moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Loggia dei Lanzi

Loggia dei Lanzi

O Palazzo Vecchio e Loggia dei Lanzi em Florença

I am always asked how I stand all the tourists in Florence.  The answer is simple, I rarely go to the center, where they all aggregate. However, when I do, and these days with my best friend Lucia here,  I have gone a lot, it is always an amazing pleasure to the senses and we always discover new things.  This time around, a wonderful tour guide, Mario, was the sourse of many interesting stories about the Loggia dei Lanzi.

————————

Sempre me perguntam como aguento tantos turistas em Florença ao qual eu sempre respondo que não vou ao centro onde está a maior concentração.  Mas estes dias, com a Lucia na cidade, tenho descido a ladeira à cidade dentro dos muros antigos.  É sempre incrível!! A beleza e imponente força da sua arte não passam desapercebidas… Desta vez tive um guia, o Sr. Mario que encontrei na maravilhosa Loggia dei Lanzi na Piazza della Signoria.

O encantador Senhor Mario e eu!…

Mario me contou como a Loggia dei Lanzi servia inicialmente, em 1300, como lugar onde o povo se encontrava com os líderes políticos. Depois da metade de 1400, era usado como estúdio artístico. Nas barras de metal, peças de juta dividiam os espaços para os artístas. Em 1800, começou a ser usada para expor estas lindas estátuas.

A minha favorita, e uma das mais famosas, é a de Giambologna de 1583. Foi esculpida de uma peça só de mármore de Carrara. É na forma de um vórtice e tem um homem mais ansião aos pés, um homem jovem e musculoso no meio e uma mulher no topo. Mario me explicou que para fazer o home do meio, Giambologna usou um modelo que havia 2.30 metros!!

Mario também me explicou que inicialmente Giambologna criou esta peça como uma ode à juventude, mas quando foi apresentada ao povo, viram nela a história do estupro das mulheres sabinas.

A beleza dos gestos, complementam as linhas do Palazzo Vecchio.

Outra maravilha é o Perseus de Benvenuto Cellini todo de bronze segurando a cabeça da Medusa.  No fundo, os afrescos do Salone del Cinquecento dentro do Palazzo Vecchio.

As asas de Perseus…

E mais uma vez Mario me fascina mostrando que na nuca do Peseus, Cellini habilmente deixa uma assinatura, um autoretrato!!!!  Vocês conseguem ver?…

Do meio da Loggia vê-se o Palazzo Vecchio à esquerda e o Uffizi à direita com a belíssima estátua do Estúpro de Polyxena (Pio Fedi 1865) me primeiro plano.

A vista da praça sob a Loggia.

Mais uma curiosidade escondida, a cabeça de um leão nesta outra estátua de Giambologna, Hércules e Nessus, 1599.  Quem consegue ver?…

E a última estória de Mario, fascinante, conta que Michelangelo, enquanto escutava um orador na praça della Signoria, “rabiscou” em uma pedra aos pés do Palazzo vecchio o perfil de um homem na Loggia. Tudo encostado no muro, portanto de costas!!!!

Exit mobile version