seja, se retroalimentam. Faz-se necessário atender a ambas, pois muitas vezes, uma desmedida dedicação a uma dessas esferas implica em negligência na outra.

Como sempre, se estivermos atentos à máxima inscrita no frontispício do Oráculo de Apolo, em Delfos (“Nada em Excesso”), é provável que consigamos calibrar ambas as esferas, alcançando a almejada realização profissional e desfrutando da felicidade doméstica.

Observemos que é da circunstância de origem (o lar) que nascemos, crescemos e partimos em conquista da glória que o reconhecimento público atesta (cargo). Alguns, mais desafortunados, como Mademoiselle (Chanel), partem do “nada”; Outros, desfrutam do privilégio de nascer em “berço de ouro” e ainda assim, anseiam em provar para si mesmos que, capazes, também são dignos da coroa de louros de Niké (a deusa grega da Vitória).

Se seu mapa natal indica adversidades e desafios em sua 4ª Casa (origem) é muito provável que seu sucesso seja arduamente conquistado. A boa notícia é que, como atesta o Fiorentino Nicolau Maquiavel, uma vez atingido o sucesso, será muito mais fácil mantê-lo.

♈ ÁRIES na 4ª Casa – Se Capricórnio está no Ascendente, os anos de adolescência podem ter parecido difíceis; você pode ter sido tão inquieto que chegou a pensar em fugir de casa, apesar de uma forte ligação com um dos pais. É possível que você mude de residência muitas vezes durante sua vida, e que nem sempre essas mudanças sejam benéficas. A menos que Marte receba aspectos muito favoráveis, a sua tendência é sentir falta de amor e ternura. Entretanto, isso não é muito provável com Sagitário ou Aquário no Ascendente. De qualquer forma, você sente muita necessidade de se expandir e nem sempre tem a possibilidade de fazê-lo. Mais tarde, a sua tendência é dar as ordens dentro de casa; o posicionamento de Marte vai indicar se isso vai ser feito de forma construtiva ou não. A não ser que você cultive interesses externos, pode usar toda a sua energia em casa e tornar-se muito exigente em relação às pessoas amadas.

♉ TOURO na 4ª Casa – Seu lar é estável e conservador. A hereditariedade e a influência dos pais é forte e duradoura. Gosta de desfrutar da tranquilidade do lar, mas também gosta de exibir as coisas bonitas que tem em casa, a boa comida e coisas e do gênero, principalmente com Capricórnio ascendendo. Você acumula posses de que raramente se desfaz; na verdade, é um colecionador. Com Aquário ascendendo, a sua casa serve de abrigo contra os altos e baixos que você provoca em si mesmo. Quando Vênus está bem aspectado, a velhice é razoavelmente segura e feliz, principalmente quando você aprende a valorizar o que realmente importa na vida, e a não depender apenas das posses e confortos materiais.

♊ GÊMEOS na 4ª Casa – As tradições de família, a relação parental e os antecedentes culturais são fatores influentes na sua vida. Com Peixes em elevação, frequentemente existe muito interesse pela herança ancestral. Pode ser que você tenha duas casas, ou que, na sua juventude, um parente more com você. Se Mercúrio tiver aspectos desafiadores, ou se Aquário estiver em elevação, haverá muitas mudanças de residência e muita atividade na velhice. Com Gêmeos nessa posição, muitas vezes você usa um pseudônimo, como um escritor que trabalha em casa. Seus pais acharam necessário arranjar-lhe livros e proporcionar-lhe estímulo intelectual. Com Áries em ascensão, você gosta da variedade que uma ativa vida doméstica lhe pode proporcionar.

♋ CÂNCER na 4ª Casa – Esta é a Casa natural de Câncer, portanto, é harmônica, a menos que a Lua receba aspectos desafiadores. Sentimental, emocional e tradicional são palavras que o descrevem bem. Você precisa de raízes, no entanto, é possível que tenha deixado sua família bem jovem, principalmente se Áries está no Ascendente. Seus pais exercem poderosa influência moral sobre você. É possível que sofra de doenças hereditárias. Os homens, frequentemente, são presas de uma espécie de servidão ao ramo feminino da família, tomando conta da mãe, da irmã ou de uma tia solteirona. Com Peixes ou Touro no Ascendente, o patrimônio familiar é venerado e muitas vezes você é o guardião do velho lar da família. É possível que, na velhice, você more perto do mar, de um lago ou rio. Com Câncer na cúspide desta Casa, é possível que você opte pelo celibato como tipo de vida.

♌ LEÃO na 4ª Casa – Você gosta de receber regiamente, mesmo que isso esteja acima de suas posses. Quer e precisa do melhor de tudo – comida, vinho, roupas, principalmente com Touro em elevação ou com o Sol num signo fixo. Geralmente tem uma poderosa fé interior, adquirida com as lições da experiência. O lar de seus pais era cheio de vida, e provavelmente você achava seu pai bastante forte e dramático. Os filhos desempenham um papel importante na sua velhice, frequentemente proporcionando-lhe uma boa vida. Sua mãe pode ser a luz do sol da sua vida e pode viver com você no final da vida dela.

♍ VIRGEM na 4ª Casa – Virgem nesse posicionamento, sem planetas, dá pouca estabilidade, muita incerteza e às vezes uma infância empobrecida. Pode ser que você tenha se sentido negligenciado e não amado por seus pais. Com Gêmeos ascendendo, existe a tendência a se deixar dominar por preocupações familiares. Você está sempre disposto a servir sua família; frequentemente trabalha muito tempo depois de se aposentar, pois acha que a atividade o mantém jovem. Pode ser que você execute grande parte do seu trabalho em casa.

♎ LIBRA na 4ª Casa – Com Câncer em elevação, você se apega às raízes, adora o seu lar e precisa dele para sua estabilidade emocional; para se sentir realmente à vontade, precisa de um ambiente bonito e artístico. Você é inquieto e tem dificuldade de permanecer num só lugar. Com Leão ou Gêmeos em elevação, até definir seus valores superiores, é possível que você não tenha muita paz, prazer nem prosperidade quando estiver mais velho, pois pode ter embarcado num carrossel social que não leva a lugar nenhum.

♏ ESCORPIÃO na 4ª Casa – Seus sentimentos são profundos e fortes, e você sente grande necessidade de se provar. A menos que você tenha tido pais muito intuitivos, a sua atitude rebelde na juventude pode ter provocado uma vida doméstica infeliz e, assim, você pode ter saído prematuramente de casa. Com Leão no Ascendente, você sente a necessidade de ter sucesso na vida por seu próprio esforço e pode, assim, recusar a ajuda dos outros. Possui uma força interior, é leal e persistente. Com Câncer em elevação, você é intuitivo e muito sensível, mas isso só é visível aos outros quando a Lua tem bastante fluxo. É provável o recebimento de uma herança no fim da vida.

♐ SAGITÁRIO na 4ª Casa – Você definitivamente precisa ser tratado como indivíduo; deveria ter contato com a literatura desde a infância e ter oportunidade de se engajar em atividades mentais, principalmente com Virgem em elevação. Seus pais tentaram dar-lhe uma boa formação baseada em sólidos padrões religiosos e filosóficos que você, entretanto, encara como coisa natural e um direito seu, quando Virgem se eleva e Júpiter está instável. Mesmo que passe parte de sua vida viajando pelo exterior, você se orgulha muito de sua terra natal, de sua família, de seus entes amados. Pode ser que, em alguma época da vida, viva com a família de seu cônjuge. Prefere morar numa casa grande e espaçosa, na medida em que suas posses o permitam. Na maturidade, pode ser que se interesse por lei ou religião. Principalmente com Leão em elevação, você gosta de receber convidados e tem um orgulho cada vez maior do mobiliário e da aparência da sua casa.

♑ CAPRICÓRNIO na 4ª Casa – Apesar das restrições impostas por seus pais e pela formação um tanto rígida e tradicional, você se interessa muito pelo lar, e em geral tem uma forte ligação com a mãe. Pode levar tempo demais para deixar a família. Se Saturno estiver num signo fixo, você gosta de deitar raízes e não se muda com muita frequência. Tem grande orgulho de seus ancestrais e pode tornar-se um pilar em sua comunidade. Às vezes tem a tendência a se sentir sozinho, mesmo estando no seio da família. Com Virgem ou Escorpião no Ascendente, é possível que você tenha que assumir responsabilidades por membros da sua família porque eles sentem que podem depender de você, em termos pessoais e financeiros. Com Libra em elevação, é possível que você complemente o salário do parceiro trabalhando em casa ou lidando com imóveis.

♒ AQUÁRIO na 4ª Casa – Pode ser que sua vida familiar não seja rotineira, ou que você tenha achado o lar de seus pais diferentes do de seus colegas. Se Urano tem aspectos desfavoráveis, principalmente com o regente do Ascendente, o Sol ou a Lua, é possível que seus pais sejam separados ou divorciados. Você pode achar que teve uma vida doméstica agitada, seja por causa de muitas mudanças ou de constantes altos e baixos; como resultado, busca um tipo de vida mais harmônico e tranquilo, principalmente nos seus últimos anos. Na sua casa, você quer ter liberdade para agir como lhe agrada, o que pode não ser muito fácil se você tem Libra em elevação e escolheu um parceiro tipo Áries. Se você tem Saturno muito proeminente no mapa, sente-se melhor no meio de pessoas mais velhas, principalmente durante a sua juventude; mas se Urano é mais forte que Saturno, você se sente atraído por pessoas mais boêmias, em especial quando Sagitário está em elevação. Com Escorpião em ascensão, você é bastante obstinado e tem a tendência a ser muito exigente em relação às pessoas amadas no lar. Como você também é um pouco excitável, precisa aprender desde criança a dominar a irritabilidade a transigir.

♓ PEIXES na 4ª Casa – Sua ligação forte e emocional com a família frequentemente faz com que você preste serviços a membros de sua família, principalmente nos seus últimos anos. Com Escorpião ou Capricórnio em elevação, parece que você é atormentado por obrigações que precisam ser cumpridas, o que nem sempre é fácil. Peixes, aqui, às vezes pode indicar um rabo-de-palha, como por exemplo, um pai alcoólatra. Às vezes é preciso lidar com desgostos ocultos ou solidão espiritual. O seu próprio lar vai ser muito importante para você; vai servir como um refúgio do mundo, onde você possa carregar periodicamente suas baterias.

Ela está sonhando com a realização de seus planos ou planejando a realização de seus sonhos? Não se iludam: no Domus (10ª Casa) das cabras não se dorme em serviço. Trecho da escultura “La Table aux Amours” ou “The Demidoff Table” (1845), do italiano Lorenzo Bartolini (1777–1850), que está no Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque.

Havendo indícios de reveses em sua 10ª Casa, convém que você se recolha ao aconchego do lar, aos braços dos entes em quem confia para que possa recuperar suas forças e, revigorado, estabelecer um objetivo, focar em sua meta e planejar sua próxima estratégia de ação.

Na imagem acima, uma singela homenagem a todos os sérios e responsáveis filhos de Chronos (Saturno), para os quais – mais que meramente atingir determinado objetivo – trabalhar, ser prático(a), útil, galgar, atingir o “topós” (do grego, lugar) é seu próprio “modus vivendi”, por isso, Capricórnio ocupa o topo da mandala.

Agora, vejamos o que cada um dos doze signos busca ao lutar por seu lugar ao sol.

♈ ÁRIES na 10ª Casa – Áries na Casa da profissão faz de você um dínamo, correndo com força total atrás dos seus objetivos; alternativamente, é possível que você comece dez carreiras, dez novas invenções, dez coisas que nunca foram tentadas – e não termine nenhuma. Isso vai depender muito não apenas da posição de Marte, como também da Lua, se o Ascendente for Câncer. Câncer como Ascendente dá tenacidade; mas também pode significar que você se deixa vencer pelos altos e baixos das emoções. Às vezes esse posicionamento representa um pai dominador que deseja que você siga os passos dele. Como Áries e Câncer estão em quadratura por qualidade, você, você deve se sentir bastante desafiado e impulsionado para o sucesso; antes de chegar a essa conclusão, entretanto, certifique-se de combinar cuidadosamente os outros fatores do mapa. Quando Leão ou Gêmeos ocupam o Ascendente, a perspectiva de carreira assume uma coloração diferente. Leão e Áries estão em trígono, de modo que o sucesso não deve ser difícil. Com Gêmeos, o único obstáculo real é a versatilidade de Gêmeos somada à falta de perseverança de Áries. Entretanto, quando é usada positivamente, esta é uma excelente combinação, principalmente para vendas. Como a décima Casa é muito aberta, a tendência ariana a dar ordens e discutir precisa ser dominada; caso contrário, você vai ter que enfrentar hostilidade e rivalidade no seu caminho para o sucesso, quando encontrar outras pessoas que, como você, não gostam de receber ordens.

♉ TOURO na 10ª Casa – Com Leão ascendendo, todos os assuntos da décima Casa são importantes para você – você gosta e precisa de status e o seu ego precisa se manifestar. Se o resto do mapa indica uma orientação comercial, é possível que você tire proveito de golpes de sorte no campo financeiro. Pode tornar-se um bom executivo, pois é melhor dando do que recebendo ordens, porém precisa aprender a delegar em vez de tentar fazer tudo sozinho. O prestígio é muito importante para você. Nunca deixa ninguém saber de seus fracassos, pois conserva uma boa fachada e uma atitude generosa e até pródiga. Com Câncer ou Virgem ascendendo, as necessidades do ego são menos óbvias, mas a ambição é igualmente forte, porém menos patente.

♊ GÊMEOS na 10ª Casa – Você gosta de trabalhar com os outros e tem dotes diplomáticos. Precisa de interesses variados para realmente se sentir satisfeito, principalmente com Virgem em elevação. Em geral há muitas mudanças de carreira. Você é um realizador em constante atividade. Provavelmente é um excelente orador, e deveria desenvolver essa capacidade; as pessoas gostam de ouvi-lo. Também pode ser bem sucedido como professor. Entretanto, tem a tendência a se sobrecarregar de trabalho, o que pode levar a um colapso nervoso. Com Leão ou Libra no Ascendente, o seu campo pode estar nas artes, no teatro ou no desenho. Gêmeos na cúspide desta Casa frequentemente leva a duas carreiras interligadas, como o escritor que também é comentarista, ou a cantora que também escreve suas canções.

♋ CÂNCER na 10ª Casa – Com Câncer na cúspide da décima Casa, Capricórnio deve estar na quarta – o lar e seus pais. Você recebeu uma criação tradicional e seus pais esperam bastante de você. Por causa disso, você pode ser um pouco inseguro e demorar a fixar-se numa carreira; assim, é possível que ocorram muitas mudanças nessa área, principalmente se Plutão estiver na décima Casa. Se a Lua for angular [Casas 1, 4, 7 ou 10) ou forte no mapa, a influência das mulheres é importante e útil para o seu sucesso definitivo. Você tem um forte senso de dever e de responsabilidade, e assim se dá bem em cargos de chefia. Os obstáculos e provações da infância favorecem sua tendência à filantropia quando está ganhando bem.

♌ LEÃO na 10ª Casa – Você é apreciado em sua profissão e os outros aceitam prontamente a sua liderança. Você tanto deseja quanto precisa do poder, mas precisa trabalhar para obtê-lo, pois nem sempre ele vem com facilidade. Com Escorpião em elevação, é preciso que você aprenda a entender os outros; você obtém o seu melhor desempenho quando dirige pelo amor e não pela disciplina. A popularidade pode lhe ser imposta, e você precisa aprender a lição da humildade. É possível que um dos seus pais seja muito bem sucedido ou forte e que tente dominar sua vida, principalmente com Sagitário em ascensão. Você adquire status e prestígio com relativa facilidade. Com Libra ascendendo, você pode chegar ao topo através do charme e depois ter dificuldade para exercer sua autoridade, pois tem muita necessidade de ser apreciado e amado.

♍ VIRGEM na 10ª Casa – É possível que você tenha mais de uma profissão em sua vida, e uma delas bem pode ser o magistério. Para você, é importante trabalhar arduamente para conseguir certo status. Com Escorpião ou Capricórnio no Ascendente, você é um crítico contundente de si mesmo e dos outros. Não gosta que provem que está errado. Com Sagitário em ascensão, você deve ter excelente coordenação (a menos que Mercúrio esteja desafiado). Mercúrio bem colocado é uma promessa de sucesso em quase qualquer área de atividade, mas principalmente onde seja necessário organização, mobilidade, desafios e tato no relacionamento com o público.

♎ LIBRA na 10ª Casa – Você tem muito tato para lidar com o público, muito mais do que tem no lar. Com Capricórnio no Ascendente, seu senso de forma e estrutura (Saturno) é desenvolvido, assim como seu senso estético; assim, sente-se atraído pela arquitetura e profissões semelhantes. Os interesses femininos são importantes na sua vida se Vênus estiver bem aspectado; os homens que tem Libra nessa posição se saem bem nas profissões que cuidam das mulheres. Muitas vezes você é um incurável romântico que abre mão de tudo por amor. O sucesso é mais provável depois dos trinta anos, quando você já aprendeu e amadureceu com o primeiro regresso de Saturno (principalmente se você tem Capricórnio ascendendo). Com Sagitário ou Aquário em ascensão, o sucesso é um pouco mais frágil. O direito é uma boa profissão para você, que é capaz de ver os dois lados de uma questão e é justo em seus julgamentos.

♏ ESCORPIÃO na 10ª Casa – Embora você possa se sentir não-apreciado, tem enorme ímpeto e trabalha com afinco para se realizar, principalmente com Capricórnio ou Peixes em elevação. Quando Aquário se eleva, esse é um bom posicionamento para trabalho junto ao governo, pesquisa, medicina ou atividades secretas como a CIA. Você é versátil e confiante e se sai bem quando tem responsabilidades desde cedo. Com Plutão ou Marte angulares, ou em aspecto desafiador com o Sol ou a Lua, pode ser que você tenha um pai dominador que tenha sufocado a sua iniciativa.

♐ SAGITÁRIO na 10ª Casa – Você é animado, amistoso e expansivo, principalmente com Aquário em elevação; a adversidade e a luta pelo sucesso o estimulam. Com Peixes em elevação e Júpiter com aspectos muito difíceis, pode ser que você ache que os outros barram o seu caminho para a realização. Entretanto, com um Júpiter fluente, você pode querer alcançar as estrelas e se realizar em profissões como pregação, aviação ou dança. Você também pode ser um bom líder, gerente ou executivo e tem boa capacidade para vender suas ideias ao público, através da palavra escrita ou falada. Com Áries no Ascendente e Marte bem colocado, é possível que você seja um pioneiro de novas ideias e novos campos. Se Júpiter estiver em bom aspecto com Saturno, você vai receber a ajuda de seus superiores na escada do sucesso.

♑ CAPRICÓRNIO na 10ª Casa – Essa é a Casa natural de Capricórnio no mapa plano. Suas metas são elevadas e você deseja ter uma carreira ou profissão que lhe traga prestígio e reconhecimento. Um dos genitores, geralmente o pai, desempenhou um papel importante na sua vida; provar-se para ele é uma das fortes forças motivadoras da sua vida. Você demonstra muita perseverança na busca de suas aspirações; nem a oposição nem os obstáculos conseguem detê-lo, principalmente se tem Áries em elevação. Com Touro ou Peixes ascendendo, embora não seja covarde, você é conservador em relação a qualquer coisa que possa prejudicar sua reputação; prefere evitar os problemas a qualquer custo. Seu alto senso de responsabilidade e organização muitas vezes o conduz a carreiras executivas ou a alguma área de serviço governamental.

♒ AQUÁRIO na 10ª Casa – Com Touro em elevação, sua necessidade de ter sucesso e manter os dois pés na terra pode ser mais forte que o grande idealismo e os seus sonhos impossíveis, e somente o mapa como um todo e a posição de Urano podem indicar qual caminho você vai tomar. Com Áries ou Gêmeos em elevação, você quer uma profissão ou uma carreira que seja diferente, não rotineira, e não liga se é considerado excêntrico. Se Urano tiver muitos aspectos desafiados, é preciso tomar cuidado – é possível que você provoque escândalos ou cause muitos desapontamentos para si mesmo. Se houver confirmação do resto do mapa, este é um bom posicionamento para trabalhar em grandes organizações, ou até no governo e na política, pois você atrai os outros, que admiram a sua coragem de ser você mesmo. Com um Urano bem colocado, os amigos frequentemente ajudam sua carreira. Esse posicionamento é excelente para a astrologia e para o trabalho em eletrônica e computação.

♓ PEIXES na 10ª Casa – Você pode ser um executivo de muita visão, mas nem sempre é prático, a não ser que Touro se eleve e Vênus e Netuno estejam em bom aspecto. Com Câncer ou Gêmeos em ascensão, é possível que você tenha dois empregos ou duas profissões, já que tem dificuldade em saber exatamente o que quer; sempre se pergunta se escolheu a carreira certa. Com Netuno bem aspectado, este é um posicionamento muito bom para ter sucesso na música, na literatura ou na área de teatro. No mapa de mulheres essa é uma indicação frequente da mulher que se contenta em ser uma dona-de-casa e ter um hobby com que se ocupar.

E por falar em sucesso profissional… “Vanitas vanitatum et omnia Vanitas”(Vaidade das vaidades, tudo é vaidade) Eclesiastes.

São Jerônimo (que traduziu a bíblia do hebraico e aramaico para o grego e o latim) por Caravaggio (1606), Galleria Borghese, Roma.

O tempo muda, e com ele, emerge novos conceitos, que respaldados pelo “zeitgeist” vigente impõe-se como modismo. Alguns modismos, como os “Vanitas”, se tornam “clássicos”.

Em tempos d’outrora, distintivo (“chique”) mesmo era pendurar um enigmático “Vanitas” na parede da biblioteca (ocupada hoje pelo home-teather) e ter assim, assunto para se encetar uma boa prosa filosófica (vida, morte e tempo), enquanto se finalizava o agradável jantar degustando um saboroso licor.

Harmen Steenwijck – 1640

Mas, o que é um “Vanitas”? Um “Vanitas” (do latim, vacuidade, futilidade, algo vão, sem valor) é a representação dramática de um gênero singular de natureza morta surgida no norte da Europa e países baixos nos séculos XVI e XVII com forte conteúdo simbólico de cunho moralizante que busca chamar a atenção para o quão efêmera é a vida, fugidios seus prazeres, vãs suas glórias e para a irreversibilidade da condição que nos distingue do Criador: mortais.

Pieter Gerritsz – 1630

Com o enaltecimento dos “Vanitas”, o gênero “natureza-morta” – o patinho feio da pintura –, tão apreciado pelos holandeses, foi alçado a patamar de honra. A morte era uma realidade muito próxima e os pregadores calvinistas eram fascinados pelos interditos do Livro de Eclesiastes, no Velho Testamento. Do ponto de vista filosófico, arrisco dizer que o gênero é “Existencialista”.

Uma obra dessa natureza, que é um imperativo chamado para reflexão sobre valores, expressava que a alma do detentor estava consciente da insignificância da vaidade humana. O paradoxo é que se pagava muito caro por tamanha insígnia de sapiência: ostentar um “Vanitas” era caríssimo, acessível somente às pessoas de posses.

Hendrik Andriessen – 1650

Nesse tipo de obra, explicitando perecividade e finitude, observamos a presença de figuras que aludem e contrapõe: 1) vida terrestre espiritual e contemplativa e, 2) vida terrestre hedonista, luxuriosa e sensual.

Pieter Claesz – 1625

São recorrentes, então, insígnias de poder (colunas clássicas, coroas, tiaras, mitras, medalhas, elmos, escudos, emblemas heráldicos, espadas e outros adereços que remetam à honra), símbolos de fortuna e riqueza (moedas de ouro ou prata, tecidos requintados, sedas, veludos, bordados e brocados, pedras preciosas, pérolas, conchas e outros objetos preciosos), referências aos prazeres libidinais e luxuriosos (espelhos, cartas de baralho, vinhos, instrumentos musicais tais como flautas e charamelas), alusões à perecividade (flores frescas ou já murchando, frutas suculentas ou apodrecidas, relógios, ampulhetas, bolhas de sabão, borboletas, fio de vela já se apagando), além dos emblemas de imortalidade (livro) e de finitude (o crânio humano), impondo o inexorável destino comum a todos nós, que é morrer.

Adriaen van Utrecht – 1642

Condenador dos prazeres mundanos, pois erigido sob o solo do discurso de cunho religioso moralizante de apelativo fervor puritano, o melancólico “Vanitas” encontra respaldo na Bíblia judaico-cristã.

De lá para cá, muitas caveiras se passaram e o uso alegórico do crânio ganhou outros significados (que o diga o renomado estilista brasileiro, Alexandre Herchcovitch). E isso porque, a visão que temos da morte passa por “n” perspectivas: temor, respeito, angústia, perturbação, sarcasmo, cinismo, deboche e até provocação. Diante dela, difícil é ser indiferente. Independente disso, intensamente expressiva em suas representações, a morte paira a espreita, triunfa sobre as frivolidades mundanas, sejam quais forem e, alheia ao que pensemos que seja, é o que é.

Edwaert Collier – 1693

Ao passar todo esse sermão através das pinceladas, um “Vanitas” pretende repreender a ignorância sobre os falsos valores, advertindo que: “(…) os seus vícios e horrores, as suas paixões desonestas, desvairadas de cegas, funestas, os seus apetites venais insaciáveis, as suas perigosas irracionalidades, as suas pulsões inconfessáveis (…)”, tem um fim. Esse é o drama.

Philippe de Champaigne – 1671

Tela e pincéis em mãos, escolha os elementos, desenhe e pinte o SEU “Vanitas”, afinal, a obra é o que permanece.

CHANEL: Que “Black Lion” é esse, tão poderoso e, sem sombra de dúvida, tão sofrido?

No mapa de Chanel, temos o Sol e Vênus no exuberante e magnânimo signo de Leão ocupando a Casa de Escorpião (8ª). O Sol aqui a faz “brilhar” nos assuntos densos: o poder da vontade, profundidade, sexo, morte, renascimento, crédito, MUITO crédito! Ardilosidade e manipulação inclusa para uso. Ou não.

Vênus também nessa Casa (8ª) indica que Chanel (perdoe-me a indiscrição, Mademoiselle) era uma parceira bastante intensa e exuberante, uma “dominatrix” nas artes de Afrodite (Vênus).

O Ascendente está no finalzinho de Sagitário (29°) e seu regente, o planeta Júpiter, no signo de Câncer, na 7ª Casa. Traduzindo: afortunada, otimista, benevolente, alimentada, acolhida e protegida pelas parcerias.

Mas o signo de Capricórnio domina o restante de seu Ascendente, com seu regente, Saturno, no signo de Gêmeos, na 5ª Casa, o que – além das informações acima – indica: magreza, seriedade, responsabilidade, com limitações na 1ª infância (também algum problema de fala) e timidez.

Seu Saturno faz conjunção com Plutão na 5ª Casa, indicando que, espontâneo ou não, ela sofreu aborto(s). Amores e aventuras amorosas então… Nos jogos amorosos ela não levava a melhor mesmo. Sentia-se atraída por homens mais velhos (ao menos mais sérios) e poderosos, pois Plutão busca poder. Gêmeos na 5ª deve ter lhe proporcionado inúmeros affaires.

E esse Saturno faz quadratura (ângulo de 90°) com a Lua no signo de Peixes: Mademoiselle não teve amor de mãe. Peixes escapa, é nebuloso… É provável que sua mãe tenha sido alcoólatra ou coisa do gênero. Mas essa mesma Lua em Peixes a dotou de compaixão, conhecimento intuitivo, veia artística e uma tremenda sensibilidade. Essa Lua também é sonhadora, romântica… Pena que Saturno a chamasse sempre para a dura realidade.

Vida longa e boa morte estão assinaladas pela Lua em Peixes, Sol e Vênus na 8ª Casa.

O ambiente de origem (Touro na 4ª Casa) era simples, rústico, mas confortável e belo. Netuno aí assinala que também era incerto, nebuloso, confuso. Onde está Netuno, há névoas.

Urano em conjunção com Mercúrio no signo de Virgem e também na 8ª Casa: eis uma mente absurdamente brilhante! Discriminatória, precisa e… Profunda! Sem sombra de dúvida, estamos diante do mapa de uma mulher muito inteligente e exigente.

Libra ocupa o topo de sua mandala, indicando elegância, refinamento, feminilidade, bom gosto e diplomacia, muita diplomacia em suas relações. Com o regente de Libra, que é Vênus, em Leão, acresçamos brilho e majestade em sua posição no mundo. Status admirável mais que justificado!

O regente da 2ª Casa (Aquário) que é o planeta Urano, está na 8ª, indicando dinheiro, apoio e recursos dos outros, mas juntinho (em conjunção) com Mercúrio, o regente da 6ª Casa do trabalho (Gêmeos), informando que seus recursos provinham de sua labuta diária. A Lua na 2ª Casa também indica oscilações econômicas: a pessoa vivencia o bolso cheio e também minguado de forma extrema.

Às más línguas que insinuam que Mademoiselle era mocinha de “vida fácil” (crédito e confiança vem de bandeja para quem tem nada menos que o Sol e Vênus em Leão, na Casa do Escorpião), devo advertir que estamos diante de um Hefestos (Vulcano)!

Aliás, um Marte em Gêmeos na 6ª Casa insiste numa trabalhadora ferrenha, do tipo para quem 16 ou 18h de jornada é fichinha. No versátil signo de Gêmeos, esse tagarela guerreiro, caseia, chuleia, prega botões e… Será que não desfilou? Marte em sextil (60°) com o Sol, proporcionava a ela um vigor físico invejável. Marte aqui na 6ª Casa dá uma rotina atribulada (envolvida em mil coisas diferentes, pois está em Gêmeos). Também confere enxaquecas e augura elevação no status.

Escorpião na cúspide da 11ª Casa: amigos influentes, ricos e poderosos, of course! Amigos que ela encontra nas inúmeras “festinhas”, pois o regente, que é Plutão, está num festeiro Gêmeos na 5ª Casa, a tradicional das diversões e dos prazeres, que é Leão.

A donzela em questão tem um anjo da guarda poderoso! Sagitário na 12ª Casa afirma isso, e a localização de seu regente, Júpiter, na 7ª avisa que quem a protegia eram seus contratos, parceiros, sócios. Se ela teve problemas com sócios (e teve) foi devido ao fato de não ter conseguido se precaver contra trânsitos nefastos, pois seu mapa natal augura sorte nas relações sociais.

A 12ª Casa, que é a última, a dos bastidores, indica também aquilo que queremos ocultar aos olhos dos outros. Considerando que seu regente, Júpiter, está em Câncer, todos sabemos o que Mademoiselle escondia. Em vão, diga-se de passagem, pois esse regente está num signo público (Câncer) e numa Casa também pública (7ª), pois na parte superior do hemisfério oriental do mapa.

Por que Nº 5? Além de Leão ser o 5º signo, foi também na 5ª Casa que Mademoiselle mais enfrentou desafios. Será que ela, tão apreciadora dos astros, também atentou a isso?

Conclamo o Salotto à prosa, pois o Post fica melhor agora!

________________________________

Fiz um post muito lindo quando pude visitar os aposentos de Coco Chanel na famosa 31 Rue Cambon de Paris.   Para vê-lo, basta clickar AQUI.

Exit mobile version